15 de agosto de…

 15 de agosto de…

1618   Diogo Arias de Aguirre substitui Duarte Correa Vasques na provedoria das minas de S. Paulo.

 

1833   Nasce em Taubaté D. Symphorosa Correia Marcondes do Amaral. Veio a casar-se com o major Caetano José do Amaral, procurador da Câmara Municipal de Taubaté em 1900 e são progenitores do Sr. José Benedito Marcondes do Amaral, diretor-gerente do Jornal de Taubaté fundado a 27 de julho de 1895. (Jornal de Taubaté, 15/8/1900).

 

1861   Nasce Jonas de Mello Monteiro, filho do capitão Bento Monteiro do Amaral e de D. Maria Monteiro de Mello. Iniciou seus estudos no “Colégio São João Evangelista” de Taubaté dirigido pelo Sr. prof. Edmundo Morewood e os continuou no Colégio Caraça (Minas Gerais) de 1874 a 1879. Em 1.º de outubro de 1880 seguiu para a Bélgica de onde voltou em 1885. Lá freqüentou a Escola de Medicina, três anos apenas, abandonou os estudos e regressou. Em 1889 habilitou-se para o cargo de professor sendo nomeado para a cadeira do Bairro da Piedade em Pinda, de onde foi removido para Santa Cruz do Rio Pardo de onde se retirou para a cidade de Mococa. Aí foi um dos fundadores do Banco de Mococa em 1894 e exerceu o cargo de contador. Em 1901 mudou-se para São Paulo exercendo a profissão de engenheiro. Foi casado com D. Urcecina de Carvalho Monteiro. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – p. 270).

 

1876   Morre, em São Paulo, o Conselheiro João Crispiniano Soares, ex-presidente, inclusive, da nossa província. (Folhas).

 

1886   Às 20h30min na Igreja Matriz realiza-se o casamento do Dr. José Felipe Cursino de Moura com D. Elisa Albertina de Abreu filha de D. Maria Antônia de Abreu em cuja residência há recepção com baile animado pela orquestra da Corporação Musical Princesa Imperial. O padrinho do noivo é o c.el Jordão Pereira de Barros e da noiva o Dr. José Ricardo Moreira de Barros. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   Morre em Taubaté, vítima de desastre de trem, o P.e Francisco Cosco, 1.º Reitor do Instituto Taubateano de Agricultura, Artes e Ofícios fundado a 1.º de janeiro de 1888 que é substituído pelo fundador Des. Aureliano Coutinho e depois pelo Pe Domingos Perrone. (Jornal do Povo, vide “Velhos Troncos” do Dr. Bernardo Ortiz em que há notícia à p. 305 e 306, 1.ª edição).

 

1889   Morre em Taubaté D. Benedita Maria de Oliveira Veloso. (Jornal do Povo).

 

1890   A Imprensa de Taubaté combate a pretensa venda de terrenos  municipais no Alto de São José e no Alto da Boa Vista para cultura de vinha, achando que os mesmos devem ser arruados e vendidos em lotes. (Jornal do Povo).

 

1890   Fica concluído o calçamento da ladeira da Rua Jacques Félix que dá para a Rua do Patrício e está sendo calçada a Rua Dr. Guimarães (Rua São José) entre a Rua Dr. Souza Alves e a Rua 15 de Novembro. (Jornal do Povo).

 

1890   Estão alistados em Taubaté, com vistas às eleições de 15 de setembro próximo para a Constituinte, 1791 eleitores cujos respectivos diplomas começam a ser entregues hoje. (Jornal do Povo).

 

1890   Apesar do Conselho de Intendência Municipal ter oferecido seu prédio da Rua Marquês do Herval para as cerimônias, os casamentos civis continuam a ser realizados pelo juiz de paz no edifício da cadeia. (Jornal do Povo).

 

1890   Diversos cidadãos se reúnem às 7h da noite no sobrado n.º 1 do Largo da Matriz para tratarem da fundação da Liga Beneficente e Instrutiva dos Homens do Trabalho, em lugar do Partido Operário. (Jornal do Povo).

 

1900   Realizam-se à Rua Visconde do Rio Branco, 2-A, as solenidades de benzimento e inauguração da ala direita do prédio da Associação Artística e Literária fundada a 1.º de dezembro de 1895, onde hoje funciona a Faculdade de Filosofia. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Secundando a Sociedade Camargo & Filhas, sucessores do Sr. João Afonso Vieira na loja de fazendas e armarinhos da Rua do Fogo, 38 (hoje Marquês do Herval), o Sr. Antônio Tibúrcio Borges anuncia que passa a conservar fechado aos domingos o seu estabelecimento de secos e molhados. É portanto o 2.º comerciante a tomar tal atitude. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Atendendo reclamação feita e devido à baixa do preço da farinha de trigo alguns padeiros de Taubaté aumentam um pouco o tamanho do pão de 30 réis. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Comemorando o 2.º aniversário da vinda do Bom Jesus a Taubaté a Associação dos Em-pregados no Comércio promove romaria ao Tremembé. A vinda da imagem do Bom Jesus esteve ligada à epidemia que assolava Taubaté. O comércio cerra suas portas. (A Verdade).

 

1905   A baldeação da bitola larga para a estreita que era feita em Taubaté passa a ser feita em Eugênio de Mello, com uma plataforma de 110m de comprimento. (A Verdade).

 

1905   Aniversaria D. Symphorosa Marcondes do Amaral, progenitora do Sr. José Benedito Mar-condes do Amaral, diretor, proprietário do Jornal de Taubaté (A Verdade ).

 

1909   Morre tragicamente no Rio de Janeiro o engenheiro e escritor Euclides da Cunha a que o Vale do Paraíba deve várias realizações técnicas importantes. (Folhas).

 

1910   O Sr. Antônio Joaquim Fernandes em resposta à Consulta da Prefeitura Municipal de Taubaté, por ofício n.º 169 de 16 de junho, informa que vende a sua fazenda São João da Boa Vista onde se acham em parte os mananciais de água que abastece a cidade, por 40 contos. (O Norte).

 

1912   Inaugura-se em Taubaté o Hotel Lino de propriedade do Sr. Lino Teixeira. Situado à Praça da Catedral esquina da Rua Marquês do Herval. (A Federação).

 

1912   O Engenho Central de Lorena mantém navegação a vapor no Rio Paraíba entre aquela cidade e os portos de Putim e Piaguhy que vai ser estendida até Tremembé em virtude de terem adquirido toda a safra de cana dos Trapistas da Maristela. (O Lábaro).

 

1912   Segue para Santos a fim de assumir cargo no Telégrafo Nacional o Sr. José Olegário de Barros. (O Lábaro).

 

1914   O Presidente da República, Mal. Hermes da Fonseca assina decreto estabelecendo a moratória em todo o país por 30 dias. (O Norte).

 

1914   Às 14h à Rua Marquês do Herval, 90, inaugura-se grande fábrica de ladrilhos, mosaicos, granitos e aparelhos sanitários da Sociedade Lione & Duarte, produtos denominados “La Sanitáire”. Procede a bênção o Pe Antônio Vieira. Ao ato da fabricação do 1.º ladrilho falou o prof. Bernardino Querido em nome da imprensa. Serviu-se cerveja. É estabelecimento modelar. (O Norte).

 

1915   Realizam-se em Taubaté as solenidades comemorativas da passagem do 50º aniversá-rio de casamento, bodas de ouro, do c.el José Gomes Nogueira e D. Francisca de Toledo Nogueira. (Gazeta de Taubaté).

 

1915   Circula em Taubaté um número especial do jornalzinho O MIMO em forma de revista com 8 páginas. (Gazeta de Taubaté).

 

1927   Morre em Taubaté com 65 anos D. Maria Marcondes do Amaral, filha do Sr. Caetano José do Amaral saudoso procurador da Câmara Municipal de Taubaté e irmã dos Srs. Euzébio e Francisco Xavier do Amaral. (O Norte).

 

1932   As cinco primeiras candidatas à Congregação das pequenas missionárias de Maria Imaculada, da diocese de Taubaté sob a direção de D. Dulce Rodrigues dos Santos, em São José dos Campos, vestem uniforme branco. (P.e Ascânio – D. Epaminondas).

 

1945   Ocorre mais um aniversário da ordenação sacerdotal de Dom Francisco Borja do Amaral, bispo diocesano. (Taubaté Jornal).

 

1945   Depois de piedosa novena com terço, ladainha e pregações, encerram-se as festas de Nossa Senhora da Boa Morte com missa, comunhão geral, procissão e sermão do Rev. P.e José Luiz P. Ribeiro. (Taubaté Jornal).

 

1947   Ocorre o jubileu sacerdotal de Dom Francisco Borja do Amaral e as festas externas são suspensas em virtude de estado de gravidade de sua mãe D. Escolástica Toledo Amaral internada na Casa de Saúde Santa Isabel e que veio a falecer. (Taubaté Jornal).

 

1948   Em comemoração ao jubileu sacerdotal do Ex.mo Sr. bispo da diocese, Dom Francisco Borja do Amaral, realiza-se em Taubaté grande Concentração Mariana. (Taubaté Jornal).

 

1948   Taubaté Jornal entrevista o Dr. José Ortiz Monteiro Patto, autor do plano de Assistência Municipal para Taubaté que o Prefeito Municipal Dr. José Luiz de Almeida Soares pretende pôr em prática e do qual constam sugestões para soluções de problemas como o do serviço funerário, assistência à zona rural (com instalação de postos médicos nos Bairros do Registro, Sete Voltas e Quiririm), assis-tência médica urbana, mendicância, educação popular, menores abandonados, abrigo para viandantes, etc.(Taubaté Jornal).

 

1948   O Sr. Heitor S. Porto, representante da Albatroz Filme anuncia a realização próxima por essa empresa de um documentário sobre Taubaté. (Taubaté Jornal).

 

1948   No próximo Congresso das Câmaras Municipais a se realizar em Campinas, Taubaté será representada pelos vereadores Dr. Félix Guisard Filho, prof. Octacílio Carvalho de Paula, Eurico Pena e Dr. José Geraldo de Oliveira Costa. (Taubaté Jornal).

 

1948   Está na cidade a plaina “Allis Chalmers” adquirida pela Prefeitura Municipal para obras públicas. (Taubaté Jornal).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

almanaqueurupes