24 de agosto de…

 24 de agosto de…

1828   Realizam-se em toda a província, as eleições para deputados de acordo com as instruções do presidente da província de ordem de S. Majestade o Imperador D. Pedro I. (Athayde Marcondes – Pinda – p. 81).

1884   No Teatro São João realiza-se espetáculo lírico dramático pela família do artista Sr. Miguel Alamo aqui radicado e estabelecido (pinturas, decorações, etc). Programa: ouver-ture pela orquestra. A linda zarzuela com músi-ca do maestro Gastambide “El amor y el Interês” com o Sr. Alamo, Sr.a Arcádia e Sr.a Alamo; ária da opera “I Due Foscari” de Verdi pela Sr.a Alamo; mimosa zarzuela do maestro Oudrid “Juan Soldado” com os mesmos artistas e a menina Henriqueta no papel de Antônio; Divertida zarzuela, música do maestro Oudrid “Um maestro de baile”. Preços do cos-tume às 20h30. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   O contratador de colonos italianos para a lavoura em substituição do braço escravo dá o seu testemunho de que o Sr. Cons. Antônio Moreira de Barros foi o primeiro a introduzir a providência em Taubaté, seguido pelo Dr. Francisco de Paula Toledo. (Diário Paulista).

 

1890   Às 13h no Largo da Monção realiza-se a venda em praça pública dos terrenos anunciados pela municipalidade (alto de São José, alto da Boa Vista e 6 lotes no Largo da Monção) que foram arrematados pelo Dr. Cintra e Porfírio de Macedo, este como representante de um sindicato para tal fim organizado na cidade e a venda montou em 9:400$000. (Jornal do Povo).

 

1890   No Bairro do Registro põe termo à vida o Sr. Antônio Pereira de Oliveira, filho do finado Sr. Francisco de Paula Pereira e Costa. (Jornal do Povo).

 

1892   Morre o Mal. Manoel Deodoro da Fonseca, proclamador da República, dos Estados Unidos do Brasil e seu 1.º Presidente. (Rio Branco, Efemérides, p. 396).

 

1893   A Câmara Municipal de Taubaté aprova alteração do contrato firmado com a Socieda-de Carmo Cintra & Irmão a 4 de setembro de 1882 de concessão de orivilégio para a iluminação a gás da cidade (Companhia de Gás e Óleos Minerais) pela qual a dita sociedade fica responsável pelo pagamento do ordenado do fiscal da iluminação que a Câmara nomear. (Jornal de Taubaté de 26 de outubro de 1905).

 

1895   Representantes da Loja Maçônica de Taubaté participam das homenagens que a Loja Maçônica “Honra e Virtude” de Pindamonhan-gaba presta ao ilustre mestre da maçonaria brasileira e ministro do Supremo Tribunal Dr. Macedo Soares que visita a cidade. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – Efemérides do fim do volume – p. 81).

 

1896   Morre em Taubaté D. Maria Antônia de Mattos, sogra do Dr. Cursino de Moura. (Diário de Taubaté).

 

1899   Nasce em Pindamonhangaba o Dr. Francisco Lessa Júnior, médico, filho do Dr. Francisco Bi-cudo Varella Lessa e de D. Gabriella de Barros Lessa. Estudou no Ginásio de Lorena e se bacharelou em letras em 1915. Matriculou-se em 1916 na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde fazia o 5.º ano em 1921. Foi lente do Ginásio do Estado em Taubaté. Lente de História Natural se não me engano. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – p. 174).

 

1900   A Câmara Municipal de Taubaté oficializa a manutenção das escolas provisórias do município que o Estado deixou de sustentar com a lei orçamentária n.º 686 em número de 18 e nomeia os professores que já as dirigiam com o vencimento anual de 990$000. (Jornal de Taubaté).

 

1912   Sai em Taubaté o 2.º prêmio da loteria federal de 20 contos com o n.º 7.630 vendido pelo agente major José Luiz Nepomuceno. (A Federação).

 

1913   A Corporação Musical “Filarmônica Tauba-teense” sob a regência do maestro Antônio Penzo realiza retreta no Jardim Público (Largo da Estação) com grande afluência de público apesar do mau tempo. (A Federação).

 

1914   Morre, em Taubaté, o Sr. Joaquim Moreira dos Santos, negociante na praça. (O Norte).

 

1945   No Taubaté Country Club realiza almoço para solenizar a inauguração do Cine Urupês que anuncia para depois de amanhã o filme. “O Bom Pastor” com Bing Crosby. (Taubaté Jornal).

 

1945   A Companhia de Cinema do Vale do Paraíba inaugura na Praça Santa Cruz sua nova casa de diversões denominada “Cine Urupês” com o filme “A mulher que não sabia amar” com Ginger Rogers a que se segue “O Bom Pastor” com Bing Crosby. Sua lotação é pra 2.800 pessoas. Iluminação indireta e o “arco-íris” beirando a meia-lua do palco num constante revezamento de cores. À entrada uma torre luminosa vista à distância. Construído pela Companhia Predial de Taubaté. Presentes autoridades civis, militares, membros do clero, a Sr.ta Nancy Guisard, filha do Dr. Raul Guisard, presidente da Companhia de Cinemas do Vale do Paraíba, corta a fita verde amarela à entrada do salão de exibições. O Dr. Raul Guisard fala fazendo entrega ao público da nova casa e anuncia o primeiro número em homenagem ao expedicionário brasileiro: a Canção do Expedicionário de Guilherme de Almeida e Spartaco Rossi. Exibem-se jornais, shorts e em primeiro lugar o filme do Congresso Eucarístico Diocesano. (Taubaté Jornal).

Nota: O Cine Urupês, depois denominado Teatro São João foi demolido no fim do ano 2000.

 

1947   O Círculo Operário de Taubaté, reorganizado há pouco mais de um ano, tem a seguinte diretoria: assistente eclesiástico, P.e José Luiz Ribeiro; assistente social, prof. Ulisses Pereira Bueno; presidente, Rogério Corrêa; vice, Joaquim Marcelino Sobrinho; secretário-geral, Evandro Campos; 1.º secretário, Nicanor Barros Vieira; 2.º secretário, Sebastiana Moreira; tesoureiro-geral, João Baptista de Castro; 1.º tesoureiro, José Nicolau Baptista; 2.º tesoureiro, Lino Rodrigues; procurador, Paulo Caetano Chiodi; diretores de sede, Jandira Cunha e João Evangelista Leite; delegado-geral, Francisco Figueira. Inicialmen-te teve orientação do P.e Morais Júnior; hoje do Pe José Luiz P. Ribeiro; tem sede própria à Rua Dr. Souza Alves, 276 com curso de alfabetização, corte e costura e bordado, etc. Atualmente tem 1599 circulistas. O C.O.T. cooperou decisivamente para a fundação da Casa Nossa Senhora Aparecida (Pensionato para moças). (Taubaté Jornal).

 

1947   Noticia-se o falecimento em Taubaté do Sr. Francisco Azeredo, funcionário, aposentado, casado com D. Maria Francisca Marcondes de Azeredo, pais do Sr. Itamar Marcondes Azeredo, funcionário do Posto de Fiscalização local. (Taubaté Jornal).

 

1954   Morre tragicamente no Rio de Janeiro o estadista Presidente Dr. Getúlio Dornellis Vargas. (Folhas)

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

almanaqueurupes