16 de outubro de…

15 de outubro de…

14 de outubro de…

13 de outubro de…

Siga o Almanaque Urupês

  • @almanaqueurupes

    @almanaqueurupes

    /almanaqueurupes

Sua pesquisa

- Efemérides

9 de setembro de …

1884   A Câmara Municipal de Taubaté abre proposta do Dr. Fernando de Mattos para execução do serviço de abastecimento de água da cidade segundo projeto organizado pela Câmara e remete-o à Comissão de Obras.

Na imagem, o engenheiro Fernando de Mattos. (Acervo ACIT)

1780   Jacinto Antônio Carmo presta juramento e toma posse do cargo de Almotacel perante a Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté. Tendo falecido o Procurador do Conselho José dos Santos Luz, é o mesmo substituído por Gabriel de Araújo Torres. (Atas I, 30).

1839   Nasce em Taubaté Mons. Miguel Martins, filho de Luís Martins da Silva e D. Mariana Moreira da Glória, aqui falecido a 27 de junho de 1918. A ele se deve o fato de ser Taubaté sede de bispado. Foi coadjutor em Taubaté e vigário de várias paróquias. Era cônego honorário da Sé de São Paulo e Mons. Protonotário Apostólico, autor de várias obras.

Mons. Miguel Martins da Silva era filho legítimo de Luís Miguel da Silva e de D. Marianna Moreira da Glória. Entrou para o Seminário Episcopal de São Paulo a 17 de janeiro de 1857 e recebeu todas as ordens das mãos de D. Sebastião Pinto do Rego, ordenando-se a 19 de junho de 1864. Foi coadjutor de Taubaté e de São Luís do Paraitinga, pároco de São Simão, Bragança, Bananal. Guaratinguetá, Casa Branca e Jundiaí. Pelos seus merecimentos foi nomeado cônego honorário da Sé de São Paulo em 1881 por Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho. A 5 de maio de 1900 o Santo Padre Leão XIII o distinguiu com o título de protonotário apostólico. Prestou pessoalmente o compromisso perante o Colégio dos Protonotários na Igreja de São Pedro, em Roma, a 12 de maio de 1900. Pregou 150 missões em 133 paróquias. Foi grande missionário. E quando a Santa Sé resolveu criar a província eclesiástica de São Paulo foi Mons. Miguel Martins que ofereceu o patrimônio suficiente para a instalação da diocese de Taubaté entregando todos os seus haveres. Com economias posteriores fez muita caridade. Faleceu a 27 de junho de 1918. (O Norte de 28 de junho de 1918 e O Lábaro de 17 de setembro de 1939).

1863   Nasce em Pindamonnhangaba o ten. c.el Francisco Bicudo de Mello, filho do major Joaquim Antônio de Mello e de D. Francisca Bicudo Salgado de Mello. Iniciou seus estudos no Colégio Edmundo, de Taubaté e continuou os preparatórios no Colégio Redenção, de Pinda. Partiu para São Paulo,  matriculou-se no Colégio “Dr. Marmede de Freitas” e completou o curso de ciências e letras. Em 1879 matriculou-se na Faculdade de Direito mas não pôde concluir o curso por motivo de moléstia que lhe recomendava a vida no campo, por que se dedica à lavoura. Dedicou-se à política, à vida pública de sua terra natal. (Athayde, Pinda p. 159).

1876   Com a presença do Dr. Antônio Moreira de Barros, realiza-se na presidência do Barão de Tremembé a reunião do partido liberal de Taubaté para organização de chapas de candidatos com a presença de mais de 300 correligionários. (O Paulista, 16).

1876   Reúne-se o Partido Liberal de Taubaté para resolver sobre a organização de chapas para as próximas eleições de deputado. (A Imprensa de Taubaté de 10).

1884   A Câmara Municipal de Taubaté recebe resposta do Presidente da Província de seu ofício de 23 de agosto informando que autorizou o Engenheiro Freire a contratar serviço de balsa para travessia do Rio Paraíba diante do estado em que se encontra a ponte em Tremembé. (Gazeta de Taubaté de 25).

Em resposta a ofício do Presidente da Província, a Câmara Municipal informa que a passagem do rio Paraíba em Tremembé por canoas contratadas pelo Eng. Freire com o Sr. Monteiro Patto não satisfaz, estando este disposto a fazer o serviço por balsa que transporte passageiros, cargas e animais por 150$000 para o que pede autorização. (Gazeta de Taubaté de 25).

1884   A Câmara Municipal de Taubaté responde ofício do Presidente da Província que lhe transmitiu circular do Cônsul dos EUA para participar de exposição centenária de algodão a se realizar em Nova Orleans em dezembro próximo com produtos de seus munícipes, informa que em Taubaté não se cultiva algodão. (idem).

1884   O fiscal da cidade informa à Câmara Municipal sobre a necessidade de consertar a ponte sobre o rio Convento Velho que atravessa o Largo do Mercado e a outra existente sobre o valo por onde escoa a água do chafariz no mesmo rio. (idem).

1884   A Câmara Municipal de Taubaté abre correspondência da Companhia de Gás e Óleos Minerais de Taubaté informando ter marcado o dia 7 de setembro para a inauguração do serviço de iluminação a gás da cidade. Marca-se sessão especial para dia 13 para tratar do assunto.

1884   A Câmara Municipal de Taubaté abre proposta do Dr. Fernando de Mattos para execução do serviço de abastecimento de água da cidade segundo projeto organizado pela Câmara e remete-o à Comissão de Obras. (idem).

1884   O c.el Jordão Pereira de Barros, presidente da Câmara, obtém autorização do pagamento que fez de despesas com o Te-Deum do dia 7 quando se inaugurou o serviço de iluminação a gás da cidade, visto que não houve sessão de sábado anterior. O vereador Dr. João Porfírio de Macedo é autorizado a se reembolsar de gastos que fez com pequeno conserto na bandeira nacional e haste da mesma para a Câmara.

1884   A Câmara Municipal de Taubaté decide homenagear o Dr. Clemente Falcão de Souza Filho que tem o seu nome ligado aos mais importantes cometimentos da cidade (fábrica de gás, iluminação pública a gás, bondes do Tremembé, etc) com colocação de seu retrato em sua sala de sessões ao lado do qual porá também o Dr. Sr. José Francisco Monteiro, Barão de Tremembé, a cujo prestígio pessoal e financeiro deve-se a iluminação a gás da cidade. (Gazeta de Taubaté de 25).

1897   Tendo viajado para São Paulo o Sr. Orestes Guimarães, assume a direção do Grupo Escolar de Taubaté o professor e jornalista Sr. Antônio José Garcia. O Sr. Orestes foi à procura de seu pai Sr. José Francisco Guimarães, lavrador em Taubaté e que de mudança para São Paulo desaparecera na Estação do Norte. (Diário de 10 e 14).

1902   Decreto do Presidente da República Dr. Manuel Ferraz de Campos Salles nomeia dezenas de oficiais da Guarda Nacional de Pindamonhangaba. (Athayde Marcondes – Pinda – p. 201).

1905   Morre em Taubaté a Ex.ma Sr.a D. Ambrosina César Miné, esposa do Sr. Alexandre Monteiro César Miné. (Jornal de Taubaté de 12).

1905   Os fiscais da Câmara Municipal de Taubaté major David Lopes Nogueira de Mattos, Francisco Pereira da Costa e Antônio José de Camargo avisam que de acordo com o § 15, título III, capítulo I, art. 1.º do Código de Posturas municipais é expressamente proibido caçar perdizes no município de 30 de julho de um ano até 31 de março do seguinte. (idem, 14).

1905   O taubateano Fernando Nogueira de Barros 2.º sargento do 39º Batalhão de Infantaria de Curitiba é agraciado pelo comandante c.el Alcântara Fonseca com a medalha de mérito militar que é colocada em solenidade realizada numa das praças daquela capital com o batalhão formado que desfila ao som de vibrante marcha. O agraciado é filho do Sr. José Gabriel Nogueira de Barros. (Jornal de Taubaté de 23).

1910   Morre em Taubaté a veneranda Sr.a D. Maria Moreira da Glória de tradicional família taubateana. Era casado com o Sr. Emydio Pereira da Silva, progenitora do Sr. João Pereira da Silva e tia dos Srs. João e José Pereira de Oliveira. Morre em Taubaté o Sr. Benedito de Paula, filho do falecido Sr. Joaquim Mariano de Paula e genro do ancião José Moreira da Costa Mattos, concunhado do Sr. Amaro Schmidt. Morre ainda o Sr. Antônio Pereira de Araújo cunhado do Sr. José Pedro de Paula César. (O Norte de 11).

1912   Regressa da Cachoeira onde participou das festividades da Capela da Santa Cabeça a corporação musical “Filarmônica Taubateense”, sob a direção alf. Alexandrino Corrêa Leite que desde abril sucedeu o Sr. José Ferreira de Albernaz. (A Federação de 11/4 e 12/9/1912).

1914   Os governos dos Estados de São Paulo e Minas Gerais fazem acordo para cobrança de Impostos sobre café de produção paulista transportados para Minas. (O Norte).

1914   Cogita-se de pedir ao governo federal a prorrogação do prazo da moratória decretada que termina a 17 próximo por perdurarem os motivos que a justificaram: crise geral decorrente da guerra europeia, retração dos bancos, ameaças de falências, etc. (O Norte).

1914   Noticia-se ter o deputado Fontes Júnior apresentado à Câmara dos Deputados indicação para que o Congresso Nacional solicite do governo federal emissão de 150.000 contos de réis para empréstimo à lavoura e comércio de café. (O Norte).

1914   A Comissão de Finanças do Senado propõe que a moratória seja prorrogada por 90 dias, elevando de 10 para 30% a retirada permissível de depósitos bancários. (O Norte de 11).

1914   Morre em Taubaté D. Edwirges Domingues de Castro, esposa do c.el Manoel Bento Domingues de Castro e é sepultada no Convento. (O Norte de 11).

1914   Morre em Taubaté o Sr. Wenceslau Duque da Bohemia e Silva, antigo lavrador no município. (O Norte).

1915   Realizam-se as solenidades de ligação da corrente elétrica às instalações da nova fábrica de tecidos da Companhia Taubaté Industrial. (Gazeta de Taubaté de 11).

1923   Morre em Petrópolis o marechal Hermes Rodrigues da Fonseca, presidente da República de 1910 a 1914, natural de São Gabriel no Rio Grande do Sul, onde nascera a 12 de maio de 1855).

1947   Em reunião o diretório local (reintegrado, pois o Diretório Estadual não aceitou seu pedido de demissão coletiva) do Partido Democrata Cristão resolve apoiar a candidatura do Rev.do Pe João Maria Raymundo da Silva para o cargo de Prefeito Municipal de Taubaté nas próximas eleições de novembro. (Taubaté Jornal de 14).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Almanaque Urupês  @2025. Todos os direitos reservados