13 de setembro de…

 13 de setembro de…

Na imagem, Filipe II de Castela*

 

*1598   Morre Filipe II de Castela. (Rio Branco, Ef. 429).

 

1857   O insigne taubateano, D. José Pereira da Silva Barros, futuro arcebispo de Darnis, recebe as sagradas ordens do diaconato na capela de São Sebastião perto da cidade de Caldas. (Diário de Taubaté de 23/4/1898).

 

1860   Nasce em Pindamonhangaba Dom José Marcondes Homem de Mello, filho do c.el Benedito Marcondes de Homem de Mello e de D. Maria Pureza Marcondes de Mello. Foi ordenado sacerdote a 11 de março de 1883. Iniciou sua carreira sacerdotal como coadjutor da paróquia de Taubaté onde esteve apenas 6 meses. Foi vigário de São Roque, de Cruzeiro e do Brás na Capital. A 30 de novembro de 1895 D. Joaquim Arcoverde o nomeou Cônego Catedrático da Sé de São Paulo. A 29 de julho de 1900 Leão XIII concedeu-lhe as honras de Monsenhor e a distinção da medalha Pro Eclesia et Pontifice. Em fevereiro de 1905 foi eleito bispo do Pará com a renúncia de Dom Francisco do Rego Maia. Foi sagrado arcebispo a 29 de junho de 1906. De volta de Roma sobreviveu ao naufrágio do navio “Sírio” de 4 de agosto de 1906 em que pereceu o prelado D. José de Camargo Barros a que sucedeuem São Paulo o taubateano D. Duarte Leopoldo e Silva. Chocado com o sucedido, com a saúde abalada, renunciou ao arcebispado do Pará sendo nomeado a 6 de dezembro de 1906 Arcebispo Titular de Ptolomaida. Com a subseqüente criação do bispado de São Carlos do Pinhal foi nomeado para dirigir essa diocese. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – pp. 292/3/5).

 

1876   O Dr. Miguel Bernardo Vieira de Amorim é nomeado juiz municipal e de órfãos do termo de Taubaté em virtude da remoção do Dr. Francisco José dos Santos Cardoso para o termo de Rezende. (A Imprensa de Taubaté).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté autoriza seu presidente c.el Jordão Pereira de Barros a se entender com a Companhia de Gás e Óleos Minerais de Taubaté sobre o horário para se acenderem e apagarem os lampiões da cidade para organização de tabela e colocação de combustores nos largos da Matriz, Dr. Paula de Toledo, do Chafariz e outros. (Gazeta de Taubaté).

 

1897   O ten. c.el João Batista Alves Mourão, Dr. Fernando de Mattos e José Gomes de Assis Camargo convidam os republicanos oposicio-nistas de Taubaté para uma reunião a 16 na Rua da Piedade (Dr. Emílio Winther, 62) para eleição da Diretória Provisória e do delegado à Convenção na Capital do Estado. (Diário de Taubaté).

 

1897   Dom José Pereira da Silva Barros, arcebispo de Darnis, à procura de melhoras para sua saúde abalada, parte de novo para Caxambu, donde pretende voltar a 2 de outubro. (Diário de Taubaté).

 

1901   O jornalista e poeta português, aqui radicado, Sr. Victorino Coelho de Carvalho tem quase concluído o “Almanack do Norte de São Paulo para 1902” que deverá ser exposto à venda em outubro próximo com o mesmo êxito do “Almanack do Diário de Taubaté” de 1899. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Os acionistas da empresa “Velódromo Tauba-teense” são convidados a se reunirem em assembléia geral extraordinária no próximo dia 21 às 18h na sede da Associação Comercial de Taubaté à Rua Marquês do Herval, 114 para tratarem da reorganização ou liquidação da mesma. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Resolução n.º 5 da Câmara Municipal de Taubaté autoriza a Prefeitura a desapropriar os terrenos nas cabeceiras dos mananciais de água que abastecem a cidade de modo que não fiquem moradores acima da represa que deverão ser indenizados pela Companhia Norte Paulista, concessionária do abastecimento de água. A mesma resolução dá o prazo de 30 dias para a referida companhia instalar os registros de incêndio na cidade sob pena de multa de 50$000 por dia. (O Norte).

 

1925   Morre em Taubaté D. Clara Gomes de Camargo Rodovalho, missa de 2.º aniversário a 13/9/1927. (O Norte de 11/9/1927).

 

1931   “A Folha” de Taubaté noticia o falecimento no Rio de Janeiro de Mons. José Francisco de Moura Guimarães, de tradicional família taubateana. Por 18 anos foi secretário particular do Cardeal D. Joaquim Arcoverde e o 1.º sacerdote brasileiro a assistir a uma sagração cardinalícia no Vaticano; foi escrivão ajudante da Câmara Eclesiástica, capelão do Cabido metropolitano e por vezes promotor interino. Era camareiro honorário de S. Santidade; ultimamente exercia as funções de capelão da Venerável Ordem Terceira dos Mínimos de São Francisco de Paula. Transladado para Taubaté, houve missa de corpo presente na residência de seu cunhado major João Bonifácio de Moura Sobrinho.

 

1932   Realiza-se na Escola Normal Livre reunião presidida prof. Oscar do Amaral, fiscal, Dr. Ernestino Lopes Jr. diretor e prof. Mello Ramalho, lente de puericultura, para criação em Taubaté do Departamento de Assistência à Infância. A sede do Departamento foi localizada à Rua Duque de Caxias, 26, em local cedido pela Sociedade Vicentina e o seu objetivo é socorrer com vestuário, alimentação e medicamentos os filhos dos nossos soldados constitucionalistas. (A Folha).

 

1945   Aniversaria o Sr. José Estácio de Moura Guimarães, secretário da Prefeitura e diretor de “Nossa Terra”, antigo membro da A.P.I. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

almanaqueurupes

1 Comment

  • A adição do estado de fã falhou: A tua tentativa para te tornares fã não foi bem sucedida. Tenta novamente.

Comments are closed.