24 de agosto de…

23 de agosto de…

22 de agosto de…

21 de agosto de…

Siga o Almanaque Urupês

  • @almanaqueurupes

    @almanaqueurupes

    /almanaqueurupes

Sua pesquisa

- Efemérides

17 de agosto de…

1947   O deputado estadual taubateano Dr. Antônio de Oliveira Costa é escolhido para líder do Partido Social Democrático na Assembléia Legislativa (Câmara Estadual).

1611   Por provisão do Governador-Geral D. Luís de Sousa, a povoação de Santa Ana das Cruzes de Mogi (Mogi das Cruzes) é elevada á categoria de Vila. (Folhas).

1671   Carta Patente confirma Agostinho de Figueiredo no cargo de capitão-mor vicentino. Era português.

1836   Portaria da Presidência da Província marca divisas entre Areias e Silveiras.

1839   Portaria do governo da Província dirime dúvidas suscitadas por moradores das fregue-sias de Areias e Queluz quanto a limites com Silveiras.

1886   A Câmara Municipal de Taubaté declara eleito e empossado o vereador Dr. José Pereira Corsino. (Gazeta de Taubaté de 22).

1886   Na Câmara Municipal de Taubaté é lido ofício do secretário da Província comunicando despacho do Presidente em recurso do Dr. João Porfírio de Macedo mandando que o mesmo seja reintegrado no cargo de vereador. (idem).

1886   A receita da Câmara Municipal no exercício de 1885-1886 terminado a 30 de junho último foi de 38:480$640 e a despesa de 37:559$412. (idem).

1886   A Câmara Municipal de Taubaté aprova a proposta do Sr. João Carvalho dos Reis que é contratado por 300$000 anuais para zelar pelo Parque Dr. Barbosa de Oliveira e pelas palmeiras (ainda novas) da Rua Dr. Falcão Filho. (idem).

1886   A Câmara Municipal de Taubaté decide construir uma capela no cemitério municipal (do alto da Boa Vista) a fim de que o mesmo seja inaugurado no próximo dia de finados. (idem).

1886   A Câmara Municipal de Taubaté autoriza estudos para aumento da água do único chafariz existente na cidade (Largo do Chafariz – mercado) pois a mesma tende em desaparecer. (idem).

1890   No Teatro São João realiza-se espetáculo variado pelo Grupo dos Progressistas (dramático, acrobático, ginástico e de força hercúlea). Às 8h39 abertura pela orquestra Philarmônica Taubateense; 2.ª parte: ginástica, acrobacia e força hercúlea; 3.ª parte: um chistoso monólogo pelo artista João Batista Goes; 4.ª parte: caleidoscópio gigante por Luiz Gonzaga de Camargo, filho do pirotécnico Daniel José de Camargo. (Jornal do Povo de 15).

1890   Com mais de 60 interessados realiza-se no sobrado n.º 1 do Largo da Matriz a segunda sessão preparatória para fundação da Liga Beneficente dos Homens do Trabalho de Taubaté em que se discute o seu estatuto e se marca nova reunião para o próximo domingo 24. A sessão se prolongou de 13 às 15h30. A reunião marcada para as 11h à Rua do Rosário n.º 18 com relação ao Partido Operá-rio não se realizou. (Jornal do Povo de 20).

1890   Os senhores John M. Tindall, Dr. Cox e Normanton são alvo de brilhante manifestação do povo taubateano pela auspiciosa incorporação da companhia construtora da estrada Taubaté-Ubatuba.

1905   A Taubaté onde já se encontra com sua família o Rev. Elias Escobar Júnior, ministro do evangelho, que vai dirigir as Igrejas Metodistas desta cidade e de Cunha, chega o ministro Rev. Jovelino M. de Camargo que às 19h30 pregará no templo de Taubaté onde há prática todos os domingos e quintas-feiras e escola dominical após o culto do meio-dia. (Jornal Taubaté, 17).

1905   A Venerável Ordem Terceira da Penitência pede à Câmara Municipal o cumprimento de duas de suas resoluções: o socamento de taipa nos terrenos hoje da Ordem, segundo contrato com o Sr. Visconde do Tremembé e colocação de combustores de gás ao lado do cruzeiro em substituição dos dois postes de madeira em que existiam lampiões de querosene. (Jornal de Taubaté de 10 de outubro de 1905).

1914   No Asilo de Mendigos de Taubaté onde se achava internada falece D. Luíza Gomes, com 112 anos, viúva de Joaquim Gomes e filha de Cesário do Amor Divino e Maria da Conceição, com diversos filhos, de naturalidade africana. (O Norte de 19).

1932   D. Epaminondas Nunes d’Ávila e Silva, 1.º bispo de Taubaté, através de seu secretário particular P.e João Maria Raymundo da Silva, exorta seus diocesanos a cooperarem na “Campanha do Ouro a bem de São Paulo” na revolução constitucionalista. (O Lábaro de 21).

1940   Realiza-se cerimônia simples de colocação da última telha no prédio em construção da Sociedade Taubateana de Ensino cujas obras estão a cargo do Sr. Ismael Abitante. (O Momento de 18).

1946   Chegam a Taubaté os membros componentes da Comissão Julgadora dos Trabalhos do Primeiro Salão de Belas Artes do Vale do Paraíba desta cidade, presidida pelo prof. Cymbelino de Freitas, presidente da Associação Paulista de Belas Artes. O encerramento da exposição se dará a 22 do corrente. (Folha Democrática de 18).

1946   O Sr. Juventino Tavares, vice-presidente da Associação Comercial de Taubaté e no exercício da presidência por licença em que converteu Francisco de Almeida e Silva o seu pedido de exoneração comparece à reunião da Comissão Municipal de Preços na Prefeitura Municipal. Primeira reunião ordinária depois de sua instalação a 14 do corrente, deixando de comparecer tão somente o Sr. Raul Guisard que não tomou posse do cargo. A Comissão luta com dificuldade por falta de dados. (idem).

1946   A “Folha Democrática” de Taubaté profliga o ato do Ministro da Justiça que atendendo a representação do Chefe de Polícia do Distrito Federal suspendeu por 15 dias a circulação da “Tribuna Popular” órgão do Partido Comunista no Rio de Janeiro. (idem).

1947   Noticia-se o falecimento na Casa de Saúde Santa Isabel em Taubaté da Ex.ma Sr.a D. Escolástica Toledo Amaral, natural de Campinas (onde é sepultada), progenitora do Ex.mo Sr. Dom Francisco Borja do Amaral, bispo diocesano. (Taubaté Jornal).

1947   O deputado estadual taubateano Dr. Antônio de Oliveira Costa é escolhido para líder do Partido Social Democrático na Assembléia Legislativa (Câmara Estadual). Declina de homenagem e pede entrega produto ao orfanato. (Taubaté Jornal).

1947   O Taubaté Jornal aprova a decisão do Prefeito Municipal Sr. Oswaldo Costa de inaugurar proximamente duas feiras livres, uma na Praça Santa Teresinha e outra no Bairro de Santa Luzia. (Taubaté Jornal).

1947   Reaparece o semanário local “Taubaté Jornal” em sua nova fase, sob direção do Sr. Evandro Campos, sub-direção do Sr. Moysés Calile Júnior, e secretaria dos Srs. José Romão Pereira e Aguinaldo Teixeira Pinto. Circula agora aos domingos. Está em seu ano I, n.º 39. Redação: Rua Dr. Emílio Winther, 293, custando a assinatura semestral 15$000.

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Deixe um comentário

Almanaque Urupês  @2025. Todos os direitos reservados