4 religiões mal vistas em Taubaté no século 19
Conheça a história de quatro religiões que até meados do século passado conviveram com a rotina da intolerância. Não custa lembrar que o Estado brasileiro só se separou da Igreja após a Proclamação da República, em 1889. Antes disso, as religiões não católicas eram praticadas clandestinamente – algumas, pouco toleradas; outras, perseguidas e criminalizadas.
PROTESTANTISMO
John Wesley, líder metodista
Mesmo havendo muitos protestantes vivendo em Taubaté durante boa parte do século 19, a primeira igreja evangélica só se instalou na cidade em 5 de novembro de 1889. Foi a Igreja Metodista, dirigida pelo Reverendo James Kennedy. Ele também fundou o Colégio Americano de Taubaté, que teve Monteiro Lobato entre seus alunos. Essa igreja ainda existe e fica na Rua XV de Novembro.
KARDECISMO
Allan Kardec, criador da doutrina espírita
O Espiritismo em Taubaté começou a ser praticado na década de 1880, por meio do casal Francisco de Paula Pereira Barbosa e Iria de Alcântara de Nogueira Barbosa, uma médium psicógrafa. A “casa grande” dos Nogueira, que ficava na atual Rua São José, além de um ponto social da cidade, tornou-se referência para os seguidores do Espiritismo na região.
AFRO-BRASILEIROS
Nzambi, Deus supremo
do candomblé bantu
Os navios negreiros que transportaram africanos escravizados nos séculos 17, 18 e 19 trouxeram junto a religiosidade daquele povo. Há registros de atividades religiosas entre cativos nas fazendas de café de Taubaté. Na cidade, as religiões afro-brasileiras (Candomblé, Umbanda, etc.) só conquistaram a plena liberdade de culto na segunda metade do século 20. Antes disso, seus praticantes eram acusados de feitiçaria e perseguidos como criminosos.
ISLAMISMO
Corão, livro sagrado do islamismo
Apesar de Taubaté receber incontáveis famílias vindas de países onde o Islamismo é predominante, foi somente em 1954, com a chegada do comerciante Mohamed Ali Smid, que os integrantes da religião se revelaram. Décadas depois, havia 65 famílias de muçulmanos que se reuniam em culto na cidade. Nos anos 1990, foi inaugurado o Centro Islâmico de Taubaté, a primeira mesquita da região.
1 Comment
iria de Alcântara Nogueira Barbosa era minha bisavó !
Comments are closed.