5 de julho de…

 5 de julho de…

1868   O Sr. Francisco F. d’Oliveira e Silva, coletor em Taubaté, convida os possuidores de escravos a procederem à nova matrícula do quinquênio de 1868 a 1873. (O Paulista).

 

1868   O Sr. F. Xavier de Assis, agente do correio em Taubaté, avisa que essa repartição mudou-se para sua residência à Rua do Rosário e está aberta das 9 às 3 da tarde. Aí vendem-se envelopes selados com 100rs. por 120rs; com 200rs por 220rs e para cartas registradas com 300rs. por 320rs. (O Paulista).

 

1875   Entra em funcionamento a linha de troles diária entre Cachoeira e Taubaté do Sr. Francisco Mariano da Silva, proprietário do Hotel Central em Guaratinguetá, ao preço de 15$000. Nesse trajeto já funciona outra de Ribeiro & Gonçalves sob a gerência do cocheiro Juca Mulatinho, com pernoite em Lorena ao mesmo preço. (O Paulista).

 

1878   Morre, em Paris, D. Vital Maria Gonçalves de Oliveira, Bispo de Olinda, a quem iria suceder o ilustre taubateano D. José Pereira da Silva Barros. (Rio Branco, Ef. 315) (F. Guisard, 47).

 

1883   Passam por Taubaté 38 indígenas guaranis capitaneados por José M. de Camargo. Deixaxaram sua tribo para se localizarem em núcleo colonial nos sertões de Iguape e seguem para a Corte para obterem instrumentos para a lavoura e armas para a caça. Aqui obtiveram mantimentos com o Sr. Joaquim Hypolito da Costa Nunes. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Anuncia-se a breve chegada a Taubaté do circo Companhia Fenômeno, dirigida pelo artista João Miguel de Farias e de que faz parte o prestidigitador Hollanda Cavalcanti. Distribui programa e espera freqüência apesar do frio demais. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   No Largo da Matriz está a loja do Coelho anunciando coletes para senhoras a 4$000. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O “Hotel da Boa Vista” de Poços de Caldas se anuncia em Taubaté com diárias de 3$000, fazendo desconto de 15% para estadias de 3 meses. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Estabelecimento de Carneiro de Souza & Cia anuncia liquidação. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O Sr. Augusto Vieira anuncia “Formicida Capanema” no Largo da Princesa (Dr. Monteiro). (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O Sr. Francisco W. da Silva está estabelecido à Rua Dr.  Falcão  Filho, n.º 15 com o “Ao Rei das Luzes”, como aparelhador de gás aprovado pelo Engenheiro Marixe, encarregando-se de encanamentos também de água, esgotos e bombas. É dourador, bronzeador e prateador. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O Dr. Francisco José dos Santos Cardoso pede à Câmara Municipal de Taubaté que lhe passe certidão do tempo que serviu como juiz municipal, indicando a data da posse e juramento. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O artista aleijado João Miguel de Farias pede à Câmara Municipal de Taubaté isenção de impostos para dar espetáculo no Teatro São João a exemplo do que têm feito outras municipalidades visto ser seu meio de sustentar numerosa família. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté concede a Manoel Joaquim de Andrade, pobre, 20 palmos de terreno no alto do Humaitá sem título de propriedade, junto à casa de Leopoldino Carreiro para construir uma casinha para se abrigar. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Proprietária de terreno na Rua Bispo Rodo-valho no Largo do Pilar nega-se a ceder parte do mesmo para o alargamento do trecho da referida rua. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Proprietário do terreno da Rua do Parque Dr. Barbosa de Oliveira concorda em ceder 2,20m para o alargamento da rua em troca da construção de taipa; se forem necessários 4,40m deseja reembolso de 300$00 (trezentos mil réis). Com a cessão de 2,20m a rua fica com 70 palmos suficientes. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté para não onerar os cofres municipais decide adiar a execução de abertura de rua em prolongamento até o alto do Convento (hoje Av. Granadeiro Guimarães). (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté por seu vereador Dr. João Porfírio de Macedo (indicação) autoriza reparo nos pontilhões da estrada nova do Tremembé tendo em vista a aproximação das festas do Bom Jesus. A estrada velha por ser cortada várias vezes pela estrada de ferro deve ser reservada tão somente aos seus moradores. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté pede informações ao arruador sobre o alinhamento dos terrenos valados. O alinhamento deve partir do meio dos valos que estão em terrenos de ambos os proprietários e se, quanto às ruas, tem-se deixado os valos para dentro ou para fora. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O c.el, Presidente da Câmara, Jordão Pereira de Barros pedindo ao procurador que verifique quanto se tem gasto anualmente com a extinção de formigueiros, sugere que se abra concorrência pública para esse serviço. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté por indicação do vereador Dr. João Porfírio de Macedo que informa ter a Câmara Municipal de Porto Alegre determinado o corte naquele município de todas as árvores denominadas “Eucalyptus” porque ao atingirem a idade de 10 anos se criam nelas jequitiranabóias, nomeando o vereador Dr. Emílio T. Winther para estudar o assunto e se decidir da mesma maneira. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté tendo já aprovado pela Assembléia Provincial o seu projeto para o serviço de abastecimento de água de Taubaté, frente a requerimento do eng. Dr. Fernando de Mattos, aprova parecer da Comissão de Obras pela abertura de concorrência pública até o dia 19. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Gazeta de Taubaté concita o nosso clube da Lavoura e Comércio a abraçar a idéia dos Srs. Luiz de Malafaia e A. Pinto Moreira para fundação de uma Companhia Geral de Imigração para ir substituindo o escravo pelo braço livre no país.

 

1888   Morre em Paris Dom Frei Vital, bispo de Olinda, a quem vai suceder o ilustre taubateano Dom José Pereira da Silva Barros. (O Popular de 5 de julho de 1895).

 

1890   O Dr. Virgílio de Siqueira Cardoso, Juiz de Direito da Comarca Especial de Taubaté faz publicar aqui e na Vila de Redenção deste termo, para que tenha vigor dentro de três dias, o decreto de 26 de junho de 1890 do Governo Provisório da República tornando obrigatória a precedência do casamento civil instituído com o Art. 108 do Dec. 181 de 24 de janeiro de 1890 à cerimônia religiosa de qualquer culto, sob pena de 6 meses de prisão para o celebrante, dobrada na reincidência. Oficial de Justiça, Flauzino Antônio da Silva; 1.º escrivão, Manoel Inocêncio de Camargo. (Jornal do Povo).

 

1890   O Engenheiro Fiscal (Dr. Mathias Guimarães) da Empresa Hidráulica Taubateana (Fernando de Mattos & Cia), concessionária do serviço de abastecimento de água de Taubaté, informa ao Conselho de Intendência Municipal que em agosto próximo terá início o assentamento do encanamento mestre e o da passagem pelo rio Paraíba. (Jornal do Povo).

 

1890   Joaquim Dias Cabral comunica ao Conselho de Intendência Municipal que não pode continuar alugando sua chácara para lazareto, mas que poderá vendê-la ou um outro terreno seu. (Jornal do Povo).

 

1890   James L. Kennedy e E. A. Tilly pedem ao Conselho Municipal de Intendência de Taubaté, por venda ou aforamento, um terreno no Largo Costa Guimarães para construção de um edifício para funcionamento do Colégio Americano, segundo as vistas da Igreja Metodista Episcopal do Sul. (Jornal do Povo).

 

1890   Diversos negociantes de Taubaté solicitam ao Conselho Municipal de Intendência providências para que o imposto de comércio seja lançado em função também do capital e não só do gênero de negócio, que lhes parece injusto. (Jornal do Povo).

 

1890   O Conselho de Intendência Municipal de Taubaté à vista de ter o delegado de polícia chamado sua atenção para certa confusão e omissão de nomes em ruas de Taubaté aprova as seguintes denominações: Rua do Dr. Guimarães, a rua que da Estação de cargas vai até a capela de São João e que se chama Rua de São José; Rua do Tremembé, a que começa no Largo da Liberdade (Praça Dr. Monteiro) passa pelo Largo do Rosário e vai ao rio Convento Velho e se chama Rua de São João. Rua do João Afonso, a que começa no Largo Dr. Paula de Toledo e termina no alto de São José também chamada Rua de São José. Rua do Mariano Moreira, o prolongamento da Rua Jacques Félix desde a Rua do Patrício até no alto de São José chamada Ruinha. Rua do Itaim, a rua que vai do alto de São João ao alto de São José. Rua do Juca Esteves, a rua que vai da Praça Dr. Paula de Toledo até à Ruinha denominada agora Rua do Mariano Moreira. (Não havia a Rua do Comércio, sobre o rio canalizado). Rua Rossener, a rua que vai da Rua João Affonso à capela de São João, conhecida com o nome de Rua dos Bambus (Rua do Café). Rua do Cônego Almeida, a travessa que da Rua do João Affonso vai sair na Ruinha, hoje Mariano Moreira. Rua da Monção, a rua que da Estação de Estrada de Ferro vai até a capela da Monção. Rua do Gasômetro, a rua que do Parque do Dr. Barbosa de Oliveira vai ao Chafariz do Pastinho. Rua Tindall, a rua que do Parque Dr. Barbosa de Oliveira passa pelo alinhamento da casa de John M. TIndall de um e outro lado (hoje Av. Granadeiro Guimarães) trecho do Largo da Estação ao Hospital Santa Isabel. Rua de Santa Isabel, a rua nova aberta em frente do Hospital de Santa Isabel (que então ficava no Largo do Convento, bosque) hoje Praça Monsenhor Silva Barros – a Rua Santa Isabel hoje se chama c.el Augusto Monteiro. Rua do Dr. Lopes Chaves, a que se chama Travessa do Humaitá e que sai do Largo Costa Guimarães e vai até a Rua do Humaitá. Rua do Belém, a rua aberta, ultimamente pondo em comunicação a Rua do Humaitá com o rio do Belém. Rua Fernando de Mattos, a rua que do Largo Costa Guimarães (Praça Santa Teresinha) vai à Caixa D’Água. (Jornal do Povo).

 

1890   O Conselho de Intendência Municipal de Taubaté usando de atribuições que lhe são conferidas pelo Dec. n.º 15 de janeiro do corrente ano do Governo Provisório da República e atendendo à representação de comerciantes estabelecidos no Tremembé, baixa a Resolução n.º 12 criando impostos especiais de 10 a 30 mil réis a que estarão sujeitos todos os indivíduos que durante os meses de julho e agosto (festa do Bom Jesus) de cada ano abrir negócio de qualquer espécie naquela localidade, sob pena de multa de 20$000. (Jornal do Povo).

 

1890   O Conselho de Intendência Municipal de Taubaté aprovou a verba de 250$000 (por quanto foram avaliados) para desapropriação dos imóveis da Rua do Bom Jesus, São Francisco e Costa Cabral no Bairro de Tremembé, pertencentes a Irmandade do Bom Jesus para abertura de uma praça. (Jornal do Povo).

 

1891   Realiza-se grande manifestação à violinista menina Giulietta Dionesi que terá hoje o espetáculo do Teatro São João em seu benefício como se costuma fazer. Às 7h da noite da Rua Visconde do Rio Branco partem 3 bondes, iluminados a “giorno”, conduzindo o 1.º a corporação musical Philarmônica Imparcial, o 2.º a comissão dos festejos, representantes da imprensa e o 3.º os convidados e o povo com destino ao Hotel da Estação. Aí sob acordes de música, Giulietta, seu pai e o Sr. Grossoni tomam o bonde que se dirige ao Teatro São João depois de percorrer a cidade, onde são recebidos por uma Comissão, estando o Teatro ricamente ornamentado e embandeirado. Depois da “ouverture” tem começo a comédia “O Tio Padre de Braga”. Giulietta executa “Carnaval de Veneza” (violino) sendo muito aplaudida. O Sr. Alfredo Monteiro fala em nome da colônia italiana, o Dr. Câmara em nome do Jornal “O Noticiarista” e faz entrega de um soneto impresso; o Dr. Escobar, em nome do povo, fala e entrega 2 buquês. Festa jamais igualada. (Jornal do Povo).

 

1895   Dom José Pereira da Silva Barros, Conde de Santo Agostinho, oferece ao jornal diário local “O Popular”, cópia da carta de agradecimentos que dirigiu ao Sr. Dr. Thomaz Delphino, deputado federal, autor do projeto convertido em lei que lhe concede pensão, e em que expõe o abandono e quase a indigência a que foi relegado, privado da côngrua a que tinha direito e contra cuja recusa deixou de impetrar recurso ao S.S. Padre Leão XIII. Gastou todo o seu pecúlio em obras de Deus: esmolas aos pobres, formação de sacerdotes, instrução da infância e da mocidade e toda sorte de obras pias. (O Popular).

 

1895   Dados referentes a Taubaté de janeiro a abril de 1895 do “Boletim Mensal de Estatística Demógrafo-Sanitário”, 294 óbitos, 411 nascimentos e 60 casamentos. Morreram 160 crianças, número considerado elevado, 21 óbitos de pessoas de mais de 60 anos, 7 maiores de 70 anos, 9 maiores de 80 e 2 maiores de 90 anos. Morreram 282 brasileiros, 2 italianos, 2 portugueses e 8 africanos. Registraram-se 12 casos de febres palustres, 11 de tuberculose pulmonar, 3 de febre tifóide o que leva a considerar boas as condições sanitárias. Dos nascimentos registrados 230 foram do sexo masculino e 181 do feminino, sendo 38 ilegítimos e 373 legítimos e 350 pais brasileiros e 61 estrangeiros. Dos 60 casamentos, 48 se realizaram entre solteiros, 1 entre viúvos, 3 de solteiros com viúvas e 8 de viúvos com solteiras. (O Popular).

 

1895   A Câmara Municipal de Taubaté conserva hasteada em funeral por 3 dias a Bandeira Nacional por morte do Mal. Floriano Peixoto ex-presidente da República. (O Popular).

 

1895   O Sr. José Vicente de Barros é estabelecido no Largo do Mercado com alfaiataria. (O Popular).

 

1897   O Côn. Dr. José Valois (lê-se: Valuá) (lê-se: Valuá) de Castro visita o Dr. Prudente de Morais no Rio de Janeiro. (Diário de Taubaté).

 

1900   Em decorrência da Lei n.º 59 desta data que alterou o funcionalismo municipal são nomeados pela Câmara: Fiscal da cidade, Lúcio Ribeiro da Silva; Fiscal adjunto e cobrador, Francisco Pereira da Costa; Fiscal dos Bairros, João Batista Ribeiro de Carvalho; Administrador do Mercado, Cypriano Gomes Quirino e Secretário de Higiene, Joaquim Mariano da Luz. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Funciona em Taubaté além da Sociedade Beneficente São Vicente de Paulo a Socieda-de Beneficente Coração de Jesus. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Encontra-se na cidade o sacerdote taubateano Rev.o Pe José Antônio Rezende que acabou de receber no Seminário de Saint Suplice na França todas as ordens sacerdotais. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Tenente José Gomes de Assis Camargo, proprietário de Fábrica de Sabão, em frente à cadeia nova no Largo Comendador Costa Guimarães (hoje Praça Santa Teresinha) assume o cargo de subdelegado de polícia de Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Dr. Fernando de Mattos assume o cargo de delegado de polícia de Taubaté cuja delegacia fica na Cadeia Velha da Rua da Cadeia, (hoje Dr. Pedro Costa, esquina da Rua São José, onde está o Grupo Escolar Dr. Lopes Chaves). (Jornal de Taubaté).

 

1901   Compradores de café estabelecidos no município de Taubaté e que são convidados pelo Procurador da Câmara José Francisco de Moura a pagar o imposto do 2.º semestre:

Cidade: Álvaro Rodrigues Pereira, Aurélio Tamega, José Domingues Leite, João Gomes Lobato, José Mariano de Oliveira, Joaquim Francisco Barbosa, José Corsino Barbosa, João Moreira de Toledo, Ricardo Pereira de Toledo, Manoel Antônio dos Santos, Mariano José Gonçalves, Oliveira & Pires, João Felipe da Costa, Valério Pereira da Silva, Antônio Gomes de Camargo, Bernardino Salgado, José Augusto Moreira e Rodolpho Vieira.

Tremembé: Cândido Antunes, João Luiz de Souza Ribeiro e Francisco Coelho Ferreira; Sete Voltas, Francisco Lobato de M. Sobrinho; Macuco: Bento Lino de Morais; Borba: Manuel Antunes de Siqueira e João Rodrigues de Oliveira; Baracéia: José Mariano de Castro, José Maria de Castro Toledo, Wenceslau Duque da Bohemia e Silva e Fernando Nogueira Filho; Samambaia: Pedro Pinto dos Santos e José Rodolpho dos Santos; Ribeirão das Almas: Dionízio Vieira; Pedra Branca: João Pereira da Silva, João Pereira de Oliveira, Benedito Monteiro da Motta, José Francisco Barbosa e José Luiz Gomes; Remédios: Bento Vieira de Toledo Guatura, José Francisco Fonseca; Poço Grande: Aurélio Marcondes Ferreira e José Bento Raymundo; Quiririm: Manoel Jacinto de Mello; Pouso Frio, Pedro Antônio de Oliveira; Mato Dentro (além do Paraíba), José Alexan-dre dos Santos. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Manuel Duarte Leitão encarrega-se de pintar novamente a imagem de São Francisco do alto do frontispício na Igreja Matriz. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Procurador da Câmara Municipal de Taubaté é o Sr. Innocêncio de Freitas Silva que apresenta o balancete do 2.º trimestre de 1905. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Morre em Taubaté, com 81 anos de idade, o prof. Francisco Duarte Leitão, pai do Sr. Manuel Duarte Leitão, armador. Natural de Portugal, veio moço para o Brasil, aqui residindo longos anos, onde foi negociante, guarda-livros e professor particular de muitos taubateanos que depois se projetaram (Prof. Leitão). O enterro teve o acompanhamento da banda João do Carmo. (O Norte).

 

1912   Morre no Guarujá o estadista Dr. Pedro Vicente de Azevedo, nascido em Lorena a 29 de junho de 1844. Foi juiz municipal e de órfãos em São Luís do Paraitinga (1867) e presidiu, entre outras, a Província de São Paulo em 1888. (Folhas).

 

1914   De acordo com Resoluções votadas pela Câmara Municipal a Prefeitura Municipal solicita da Empresa de Eletricidade São Paulo e Rio providências para imediata instalação de iluminação elétrica no jardim público da Praça Dr. Barbosa de Oliveira. (O Norte).

 

1914   A Prof.a D. Maria de Andrade Mascarenhas, com endereço à Rua Dr. Winther, 85, anuncia para breve a transferência do Externato Andrade Mascarenhas que há alguns anos mantém em Jacareí. O Externato mantém um curso de 1.º a 5.º anos das 11 às 16h No 1.º ano ensina leitura e escrita em 2 meses por método especial sem sacrifício dos alunos. No 5.º ano as alunas são preparadas para ingresso nas Escolas Normais. Leciona: português, francês, aritmética, álgebra, geometria, geografia, história do Brasil, cosmografia, desenho, piano e trabalhos manuais, inclusive costura e bordado à máquina. Mensalidades: 5$ para o 1.º ano até o 4.º; 10$ o 5.º ano. Piano à parte: 10$ Meninos só até 7 anos. As aulas irão se iniciar a 15 de julho próximo. (O Norte).

 

1914   Antônio Cardoso Frederico Ramos é fiscal sanitário do distrito. (O Norte).

 

1914   Noticia-se o próximo aparecimento em Taubaté de um novo jornal “Norte Paulista”. (O Norte).

 

1914   O aviador Edu Chaves faz o raid arrojado de São Paulo ao Rio de Janeiro em 4h e 25min e é elogiado. O aeroplano é Berliot partiu do campo do Guapira às 9h e 45min e passou por Taubaté às 11h e 10min., aterrando no Aero-Club Brasileiro no Rio às 14h e 10min. O percurso pela estrada de ferro é de 498km. No Campo dos Afonsos foi cumprimentado pelo Presidente da República. (O Norte).

 

1914   Morre D. Marianna Marcondes César Romeiro, Baronesa de Romeiro, natural de Pindamonhangaba, filha de Antônio de Oliveira César e de D. Maria Angélica Marcondes César. Muito religiosa e caritativa. Foi a 2.ª esposa de Manoel Ignácio Marcondes Romeiro, barão de Romeiro. (Athayde Marcondes, Pinda, p. 70).

 

1927   Contando 90 anos de idade morre em Tremembé D. Ana Rosa de Lima progenitora do Sr. José Juvêncio Neves, industrial naquela cidade. (O Norte).

 

1933   Assume o cargo de delegado de polícia de Taubaté, em comissão o Dr. Almiro da Costa Sodré que o recebe do Sr. Luciano Alves Pereira que o exercia. (O Lábaro).

 

1935   As freguesias de Natividade da Serra e Redenção da Serra, pela Lei n.º 7353, são elevadas à categoria de município. (Folhas).

 

1939   Realizam-se no Convento de Santa Clara, nesta cidade, as solenidades comemorativas da passagem do 25º (bodas de prata sacerdotais) aniversário de ordenação de Frei Angélico Maria de Roseira, seu estimado guardião. (O Lábaro).

 

1940   Morre em Taubaté em avançada idade o prof. Júlio Marcondes do Amaral, cidadão aqui muito estimado. (O Momento).

 

1945   Circula em Taubaté o 1.º número do “Taubaté-Jornal” sob direção do Sr. Evandro Campos (Rua Dr. Emílio Winther, 293) e secretaria de José Romão Pereira. Sai inicialmente 2 números às quintas-feiras e a partir do n.º 3 passa a sair aos sábados. (Ano I – n.º 2 de 12 de julho de 1945).

 

1949   Na Delegacia Regional de Polícia de Taubaté realizam-se as solenidades de posse do novo subdelegado de polícia Sr. José Corrêa Gomes. Usam da palavra o delegado regional Dr. Manoel Luiz Ribeiro, o Prefeito Municipal Dr. José Luiz de Almeida Soares e a autori-dade empossada. (Jornal de Taubaté).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

almanaqueurupes

1 Comment

  • Tenho mais uma informação: Dr. João evangelista Lobato deMacedo – Pai: Dr. João Porfirio de Macedo / Mãe: Maria evangelista Lobato de Macedo – nascimento 10/05/1876 – teve 4 filhos Maria Eugênica / João/ Mauro e Carlos; o Pai foi vereador em Taubaté – trabalhou tambem na estradade ferro sorocabana e do dourado, antes de ir trabalhar na são paulo / goyás em 01/05/1911 – aposentou em 01/051933. Esperamos continuar contado com sua colaboração, obrigado!

Comments are closed.