3 de março de…
1878 Leão XIII é eleito Papa. Em 19 anos de seu pontificado faleceram 118 cardeais. (Diário de Taubaté).
1883 No Teatro São João, com pouca concorrência, realiza-se concerto da pianista Sra. M. Freida-Pace que executa entre outras peças “Carnaval de Espanha”. O trágico Sr. Colantoni agrada, o que não acontece com o tenor Trivero que não tem voz para isso. (Gazeta de Taubaté).
1883 O prof. Olympio Catão que virá ainda a ser Inspetor de Instrução Pública do nosso 10º distrito em artigo datado de Belém do Descalvado combate a reforma da instrução pública que pretende alijar do ensino os professores não normalistas e prejudicar os formados pela Escola Normal de São Paulo em 1876 e 1877 (Escola criada pela lei n.º 9 de 1874), suspensa em 1878 e reaberta em 1880. A lei distingue entre normalista de 1874 e de 1880, injustamente, quando distinção possível é entre os da escola antiga de 1849 e os da nova escola de 1874 (questão de currículo, com maior número de matérias). (Gazeta de Taubaté).
1891 Por decreto estadual n.º 132 cria-se o distrito de paz de Tremembé.
1891 Começam finalmente os trabalhos de construção da estrada de ferro Taubaté-Ubatuba, estão locados já 3 a 4km de leito. (Jornal do Povo).
1891 Mariano Gomes da Luz Netto, armador (dono de empresa funerária), encarregado dos traba-lhos das festas da Semana Santa pede flores até 11 horas do dia 15 para o calvário, no dia 22, Domingo de Ramos para as charolas, 4.ª feira santa para os arcos e que mandem também manjericão. (Jornal do Povo).
1891 O governo do Estado de São Paulo comunica ao Conselho de Intendência de Taubaté haver nomeado por ato desta data para os cargos de juiz de paz e de suplentes do distrito de Tremembé, criado pelo decreto n.º 132 de hoje, os Srs. José Monteiro de Queiroz (juiz titular) e Antônio Monteiro Patto e José Francisco de Castro Guimarães, suplentes e recomenda que sejam convidados para juramento e posse. (Jornal do Povo)
1898 Deixa a paróquia de Itajubá, por ter sido removido a pedido para a de Caçapava, o taubateano Cônego Antônio Moreira de Souza Almeida, irmão do Cônego Bento A. de Souza Almeida. (Diário de Taubaté).
1901 O Grêmio Literário José de Alencar realiza sessão extraordinária para prestação de contas e eleição de nova diretoria. Foram eleitos: Presidente: João Evangelista Lobato de Macedo; 1.º sec.: Cornélio Monteiro de Aguiar; 2.º sec.: Bento Ramos; orador: Honório Jovino; procurador: Zeno Nogueira Barbosa.
1905 Encontra-se enfermo no Rio de Janeiro o Sr. Névio Jovino (Giovine) que com o pseudônimo de João das Velhas, colabora no Jornal de Taubaté com “Cartas do Rio” e é irmão de seu redator Sr. Honório Jovino. Noticia-se o falecimento em Jacareí do Sr. João Cafuncho Guimarães, muito relacionado em Taubaté. (Jornal de Taubaté).
1905 O Sr. Adelino José de Araújo, 3.º suplente, assume o exercício do cargo de delegado de polícia de Taubaté. (Jornal de Taubaté).
1906 Segue, para São Paulo, o P.e José Francisco Monteiro para assumir o cargo de coadjutor da paróquia de Santa Cecília. (O Norte).
1910 O Prof. Edésio José de Mello é nomeado para diretor do Grupo Escolar Dr. Lopes Chaves emsubstituição ao Prof. Mariano Portella removido para Jacareí. (O Norte).
1910 O Sr. Philadelpho de Mattos é nomeado Fiscal da Câmara em lugar do Sr. Mário Pereira, exonerado. (O Norte).
1918 Inaugura-se em Taubaté o “stand” de tiro “Dr. Pedro Costa” à Rua Dr. Afonso Moreira do recém-criado Tiro de Guerra 445 anexo a Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté. (O Norte).
1918 Inaugura-se em Taubaté o hipódromo do Jockey Club Taubateano em terreno do antigo gasômetro junto à Estrada Ferro Central do Brasil com 800m de pista. Ficava na Av. Santa Isabel, hoje C.el Augusto Monteiro. (O Norte).
1946 Aniversaria o Rev.do P.e Ascânio Brandão (Monsenhor) capelão do sanatório Maria Imaculada de São José dos Campos e jornalista (autor da biografia de D. Epaminondas). (Taubaté Jornal).
1946 Artigo de fundo do Jornal de Taubaté sobre a inexistência de teatro em Taubaté recorda a existência do Teatro do Estudante, iniciativa do educador prof. Herculano Loureira de Almeida que não perdurou devido à retirada de seu idealizador, ou não chegou a se tornar realidade. Na C.T.I. também brilharam grupos de amadores. (Taubaté Jornal).
1 Comment
Bôa Tarde! sou de bebedouro/sp; estamos tentanto conseguir uma foto do DR. João Evangelista Lobato de Macedo, para nossa galeria de ex-veneraveis da Loja Maçonica Justiça e Amor. meu e-mail fefama2001@yahoo.com.br / fone (7) 3343.2536 / 8121.8591, aguardamos um contato sobre o nosso pedido, desde já obrigado. Fernando Mattos
Comments are closed.