24 de abril de…
1784 A Câmara de Taubaté recebe instruções do Corregedor da Comarcaem São Paulo, referendadas pelo Governador-Geral e acompanhadas de Alvará de Dom João V, para lançar dízima para contribuir com 80$000 em prol da construção da Cadeia da capital. (Atas I, p. 115).
1785 Reúne-se a Câmara de Taubaté e trata da arrematação das obras da Cadeia. (Atas I, p. 134).
18…. Nasce, em Taubaté, o Sr. José Ferreira da Silva, conhecido por Juquinha (Juca – escrivão). (Jornal de Taubaté de 23/04/1905).
1856 Lei provincial n.º 21 eleva Lorena à categoria de cidade.
1858 Lei provincial n.º 33 cria o distrito de paz de Natividade (povoação do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora da Natividade do Rio do Peixe) em território de Paraibuna.
1895 O secretário do “Grande Circo Atlântico” (eqüestre) anuncia sua breve chegada a Tau-baté, dirigido pelo proprietário artista Serafim Fernandes, com lotação para 2.000 pessoas e banda de música organizada na capital federal com 12 figuras. Novidade: canguru. É eqüestre, ginástica acrobática, funambulesca, zoológica e mímica. (O Popular).
1901 O Centro dos Operários Livres de Taubaté nomeia a seguinte Comissão promotora dos festejos de 1.º de maio do corrente ano: Faustino Pacheco, Hugo Carlos Edlinger, Luiz Santos, Manoel Duarte Leitão, Francisco de Paula Madureira, José Miguel, Carlos Valverde, Eugênio Guisard, Luiz F. Mendes, Júlio Paes, Deoclides de Carvalho, F. Alvarenga e Adelino Silva. (Jornal de Taubaté).
1901 Anuncia-se para estes dias o aparecimento de um novo jornalzinho em Taubaté. (Jornal de Taubaté).
1901 O prof. Arthur da Cunha Glória que vinha exercendo o cargo interinamente é efetivado como diretor do Grupo Escolar de Taubaté. (Jornal de Taubaté).
1905 A população de Taubaté volta a ser suprida de água cujo fornecimento havia sido interrompido há dias pelo rompimento da adutora na travessia do rio Paraíba devido à grande cheia ocasionada pelas abundantes chuvas. O sol registra manchas nestes dias. (A Verdade).
1905 Regressa para São Paulo o deputado estadual major Luiz Soares que aqui esteve assistindo às solenidades da Semana Santa, único lugar onde ainda se realiza a imponente procissão do Triunfo. (A Verdade).
1905 Para suprir Taubaté cujo abastecimento de água foi interrompido pela enchente do rio Paraíba sob o qual passa o cano adutor, a Companhia Norte Paulista faz captação do líquido nas proximidades da Caixa d’Água e que se diz que é melhor do que o da serra. (Jornal de Taubaté).
1905 Toma posse a nova diretoria da Sociedade Musical “Malhado Rosa” de que é presidente eleito o Sr. José Gomes da Luz. (Jornal de Taubaté).
1915 A Gazeta de Taubaté aplaude a providência tomada pela Prefeitura Municipal de Taubaté no sentido de canalizar o riacho ou valo existente na Praça Dr. Monteiro (Largo do Teatro) em continuação à Rua XV de Novembro, fazendo-o atravessar o terreno do cap. Antônio de Barros e indo desaguar no Ribeirão que passa na Praça Mons. Silva Barros indo ter ao rio do Correa. (Mas censura a existência de uma torneira pública no canto da Catedral, hoje (1969), fechado de grade, na Rua do Sacramento).
1932 Com consultório à Rua Visconde do Rio Branco, 82, fixa sua residência em Taubaté o Dr. Mello Ramalho. (A Folha).
1932 Ficam prontos 5km. da nova estrada em execução que ligará Ubatuba a Taubaté de que é paladino o major Newton Santos, diretor do presídio político da Ilha dos Porcos. (A Folha).
1932 Recentemente nomeado, está à testa da Coletoria Federal de Taubaté o Sr. Paschoal Ranieri Mazzilli. (A Folha).
1932 Retira-se para Itu o Prof. Oscavo P. e Silva que por alguns dias dirigiu o Ginásio do Estado recentemente criado em Taubaté. (A Folha).
1933 Morre, em Taubaté, o Sr. Virgínio da Cunha Brandão, progenitor do P.e Ascânio da Cunha Brandão. Era casado com D. Maria d’Almeida Brandão. (O Lábaro).
1949 Divulga-se em Taubaté, em elegante brochura, a conferência pronunciada pelo prof. Moacyr Campos no Centro do Professorado Paulista sobre “Sud Menucci, o Mestre”. (Taubaté Jornal).
1949 Às 15 na sede da Associação dos Emprega-dos no Comércio de Taubaté reúnem-se membros da Associação dos Funcionários Municipais de Taubaté para discussão e aprovação de seus estatutos, fundada como foi há algum tempo. (Taubaté Jornal).
1967 Pelo decreto estadual n.º 47.928 o município de Taubaté é incluído no roteiro turístico do Estado. (Manual II – p. 35).
____
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu