O primeiro locutor esportivo de Taubaté
Jaurés Guisard colocou a vida em risco nas primeiras partidas do E. C. Taubaté transmitidas pelo rádio
Ameaça a vida, violência e vandalismo eram riscos cotidianos que os jornalistas esportivos taubateanos estavam sujeitos na década de 1940.
Assim lembra Jaurés Guisard, o primeiro repórter esportivo de Taubaté, numa gravação raríssima que faz parte do trabalho “A História da Rádio em Taubaté” de Robison Baroni Jr.
Ouça abaixo a entrevista.
Antes de atuar como parlamentar e prefeito de Taubaté, Jaurés construiu uma carreira profissional CTI, empresa de seu tio.
Sua atuação na Rádio Difusora que originalmente pertencia a CTI, colaborou para que a emissora se firmasse na preferência dos taubateano. Coube a Jaurés transmitir os primeiros jogos irradiados do E. C. Taubaté.
Os tempos eram outros e o jornalista esportivo não era uma atividade segura.
Conta ele que, ao chegar a uma cidade distante, a equipe da rádio foi abordada pior dois senhores com revolveres na cintura.
-Olha moço, você aqui deve irradiar com toda a precisão, de acordo com o que nós queremos, por que senão, senão…
Jaurés lembra que naquela época ele já era meio “valentinho” e resolveu peitar as ameaças:
-Nós vamos irradiar o que nós sentimos.
Qual não foi a surpresa da equipe que dois minutos depois, machados derrubavam os improvisados postes de eucalipto,fundamentais para a transmissões daquele jogo pela difusora.
Em tempo:
O primeiro jornal esportivo de Taubaté foi “A Voz Esportiva” – Semanário dos Esportes Vale paraibanosde propriedade de Waldemar Duarte, secretaria de Levi Bretherick e Wellington Queiroz com vários redatores, segundo informa Antonio Mello Jr em “A História da Imprensa Taubateana” que pode ser baixado aqui. No formato 47×37 cms., 5 col., 4 pgs., “A Voz Esportiva” apareceu em 22 de novembro de 1948. Impresso em tipografia própria estabelecida na rua Conselheiro Moreira de Barros, 109, vendido a 50 centavos o número do dia e a um cruzeiro o atrazado, contava seu quadro de redatores com os seguintes esportistas: — Prof. Francisco Coutinho, Edésio Del Santoro, José Alves de Almeida Féo, Eduardo Camargo Neves, Carlos Drumond, Benedito Fonseca, José Marcelino M. Morais e Edvaldo Dias Rabelo. O corpo de colaboradores efetivos era constituído por João Rosa, João Fonseca e José Teófio.