8 de março de…
1872 A lei estadual n.º 5 cria o distrito de paz de Campos Novos de Cunha e confirma as divisas até então estabelecidas com Lorena, Silveiras e Mambucaba (freguesia de Nossa Senhora do Carmo de Mambucaba na Comarca e Município de Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro).
1875 Morre, em Taubaté, o ten. Bento Cortez de Toledo. (A Imprensa de Taubaté).
1876 Os engenheiros da C.ia São Paulo e Rio de Janeiro, Carlos Dully e Eduardo Jones, e o chefe dos maquinistas, Adão Fischer, iniciam os trabalhos de assentamento da ponte sobre o rio Paraíba que permite o acesso da estrada de ferro de Mogi das Cruzes a Jacareí com dois grandes vãos de 48m, trabalho que se conclui a 21 deste mês e se pretende inaugurar a 29/04/1876. (A Imprensa de Taubaté).
1883 A Gazeta de Taubaté transcreve artigo da Gazeta de Valença, propugnando pela introdução do trabalhador chinês para substituição do braço escravo.
1883 Em dezembro de 1881 a população de São Sebastião era de 4.712 cidadãos livres e 388 escravos e 114 ingênuos (filhos livres de escravos), com 291 casas e 100 prédios sujeitos ao imposto predial. De 28 de setembro de 1871 a 30 de janeiro de 1883 foram libertados 131 escravos assim: 30 por escritura pública, 45 por títulos particulares, 32 por testamentos, 6 por falta de matrícula, 4 por ações propostas, 7 por inventários, 2 por pecúlio e 5 pelo fundo de emancipação proveniente da loteria nacional. No 1.º alistamento feito em decorrência da lei n. 2.029 de 9 de janeiro de 1881 foram qualificados em toda a Comarca e seu termo 249 eleitores: 102 em São Sebastião, 25 em Caraguatatuba e 112 em Vila Bela. Há 13 ruas e 2 praças. Funcionam 6 aulas públicas, 3 do sexo masculino com 91 alunos e 3 femininas com 82 alunas. Há 2 pontes, uma sobre o rio do Outeiro em cuja fonte se abastece a cidade de água e outra sobre a vala do Ypiranga. A decadência da cidade decorre da falta de comunicações e de braços para a lavoura. Péssima estrada desce da serra até Caraguatatuba onde vêm as tropas do interior, de onde se faz o transporte por mar em canoas, com tempo bom. A travessia e o comércio (venda de produtos e abastecimento) é feita com Santos – 20 léguas de canoas em que tem havido muitos acidentes. Os paquetes não recebem nem cargas nem malas. (Gazeta de Taubaté).
1883 Um leitor da Gazeta de Taubaté pede publicamente providências ao fiscal da cidade para extinção de formigueiro na rua Visconde do Rio Branco.
1883 De volta da corte já se encontra em Taubaté o negociante na praça Sr. João Bastos Ferreira. (Gazeta de Taubaté).
1883 O capitão José Gomes Nogueira candidata-se à vaga de vereador ocorrida em nossa Câmara Municipal com a renúncia do bel. Joaquim Antônio de Camargo que partiu para a corte para concluir seus estudos, musicista e educador. (Gazeta de Taubaté).
1883 De volta da corte onde foi matricular-se no 5.º ano de Direito está em Taubaté o Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar, diretor secretário da Cia. de Gás e Óleos Minerais. (Gazeta de Taubaté).
1883 O Sr. Manoel Gomes Lobato inaugura sua oficina de barbeiro e cabeleireiro no Largo do Rosário, canto da rua Sacramento. (Gazeta de Taubaté).
1890 Conforme aviso do Sr. Diretor Carlos Pinto, da C.ia de Bondes do Tremembé a partir de hoje os bondes saem de Taubaté às 7:30h, 11:30h e 16:30h e partem de Tremembé às 9:30h, 13:30h e 18:00h. (Jornal do Povo).
1891 No Teatro São João realiza-se espetáculo promovido pelo grupo dramático “Amantes do Progresso”, de Taubaté, com o concurso da pianista Maria Imbert filha do Sr. Daniel Imbert que partem para Pinda. Declama D. Maria Anésia dos Santos e se leva à cena a comédia “Os 2 Candidatos”. (Jornal do Povo).
1891 Morre, em Taubaté, o honrado cidadão Sr. João Carvalho dos Reis. (Jornal do Povo).
1891 No Teatro São João realiza-se espetáculo do grupo dramático “Amantes do Progresso” coadjuvado pela pianista Maria Imbert. A abertura está a cargo da orquestra Philarmô-nica Taubateense regida pelo maestro Bernar-dino Coelho Júnior. O espetáculo a pedido da classe caixeiral começa as 9 horas da noite. 1.ª parte: concerto; 2.ª parte: comédia “Os dois Candidatos” em 2 atos; 3.ª parte: concerto de piano; 4.ª parte: as cenas cômicas “O Alho” por Velozo e “Pra Cera do Santíssimo” pelo artista Góes. (Jornal do Povo).
1895 Está em conserto o relógio da Igreja Matriz para que seus ponteiros voltem a funcionar. (O Popular).
1897 Com a chegada da notícia da morte do c.el Moreira César no combate de Canudos a 3 do corrente, o Inspetor Literário do 10.º distrito, Sr. João Benedito da Conceição China, dirige-se ao Grupo Escolar da cidade, sob a direção do cap. João Pereira de Souza Penna e determina a suspensão das aulas, explicação do acontecimento aos alunos, hasteamento da bandeira a meio pau, lavrando-se ata e fazendo comunicações ao Governo. Assinam os professores Antônio Emílio de Souza Penna, Antônio Apolinário de Macedo, Antônio José Garcia, do Grupo e Orestes Guimarães, professor ambulante. O Inspetor resolve então fundar o Batalhão Escolar “Moreira César” para o que pede ao Dr. Antônio Dino da Costa Bueno, Secretário do Interior o fornecimento de 100 carabinas escolares para o 1.º batalhão. (Diário de Taubaté).
1905 A Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté conta com 188 sócios, segundo relatório de seu presidente. (Jornal de Taubaté).
1905 É terça-feira de carnaval. As ruas melhor ornamentadas (escudos de todas as asso-ciações e jornais locais pelas paredes, rama-gens, bandeirolas, galhardetes, serpentinas) são as Carneiro de Souza e a C.el Jordão, esta principalmente. A delegacia de polícia local concedeu cartão de autorização para 470 pessoas se fantasiarem. A Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté organiza préstito precatório aberto com ciclistas, carro da diretoria com estandarte; grupo de cavalheiros, redação do jornal O Caixeiro, grupo dramático infantil, com estandarte, Clube Bilontra com estandarte, 3 carros; Club União com estandarte, um carro alegórico, 2 carros com a Philarmônica Tauba-teense, muitas carroças enfeitadas e cheias de mascarados avulsos. As sacolas que circu-laram em benefício do Hospital, dos pobres de São Vicente e do Asilo de Mendigos recolhe-ram 171$380. O Clube Malhado Rosa também fez sua passeata com as bandas João do Car-mo e Lyra Operária. (Jornal de Taubaté).
1906 No livro de visitas da Associação Artística e Literária de Taubaté o Sr. José Monteiro Boanova, Inspetor Literário deste distrito, consigna elogios ao seu Lyceu de Artes e Ofícios que teve a oportunidade de inspecionar nos dias 5 e 6 no prédio já em parte mobiliado. (O Norte).
1914 A Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté, convidada, se faz representar nas solenidades que se realizam em Guaratinguetá com a inauguração do prédio próprio construído para sede da Associação dos Empregados no Comércio daquela cidade. (O Norte).
1914 A pretexto de que em Taubaté pagam mais impostos que em São Paulo, os cinemas de Taubaté aumentam o preço das entradas e proíbem o ingresso de cachorros nas sessões. (O Norte).
1914 Panorama nacional: decretado pelo Mal. Hermes da Fonseca, vigora até 31 de março o estado de sítio na Guanabara, Niterói e Petrópolis. No Ceará, o presidente Franco Rabello enfrenta o ataque dos jagunços e em São Paulo, a presidência está em mãos do vice Sr. Dr. Carlos Guimarães. (O Norte).
1914 Dissolve-se a Empresa Cinematográfica Taubateana que havia coligado os cinemas locais extinguindo a concorrência, fato que não foi bem recebido pelos freqüentadores. O ODEON TEATRO CINEMA da Pça. do Convênio promete reabrir dentro em breve por conta exclusiva de seus antigos proprietários. (O Norte).
1914 Por motivo de força maior deixa de circular hoje “O Lyrio” jornalzinho local que se publica aos domingos. (O Norte).
1946 Ocorre o aniversário do ilustre taubateano Dr. José César de Oliveira Costa, deputado federal pelo Partido Social Democrático e ex-Conselheiro do Departamento Administrativo do Estado. (Taubaté Jornal de 2).
1966 Lei n.º 927 institui o “Salão de Artes Plásticas de Taubaté”.
____
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu
1 Comment
Me impressiona que em 1914, quando o Cinema – inventado 19 anos antes pelos irmãos Lumière – ainda engatinhava no mundo, e nem o padrão de 24 fotogramas por segundo era padrão,
Taubaté já tivesse cinemas – mais de um, portanto – operantes e lucrativos.
Por favor, se puder, me envie este artigo. Sou amante desta arte e gostaria de tê-lo em minha biblioteca.
Comments are closed.