1673 A instalação solene da vila de Campos, no Vale do Paraíba fluminense, é comunicada ao Ouvidor da Comarca do Rio de Janeiro. (Rio Branco, Efemérides, p.386).
1831 Nasce em Taubaté o Sr. João Vicente de Morais, descendente de Abreus e Camargos. Residiu cerca de 49 anos em Paraibuna, onde prestou assinalados serviços, ao foro, no magistério, a municipalidade, ao comércio como hábil guarda-livros e desempenhou diversos cargos de nomeação e eleição popular. Voltou a residir em sua terra natal onde tem sido prestante e caridoso. Em 1901 ao completar 70 anos recebeu uma peça de chita de 70 m (o que era muito comum) para distribuir a 7 senhoras pobres de 70 anos aproximados. (Jornal de Taubaté).
1843 Nasce em Bananal o jurista, parlamentar e escritor Paulo Egídio de Oliveira Carvalho, falecido na capital paulista a 8 de dezembro de 1906. (Folhas).
1869 Nasce em Salesópolis o Sr. Francisco, jorna-lista, progenitor do Sr. Evandro Campos, fale-cido em Taubaté a 4 de agosto de 1945 com 76 anos (vide essa data para mais dados). (Taubaté Jornal de 1.º de setembro de 1945).
1885 Elias Antônio Pacheco e Chaves, natural de Itu, vice-presidente, assume a presidência da província de São Paulo e governa até 19 de outubro. (Fls).
1890 O Sr. José Alberto da Silva Reis, português, mantém sua candidatura à eleição do dia 15 para o congresso constituinte. (Jornal do Povo).
1897 Morre em Taubaté D. Carolina de Mello Cabral, progenitora de Francisco de Mello Cabral. (Diário de Taubaté).
1900 Realizam-se as solenidades em honra da Santa Cruz no Largo Costa Guimarães constando de retreta pela banda Philarmônica Taubateense, ladainha solene e leilão de prendas em benefício dos pobres de São Vicente. Para o próximo ano foram eleitos festeiros Jayme Vieira de Azevedo e Amélia de Oliveira Pinto, para capitão do mastro José Bonifácio Moreira e alferes da bandeira Ignácio Duarte Leitão. (Jornal de Taubaté).
1900 No Teatro São João realiza-se grande festival lírico e instrumental pelo tenor português Joaquim Tavares e de que participa Mademoiselle Escolástica Vieira. (Jornal de Taubaté).
1901 Precedidos de banda de música, operários da Fábrica de Tecidos “Taubaté Industrial” prestam significativa homenagem ao senhor gerente Félix Guisard por motivo de seu restabelecimento de grave enfermidade. É servida mesa de doces e profuso copo de água (que pode significar cerveja). O resto do dia foi considerado feriado no estabelecimento. (Jornal de Taubaté).
1904 Morre em Taubaté o ilustre magistrado Dr. José Augusto do Nascimento Pereira. Era natural de Pindamonhangaba, filho de major João Baptista do Nascimento Pereira e de D. Alexandrina M. César. Formou-se pela Academia de São Paulo em 1862. Foi um dos redatores do 1.º jornal “Progresso” que se publicou em Pinda. Foi Juiz Municipal e Promotor Público em Taubaté e Juiz de Direito da Comarca de Palma, em Goiás. Militou nas fileiras do partido conservador, prestando-lhe bons serviços. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – p. 277).
1905 Os habitantes das cidades de Taubaté a Cruzeiro pleiteiam do diretor da Central do Brasil Sr. Osório de Almeida a anexação aos trens de carga de um carro misto que por muito tempo correu entre Taubaté e Cachoeira, saindo daqui às 4 e pouco da manhã e regressando à 9 e meia da noite, permitindo a ida e volta às cidades desse trecho no mesmo dia, como se dá com São Paulo. (Jornal de Taubaté).
1906 Com as bênçãos do Rev.mo Vigário Mons. Antônio do Nascimento Castro, inauguram-se Oficinas de Alfaiataria do Lyceu de Artes e Ofícios da Associação Artística e Literária de Taubaté, presidida pelo Dr. Gastão Câmara Leal e que já conta com alunos. O prof. é o Sr. Antônio Marcondes de Salles. (O Norte).
1914 Morre em Taubaté o Sr. Bento J. Alves Monteiro, de distinta família taubateana e antigo contramestre das oficinas de alfaiates do Lyceu de Artes e Ofícios da Associação Artística e Literária que hasteou seu pavilhão em funeral. Foi sepultado no Convento. (O Norte).
1914 Ao cap. Antônio José Rodrigues da Silva, 3.º Juiz de Paz do distrito de Taubaté, o ten. c.el Augusto César Monteiro, 2.º Juiz de Paz que vai cuidar das próximas eleições do dia 19 para senador estadual, transmite o exercício do cargo. (O Norte).
1940 Patrocinada pelo seu Departamento de Cultura, realiza-se no Taubaté Country Club uma conferência sobre “A Força da Pátria” pelo cientista e homem de letras Dr. A. Gama Rodrigues. (O Momento).
1941 Morre em Tremembé o Sr. Antônio Lourenço Xavier, com 72 anos e que ali vivia há mais de 50 anos, tendo sido Prefeito Municipal durante 17 anos. Durante sua gestão procedeu-se ao alinhamento das ruas e praças, instalou-se a iluminação, construiu-se a variante da E.F.C.B. ergueram-se edifícios da Prefeitura, do Grupo Escolar, dos Correios e Telégrafos, do Matadouro Municipal e o estádio do C. A. Tremembé. (O Momento).
1946 Às 13h a Companhia Usinas Nacional inicia a entrega de açúcar aos comerciantes da praça contemplados com requisição da Prefeitura Municipal, racionado com está o produto. (Folha Democrática).
1957 Lei n.º 254 cria a Faculdade de Direito de Taubaté constituída em autarquia pela Lei n.º 654 de 30 de outubro de 1964. (Manual).
_______
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu