10 de maio de…
1789 Tiradentes, comprometido na conspiração mineira, é preso no Rio de Janeiro, em uma casa da Rua dos Latoeiros, hoje Gonçalves Dias, onde se ocultara. (Rio Branco, Ef. p. 235).
1842 Começa a rebelião dos liberais de São Paulo, que se opõem em Sorocaba, com força armada, à posse das autoridades criadas pela lei de 03/12/1841. (Rio Branco, Ef. p. 235).
1868 O ten. c.el José Félix Monteiro, chefe do Estado Maior, baixa Ordem do Dia, no Quartel do Comando Superior da Guarda Nacional de Taubaté, nomeando substitutos para o Conselho de Qualificação da Guarda Nacional de Caçapava; para o de Taubaté, no impedimento do ten. Antônio d’Abreu Biscoito nomeia o Cap. Manoel Gomes Vieira. (O Paulista).
1871 Nasce, em Taubaté, o Sr. João Evangelista Lobato de Macedo, conhecido por Macedinho. (A Zagaia de 10/05/1896).
1876 Com destino a Roma passa por Taubaté hospedando-se em Casa do vigário da paróquia P.e José Pereira da Silva Barros o 1.º Bispo de São Paulo, D. Lino Deodato Rodrigues de Carvalho. (O Paulista).
1888 A Sociedade de São Vicente de Paulo de Taubaté realiza reunião na Igreja do Pilar, sua sede, sob a presidência de D. José Pereira da Silva Barros, bispo de Olinda. A sociedade sustenta 16 famílias pobres com 48 pessoas. (Diário Paulista).
1895 A Superintendência de Obras Públicas do Estado autorizou o pagamento de 10:876$184 de reparos feitos na estrada que liga Paraibuna a Guaratinguetá. (O Popular).
1895 Noticia-se o falecimento, em Mogi-Guassu, do pirotécnico de Taubaté, Sr. Daniel José de Camargo, que militou nas fileiras do partido republicano de que é um dos veteranos. Celebra-se em Taubaté missa de 7º dia. (O Popular).
1895 O Sr. João Paquier anuncia o fornecimento de lenha em gôndolas com lotação de 7.000 quilos por 55$000 cada gôndola (por certo transportadas pelo rio Paraíba) para o que aceita contratos mensais ou anuais. Dirigir cartas à Estação de Eugênio de Mello ao Sr. Cláudio Machado. (O Popular).
1895 A cidade de Taubaté é iluminada por 200 lampiões a gás (perímetro urbano central) e 60 lampiões a querosene (subúrbio). (O Popular).
1895 Um dos colégios locais despendeu, em 1894, 13 contos de réis em carne verde que se vende a 900 réis o quilo. (O Popular).
1895 A estação da Estrada de Ferro local é de 1.ª classe e tem 38 empregados. (O Popular).
1896 Transita no Senado sob as vistas do Dr. Joaquim Lopes Chaves, senador por esta região, o projeto de lei n.º 2 de 1895 que propõe nova trajetória para a estrada de ferro do litoral ao sul de Minas, com início no porto de São Sebastião (35km de extensão por 3km de largura) em lugar de Ubatuba que comporta 600 navios. (A Zagaia).
1896 “A Zagaia” jornal republicano que se publica em Taubaté alerta a nossa Câmara Municipal de que a ponte do caminho do cemitério ameaça ruína.
Trata-se de uma ponte que existia no Largo Mons. Silva Barros mais ou menos no meio do quarteirão que fica depois da Rua c.el Augusto Monteiro sobre o riacho hoje canalizado. E ali não era uma rua ainda, mas um caminho.
1896 Na igreja do Rosário realizam-se as solenidades da festa de São Nicolau com a benção e inauguracão de uma imagem desse Santo. A Comissão de Festas está assim constituída: Dr. Cursino de Moura, Tertuliano da Costa, Pedro Vaz, Antônio José Garcia e Vicente Zicardi. (A Zagaia).
1898 De volta de passeio que fez a Santa Cruz das Palmeiras (donde foi removido) chega a Rio Claro de cuja paróquia é vigário o taubateano Côn. Bento A. de Souza Almeida. (Diário de Taubaté).
1901 O novo procurador da Câmara Municipal de Taubaté, Sr. José Francisco de Moura, presta compromisso e oferece a caução de 20 contos mediante fiança do c.el José Benedito Marcondes de Mattos. Vai suceder, no cargo, ao major Caetano José do Amaral, falecido e que vinha sendo substituído interinamente pelo ajudante Sr. Ignácio Marcondes do Amaral Sobrinho. (Jornal de Taubaté).
1901 O Intendente Municipal de Taubaté, Sr. major José Ramos Ortiz, é autorizado a oficiar ao Engenheiro Chefe deste 2.º distrito informando que a Câmara Municipal de Taubaté deixa de apresentar proposta para o serviço de conser-vação da estrada que vai desta cidade à divisa de São Luís do Paraitinga por estar a mesma em péssimas condições visto como foi feita em período chuvoso, com falta de obras que a tornem durável e pontes deixando muito a desejar, como a do rio Una. (Jornal de Taubaté).
1901 Em resposta a ofício do eng. Dr. Germano Weort, o Conselho de Intendência Municipal de Taubaté informa que o recenseamento agrícola do município já foi feito e encami-nhados os mapas preenchidos, há mais de um mês e pede o pagamento do serviço do recenseador da Comissão Agrícola Municipal. (Jornal de Taubaté).
1901 A Cia. Norte Paulista (concessionária do serviço de abastecimento de água e que executa também serviços de loteamento) entrega à Câmara Municipal de Taubaté a planta da Vila Edmundo arruada para ficar a cargo da Municipalidade e pede a designação de um rua com o nome do educador Edmundo Morewood, o que é aprovado. (Jornal de Taubaté).
1901 A Câmara Municipal de Taubaté indefere o pedido feito pelos srs. Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa e Joviano Nogueira Barbosa de concessão de privilégio por 20 anos para construção e exploração de linha urbana de bondes por ser muito onerosa a condição de subvenção de 3$000 diários por km trafegado. (Jornal de Taubaté).
1901 A Câmara Municipal de Taubaté declara de utilidade pública, para fins de desapropriação pelo intendente municipal Sr. major José Ramos Ortiz as casas de D. Emília Garvão (sic) e do Sr. Joaquim Ortiz para alargamento de área necessária à construção do Grupo Escolar da cidade, amigável ou judicialmente. (Jornal de Taubaté).
1901 Quanto à proposta do Sr. Augusto Monteiro sobre providências para se debelar a crise do café, a pedido de uma casa comissária de Santos, por intermédio do Visconde de Tremembé, apoiando ou não a idéia do Sr. Vicente de Carvalho, a Câmara Municipal de Taubaté decide que a Comissão Agrícola Municipal resolverá, pois, recebeu idêntico pedido. (Jornal de Taubaté).
1904 O Santo Padre Papa Pio X nomeia o insigne taubateano D. Duarte Leopoldo e Silva bispo de Curitiba, sagrado em Roma a 22/05/1904. (Biografia, 37).
1914 Noticia-se o início das obras do novo edifício do Asilo dos Mendigos de Taubaté para substituir o velho casarão e cuja Sociedade Protetora confia no prestígio do Dr. Pedro Costa e na caridade dos bons taubateanos. (O Norte).
1918 Procedente de Caxambu chega a Taubaté, em visita a D. Epaminondas, seu co-estaduano D. Joaquim Silvério de Souza, arcebispo de Diamantina. (O Norte).
1935 Em carro especial de enfermos da Central do Brasil, oferecido pelo Dr. Macedo Soares, Ministro do Exterior, parte para o Rio de Janeiro, em tratamento, o saudoso 1.º bispo de Taubaté, D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva, que faleceria a 29 de junho seguinte.
1939 Morre, em São Paulo, a Ex.ma Sr.a D. Marianna de Mattos Barros, virtuosa esposa do ilustre taubateano Dr. Antônio Pereira da Silva Barros, ex-juiz de direito da Comarca. (O Lábaro).
1962 Lei n.º 628 cria em Taubaté a Escola Auxiliar de Enfermagem “Dr. José Luiz Cembranelli”. (Manual p. 166).
1963 Lei n.º 708 cria a Faculdade de Serviço Social de Taubaté, constituída em autarquia pela Lei n.º 877 de 23/07/1965.
______
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu
1 Comment
Estou a procura de uma foto do Dr. joao Evamngelista Gobato de Macedo, pra o quadro – galeria de ex-veneraveis da Loja Maçonica Justiça e amor de Bebedouro. para contato: fefama2001@yahoo.com.bnr / fone (17) 3343.2536 / 81218591. Obrigado!
Comments are closed.