1 de outubro de…

 1 de outubro de…

Na imagem, a Estrada de Ferro de Campos do Jordão (Acervo Almanaque Urupês)*

18….    Nasce em Taubaté o Dr. Antônio Pereira da Silva Barros, advogado, vereador oposicio-nista, agricultor no município. Juiz de Direito de Xiririca, Paraibuna, Pinda e Taubaté (em setembro de 1927), deputado estadual, sobrinho de D. José Pereira da Silva Barros, falecido em São Paulo, onde exercia o cargo de juiz da 4.ª vara cível e comercial, a 1.º de agosto de 1934. (O Momento de 28/9/1941, O Norte de 29/9/1927 e Revista do Arquivo – Genealogia dos Pereira de Barros e A Federação).

 

1828   Lei provincial substitui os Conselhos Munici-pais de Intendência por Câmaras Municipais, marca suas atribuições e estabelece o processo de eleição de seus membros e dos juízes de paz. O regulamento respectivo foi expedido pelo Presidente da Província a 16 de dezembro de 1828. Em decorrência disso em Taubaté realizaram-se eleições a 31 de janeiro de 1829 (marcadas em sessão de 28). A 1.º de fevereiro foram juramentados e empossados os juízes de paz desta vila e freguesia e de sua filial da Capela de Caçapava, devidamente empossados com seus suplentes e expediram-se os diplomas aos novos vereadores da Câmara Municipal. Empossados dia 8 de fevereiro de1829 a saber: Capitão-mor Victoriano Moreira da Costa, Capitão Antônio Moreira de Mattos, capitão Francisco Gomes de Araújo, o guarda-mor Claudiano José de Andrade e Luís Antônio Corrêa, não comparecendo por motivo de doença o capitão Francisco José Alves Guedes e Joaquim Xavier de Assis e que foram empossados a 14 de fevereiro de 1829. (Atas da Câmara, Félix Guisard, pp.152 a 155; Ementário e Índice da Legislação Brasileira, Adão Myszak, p. 55 e “Pinda 250 anos” Athayde Marcondes – 85).

 

1862   Inicia-se a publicação do Diário Oficial do Império do Brasil. (Rio Branco, Efemérides, p. 464).

 

1890   Morre o advogado Dr. José Augusto Toledo Barbosa. (Jornal do Povo).

 

1890   O Dr. Fernando de Mattos, gerente da companhia de navegação a vapor do alto Paraíba, divulga a tabela de preços dos fretes que passarão a vigorar de 15 do corrente em diante de Quiririm a Cachoeira e vice-versa: 1) café, fumo, mel de fumo 125 rs por 10kg.; 2) açúcar, sal, arroz, carne-seca, aguardente, sabão, arame, gêneros alimentícios 110 rs por 10kg.; 3) vinhos, molhados, querosene, velas, fazendas, ferragens, inflamáveis: 140 rs por 10kg. São agentes: em Taubaté e Tremembé o Sr. Alexandre Monteiro Patto; no Maçahym os Srs. Augusto de Sá & Cia; em Pinda o Sr. Nicolau Tavares; no Potreiro o Sr. Antônio Manoel da Cunha Dias e na Cachoeira os Srs. Santos Lomba & Irmão. (Jornal do Povo).

 

1892   Lei n.º 112 extingue em Bananal o distrito de sub-delegacia que havia sido criado em 25 de fevereiro de 1880.

 

1892   Lei federal n.º 117 permite a criação pelas municipalidades de Caixas Econômicas Muni-cipais (com ou sem garantias dos juros e depósitos) para incentivar a poupança popular. (O Popular de 17/2/1895).

 

1900   Os missionários Capuchinhos Frei Damião e Frei Polycarpo benzem e levantam um Cruzeiro no arrabalde de Paraibuna denominado Vila Modesto Leite. Vigário taubateano: Côn. Antônio de Souza Almeida. (Jornal de Taubaté).

 

1900   De ordem do Dr. José Martins Bastos, Juiz de Direito, e em decorrência do dec. estadual 786 de 22 de maio, instala-se o Registro Público de Terras em Taubaté a cargo do Registro Geral e de Hipotecas, à Rua Visconde do Rio Branco, 19 – A. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A carne de vaca passa a ser vendida a 600 rs o quilo, custando anteriormente apenas 400 rs, sendo portanto o aumento da ordem de 50%. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté inaugura sua nova sede em prédio da Rua Visconde do Rio Branco, com um concerto organizado por D. Licínia Barbosa Querido, a que se segue baile organizado pela comissão de festejos, composta dos Srs. Antenor Leite, Manoel José Fernandes e Caetano Salgado. Banda “João do Carmo”. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Rev.mo Cônego Antônio Nascimento Castro realiza conferência no salão nobre do Palácio Episcopal de São Paulo sobre o tema: “A necessidade do apostolado secular na ação católica contemporânea”. (A Verdade).

 

1905   A Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté inaugura suas novas instalações à Rua Visconde do Rio Branco, mudando-se da Rua Duque de Caxias. O estandarte social percorre as ruas da cidade, e é entregue à diretoria na nova sede pelo Dr. Emílio Costa com eloqüente discurso, falando em seguida o prof. Bernardino Querido. Segue-se concerto da prof.ª D. Licínia Barbosa Querido e baile até madrugada. (A Verdade).

 

1912   Instala-se à Rua Bispo Rodovalho, 21 a Papelaria e Tipografia “A Violeta” de Marcon-des & Murat. (A Federação).

 

*1912   Iniciam-se os trabalhos de construção da Estrada de Ferro Campos do Jordão, em Pindamonhangaba. (A Federação).

 

1913   Na residência da Ex.ma Sr.a D. Maria José Marcondes de Mattos (deve ser o edifício da Rua Dr. Emílio Winther onde morou depois o cardeal Arcoverde e depois morou a família Nader) realiza-se cerimônia de entronização do Coração de Jesus solenemente benzido pelo Rev.do Pe José Alves de Moura, secretário do bispado, com a presença de muitos convidados aos quais foi servida lauta mesa de chá. (A Federação).

 

1914   Mons. Miguel Martins da Silva embarca para São Paulo com destino a Guaranésia e Muzambinho para fazer uma série de conferências religiosas. (O Norte).

 

1914   Com a presença dos vereadores c.el José Gomes Nogueira (presidente), Raphael Braga, Antônio Valente da Silva, João Bonifácio de Moura, Víctor Vieira, Pedro Costa, Gastão Câmara Leal (prefeito) e Moura Guimarães, reúne-se a Câmara Municipal de Taubaté. O c.el Gomes Nogueira passa a presidência ao Dr. Pedro Costa, para pedir a retificação da ata da sessão anterior e reassume, atendido. (O Norte).

 

1914   A Câmara Municipal de Taubaté atende pedido da Irmandade de São Benedito de área de terreno para construção de Capela (ao que parece no cemitério ao lado do cemitério municipal na Boa Vista) que pode cercar provisoriamente de arame. (O Norte).

 

1914   A Câmara Municipal de Taubaté aprova sugestão da Comissão de Justiça para pedir ao Prefeito as razões porque suspendeu os pagamentos de cupons de juros de letras da Câmara. (O Norte).

 

1914   O Prefeito Municipal de Taubaté, Dr. Gastão Câmara Leal, apresenta à Câmara projeto de nova organização dos servidores do novo Mercado Municipal. (O Norte).

 

1914   O Sr. Raphael Braga encaminha à mesa da Câmara relação de 103 comerciais locais que concordam (e possivelmente ajudam) a organização da Guarda Noturna que, aliás, vai ser mantida com adicional de 5% do imposto de ind. e prof. urbanas. (O Norte).

 

1914   A Câmara Municipal de Taubaté por indicação do Dr. Víctor Vieira fixa o prazo até dia 14 para ser assinada a alteração do contrato com a Empresa de Eletricidade São Paulo-Rio. (O Norte).

 

1914   Realiza em Taubaté o 1.º treino dos pombos-correio da Força Pública do Estado, do pom-bal da cadeia pública. No alto de São José são soltos 15 pombos às 7:30 h da manhã. Um deles sai na frente e faz o percurso até o pombal da cadeia em 3 minutos. Um desapa-rece, acreditando-se que tenha seguido para São Paulo de onde procedem. (O Norte).

 

1914   O Dr. Pedro Costa passa a presidência da Câmara Municipal ao Sr. Víctor Vieira e defende seu parecer quanto a pedido de informações da Prefeitura sobre o motivo de ter suspendido o pagamento de juros de apólices e letras da Câmara. Aprovado o c.el Gomes Nogueira que já havia deixado a presidência no início ao Dr. Pedro Costa pede a suspensão da sessão para que o pedido de informações seja feito e respondido hoje mesmo (O Prefeito e vereador – Dr. Gastão Câmara Leal e está no planetário) o Dr. Pedro Costa se opõe, pois, acha que a informação deve ser feita por escrito e não oralmente, para ficar documentada apesar do povo já saber que se trata da crise provocada pela guerra, retração dos bancos, falta de dinheiro. O c.el Gomes Nogueira, sentindo-se desprestigiado renuncia à presidência, renúncia que (como se fosse possível) não é aceita. (O Norte).

 

1927   Na Escola de Comércio de Taubaté realizam-se as solenidades de inauguração dos retratos do Dr. Washington Luiz, seu patronomo e de São Vicente de Paulo, padroeiro. (O Norte).

 

1931   O Restaurante Brasil da firma Moura & Souza, à Rua do Sacramento, 2, oferece um almoço à imprensa local ao qual comparecem representantes de A Razão, O Norte, O Papagaio, A Mocidade, Gazeta de Tremembé, A Folha e Santuário de Santa Teresinha. (A Folha).

 

1940   Funda-se em Taubaté o São Paulo Futebol Club, por iniciativa, dentre outros, dos Srs. Geraldo Rosa, Benedito Faria Jr. João Dias Monteiro, Julião Pereira Faria e José Gabriel da Silva. Em maio de 1949 ainda não possuía sede própria e vinha realizando suas reuniões numa sala do Edifício Miranda cedida pelo seu presidente Sr. Benedito Marcondes Ferreira, quando a diretoria tinha ainda os seguintes elementos: vice, José Boanerges; secretário-geral, Rubens Tofulli; 1.º secretário, Jair Freire; 2.º secretário, José Yor de Campos; 1.º tesoureiro, Galdino M. Resende; 2.º tesoureiro, Oswaldo de Souza; diretor-geral de esportes, Francisco Rodrigues do Amaral; 1.º diretor esportivo, Antônio Moreira; 2.º diretor esportivo, Geraldo Rosa Lima. Possuía então (1949) apenas 74 sócios, sem gramado próprio realizando treinos só aos domingos e em vias de aumentar o número de associados e de construir seu estádio. Passara por crise com a demissão coletiva da diretoria acompanhada dos titulares de seu quadro de futebol. O quadro social de 130 reduziu-se a 5 sócios: José Silva, Alcebíades de Araújo, José Crumo, José Botócio e Geraldo Rosa. Pertence então à 1.ª divisão de Liga Municipal e está filiado à Federação Paulista de Futebol. O melhor elemento em 1949 é o zagueiro esquerdo Lampeão apelidado de Mauro pois é cópia fiel do zagueiro paulista. No ataque, “Santista”. (Taubaté Jornal).

 

1941   Morre em Taubaté a Ex.ma Sr.a Arlinda César Braga, viúva do Sr. Raphael Braga, deixando os filhos Raphael Braga Júnior, Paulo Braga, Álvaro César Braga, e prof.ª Arlinda César Braga. (O Momento).

 

1941   Inaugura-se na Sociedade Taubateana de Ensino o “Curso de Vestibulares”, com o início das aulas do Curso de Admissão às Escolas Normais. (O Momento).

 

1945   Chega à noite a Taubaté, procedente de Campinas, nossa delegação aos jogos abertos do interior de 1945, chefiada pelo Sr. Arthur Audrá. À saudação do Prefeito Dr. Antônio de Oliveira Costa, agradece o Sr. Nélson Freire Campelo. O cronista esportivo da delegação foi o Sr. José Roberto Monteiro. (Taubaté Jornal).

 

1946   Morre, em Taubaté, aos 46 anos de idade, o prof. Clóvis Winther, lente de desenho do Colégio Estadual de Taubaté de tradicional família taubateana, casado com D. Rita Vilella Winther. Filhos menores então Ênio e Lisete. (Folha Democrática).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

almanaqueurupes