4 de março de…
1876 Datado de Caçapava, o Eng. Dr. Martiniano da Fonseca Reis Brandão apresenta à Câmara Municipal de Taubaté o projeto para abastecimento de água da cidade, mediante captação do manancial do Belém em que dá preferência ao dos Bugres, também chamado Figueira. A captação das águas do córrego do Belém seria feita no ponto em que atravessa o caminho que da estrada de rodagem vai para a chácara de José de Souza Vieira conduzidas para um reservatório no pátio do Rosário e deste levadas para 3 pontos da cidade e destes 3 condutos gerais derivariam todas as ligações particulares. A preferência pelo córrego do Belém decorre de estar 5m acima do pátio do Rosário e fornecer 14ls por segundo e o dos Bugres ou Figueira 8m abaixo e fornecer 0,33ls. (Imprensa).
1878 O Dr. José Ricardo Pereira de Barros, taubateano, filho dos Barões Pereira de Barros, nascido em 1852 e formado em engenharia pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro em 1872, assume o cargo de Delegado de Polícia de Taubaté, prestando compromisso perante a Câmara Municipal de Taubaté juntamente com o comendador Antônio José Moreira de Castilho. (O Norte).
1888 É considerada extinta, em Taubaté, a escravidão e não se pode olvidar os nossos abolicionistas Drs. Malta Júnior, José Francisco Monteiro, Cons. Antônio Moreira de Barros e D. José Pereira da Silva Barros. (O Norte).
1890 Os libertos comemoram em Taubaté a passagem do 2.º aniversário da data em que se considerou extinta a escravidão no município. Pela madrugada uma banda de música percorre a cidade, à noite há retreta no Largo do Mercado todo embandeirado, até 21 horas quando a banda de música se retira acompanhando o estandarte 4 de março para uma casa da Rua Duque de Caxias onde realiza-se baile. (Jornal do Povo).
1891 O Sr. Barnabé Ferreira de Abreu e Costa assume o cargo de juiz de direito da Comarca de Taubaté para a qual está nomeado o Sr. José Martins Bastos, procedente de Sacra-mento, Minas Gerais. (Jornal do Povo).
1900 A Corporação Philarmônica Taubateense de que é sub-diretor Sr. Turtuliano P. da Costa realiza no Largo do Rosário uma retreta de cujo programa consta o Hino Municipal de Taubaté do maestro A. Penzo. (Jornal de Taubaté).
1901 Aniversariam o Sr. Roberto Borges proprietário do estabelecimento chamado “High-Life” e também sua esposa que são homenageados pela Corporação Musical “João do Carmo” em nome da qual são saudados pelo prof. Antônio José Garcia. O acadêmico Crescêncio Costa agradece em nome dos homenageados. (Jornal de Taubaté).
1901 Em uma escavação que está sendo feita na rua 4 de março é encontrada uma ossada humana por um preto encarregado do serviço. (Jornal de Taubaté).
1905 A imprensa de Taubaté homenageia a memória do Dr. João Francisco Malta Júnior abolicionista taubateano. (Jornal de Taubaté).
1906 Toma posse a nova diretoria da Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté de que é presidente o Sr. Antenor Leite e o jornal “O Caixeiro”, órgão da sociedade, estampa o seu retrato. (O Norte).
1906 O “Alvião”, jornal local, passa a ser publicado no Rio de Janeiro. (Depende de confirmação, só para constar o nome do jornal). (O Norte).
1906 O Cônego Dr. José Valois (lê-se: Valuá) de Castro de volta de sua viagem a Guaratinguetá onde fora receber seu diploma de deputado federal eleito pelo 4.º distrito a 1.º de fevereiro e festivamente recebido em Taubaté. Vem da estação a pé com o povo e banda João do Carmo. (O Norte).
1906 O Dr. Albuquerque Lins, secretário da Fazenda do Estado, embarca em Santos com destino ao Rio de Janeiro onde vai submeter ao Presidente da República o “Convênio de Taubaté” aqui assinado a 26 de fevereiro último. (O Norte).
1909 Lei municipal n.º 122 autoriza a Prefeitura Municipal a construir um galpão no começo do 2.º perímetro para a matança de suínos destinados à exportação o que é feito de acordo com o Inspetor do 5.º distrito Sanitário. (O Norte).
1914 A receita municipal em 1913 em Taubaté foi orçada em 191:300$000 (demonstração de 31/12/1913 foram arrecadados 206:041$$015 restando uma dívida ativa a cobrar de 20:738$220 sendo o excesso assim de 35:479$235. (O Norte).
1914 Colaborador assíduo de “O Norte”: Onofre Aguiar.
1914 Passa por Taubaté, andarilho uruguaio, Sr. Xisto F. Pereira, que pretende dar a volta ao mundo a pé, tendo saído do Uruguai (Montevidéo) a 8 de junho de 1913 e já tendo percorrido a Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Honduras, México, Paraguai, os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e segue para o Rio de Janeiro de onde embarcará para Portugal. (O Norte).
1914 O Rev.do P.e Florêncio Luiz Rodrigues, vigário da Paróquia de Taubaté, nomeia os Srs. c.el Alfredo Cândido Vieira, Adelino José de Araújo, major José Marcos Ribeiro Paiva e Antônio Valente da Silva para em comissão com sua Ex.cia Rev.ma promoverem as solenidades da próxima semana santa nesta cidade. (O Norte).
1915 Termina a gestão como Prefeito Municipal o Dr. Gastão Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal que assumira o cargo a 15 de janeiro de 1908. Nasceu no Rio de Janeiro a 31 de agosto de 1869 e faleceu em Taubaté a 20 de julho de 1940. (O Momento).
1945 Comemorando a data da libertação dos escravos em Taubaté circula o 1.º número do Jornal diário “Correio do Vale do Paraíba” tendo na chefia da redação o Prof. Gentil Eugênio de Camargo Leite. (Nossa Terra).
1945 Divulga-se em Taubaté a muito justa promoção efetuada pelo Interventor Federal em São Paulo, Dr. Fernando Costa, do ilustre taubateano Dr. Pedro Barbosa Pereira da Comarca de São José dos Campos para a de São Paulo. (Nossa Terra).
1945 O Dr. Gumercindo Soares Meirelles é nomeado Delegado Regional de Polícia de Taubaté. (Nossa Terra).
1949 Reúne-se a Comissão Municipal de Trânsito com a presença do Prefeito Municipal Dr. José Luiz de Almeida Soares e do delegado regional de polícia Dr. Manuel Luiz Ribeiro, proprietários de empresas de transportes e jornalistas. Debate-se plano de orientação do trânsito na cidade e a criação do Serviço Municipal de Trânsito. (Taubaté Jornal).
____
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu