12 de maio de…
1876 Morre, em Taubaté, o Capitão Benedito José do Amaral conhecido por capitão Belito, com 82 anos filho de Salvador Vaz de Toledo de quem só resta a filha D. Rita Vaz. (A Imprensa de Taubaté).
1888 Assume o cargo de Delegado de Polícia de Taubaté, o cidadão Antônio Gomes de Souza Penna, que marca audiência todas as terças-feiras às 11 h. da manhã no Paço Municipal. Escrivão: Francisco das Chagas Monteiro. (O Liberal Taubateense).
1888 Entra em exercício do cargo de Juiz de Paz (4º) o cidadão Joaquim Vieira de Moura que marca suas audiências para os sábados às 11 h. da manhã no lugar de costume. (O Liberal Taubateense).
1895 Suspende sua circulação em Taubaté o jornal local “A Cidade de Taubaté” que saía às quintas-feiras e domingos, de propriedade de Armindo Marcondes & Cia., com tipografia à rua do Sacramento, n. 26. A assinatura anual custava 9$000 por ano ou 5$000 por semestre. Pretende reaparecer com a aquisição da maquinaria e material do outro extinto jornal local “O Imparcial”, em tamanho maior. (O Popular).
1900 Mons. Miguel Martins presta na Igreja de São Pedro, em Roma, o compromisso de Monsenhor Protonotário Apostólico com que o galardoou o Papa Leão XIII. Nasceu em Taubaté a 09/09/1839 e aqui faleceu a 27/06/1918. A ele Taubaté deve o fato de ser sede de bispado. Foi coadjutor de Taubaté e vigário de várias paróquias. Era Cônego honorário da Sé de São Paulo e Missionário Apostólico, autor de diversas obras religiosas. (O Norte de 28/06/1918).
1901 Às 16 h. a Associação Musical Philarmônica Taubaté realiza seu 30º Concerto Musical no Jardim Público do Largo da Estação, tocando 8 peças escolhidas. A seguir vai abrilhantar o leilão que após a reza realiza-se em frente à recém-inaugurada capela de Santa Cruz do Bentinho na rua Jacques Félix, hoje Mariano Moreira, já demolida. (1969). Festeiros: Maria Gomes Valente e Francisco Correia Leite. (Jornal de Taubaté).
1901 O Sr. Francisco Fernandes de Oliveira e Silva muda-se com sua família para a Capital. (Jornal de Taubaté).
1901 O jornal da Capela de Aparecida completa 12 anos de existência, denominado “Luz de Aparecida”. (Jornal de Taubaté).
1910 Morre, em Taubaté, o c.el Luiz Moreira da Silva, com 81 anos de idade, vice-cônsul de Portugal e fazendeiro no município. Era pai dos Srs. João Afonso Moreira, Maria José Moreira Varela, casada com o Sr. Victoriano Eugênio Varela, Isaltina Moreira da Silva, Waldemira Moreira da Silva, Cap. Antônio Afonso Moreira e Dr. Affonso Moreira da Silva, ilustre advogado.
Era filho de Antônio da Silva e Josepha Moreira, portugueses. Nasceu, em Portugal, em 1829. Veio moço, aqui em Taubaté residindo 50 anos onde casou-se com D. Escolástica Pereira de Toledo, irmã do c.el João Afonso Vieira, falecida a 19/01/1890, filha de Antônio Affonso Vieira, falecido a 19/05/1886, e de D. Francisca de Paula Toledo. Desde 30/10/1902 era vice-cônsul. (O Norte).
1910 Recebidos no Largo do Convento pela Bandeira do Espírito Santo entram na cidade 50 carros de lenha organizados pelo popular Capitão Manoel de Oliveira Santos Areão, vindos do bairro do Areão e que são oferecidos ao Imperador do Divino, ten. Octaviano de Andrade. (O Norte).
1910 Visita Taubaté o Dr. Ruy da Trindade, secretário-geral e comissário do governo do Estado de São Paulo em Bruxelas, que percorre o Estado em busca de dados para a propaganda do café na Europa.
1910 Passam por Taubaté os andarilhos Oscar Weyrich, Alex Pergelow, Jacob Kant e W. C. Van der Wall, de nacionalidade inglesa, americana, alemã e holandesa. Visitaram ontem a Câmara Municipal e receberam 10$000 (dez mil réis) de ordem do Prefeito. (O Norte).
1914 Na Sé Catedral, o Cônego Benjamim de Toledo Mello celebra missa de 7.º dia em sufrágio da alma de D. Eulina de Sá Moraes, filha do Sr. Abílio Cândido de Sá Moraes, antigo comerciante na praça. (O Norte).
1914 Com 24 anos, morre a Sr.ta Leonor Bressane Malta, filha do Deputado Dr. João Francisco Malta, sobrinha do Capitão Antônio L. Malta e do Major Antônio Penna e irmã dos Srs. João F. Malta, fazendeiro; Raul B. Malta, farmacêutico; Luís Malta e José B. Malta, estudantes. (O Norte).
1914 Morre, em Taubaté, D. Maria Eugênia do Espírito Santo pertencente ao número de pobres socorridos pela Sociedade de São Vicente de Paulo desta cidade. (O Norte).
1927 A fim de favorecer o comércio de frutas do Norte do Estado o Sr. Gabriel Ribeiro dos Santos, secretário da Agricultura, autoriza a diretoria de Estradas de Rodagem a proceder estudos de uma rodovia ligando Cunha a Guaratinguetá. (O Norte).
1934 No recém-fundado Taubaté Pálace-Hotel, de propriedade da firma Heitor & C.ia, realiza-se um lauto almoço oferecido à imprensa local. (Ficava no prédio de residência da família do c.el José Benedito de Mattos, onde está hoje (1968) um Supermercado, esquina da Rua Visconde do Rio Branco com Rua Chiquinha de Mattos). (O Lábaro).
1945 À Rua Cons. Moreira de Barros, 258, em terreno doado por dona Cármen Castilho Marcondes realizam-se as cerimônias de bênção da pedra fundamental da nova Capela das Servas do SS. Sacramento, procedidas por Dom Francisco Borja do Amaral, bispo diocesano. A Congregação das Servas do SS. Sacramento instalou-se em nossa cidade em junho de 1939 (a 2.ª no Brasil) em prédio generosamente doado pela Ex.ma D. Maria Angélica Castilho Marcondes. A primeira oferta para as obras da Capela foi feita pelo Sr. Amaro Negrini na importância de CR$1.000,00. (Nossa Terra).
______
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu
1 Comment
nothing to say.
Comments are closed.