11 de junho de…
1557 Morre o rei D. João III, soberano que dividiu o Brasil em Capitanias e promoveu sua primeira colonização. (Rio Branco, Ef. p. 277).
1611 Morre, em São Paulo, D. Francisco de Sousa, Capitão General e Governador da Repartição do Sul (distrito de São Vicente, Espírito Santo e Rio de Janeiro). (Rio Branco, Ef. p. 277).
1620 Manuel Rodrigues de Morais é nomeado, pelo Conde de Montesanto D. Álvaro Pires de Castro, 45.º capitão-mor da Capitania de São Vicente de cujo cargo tomou posse na Vila a 11/01/1621.
1847 Morre o príncipe imperial D. Afonso, no Palácio da Boa Vista. (Rio Branco, Ef. p. 278).
1868 Ordem do Dia do Quartel do Comando do Corpo de Cavalaria n.º 2 da Guarda Nacional de Taubaté, de que é secretário o alferes José Vieira de Moura e Comandante o ten. c.el Mariano José de Oliveira e Costa, torna público que prestaram juramento e tomaram posse: de tenente cirurgião do corpo, o guarda Julião Pereira Gomes de Gouvêa; de tenente da 2.ª companhia, o alferes Antônio Claudino Moreira e de tenente da 3.ª companhia, o alferes Francisco Affonso Vieira. (O Paulista).
1876 Morre, em Taubaté, D. Umbelina Gertrudes de Escobar Aquino, professora aposentada da cadeira de São José dos Campos, esposa do Prof. de Ubatuba Sr. João Thomaz de Aquino. (A Imprensa).
1876 Procedente de Caçapava onde realizou proveitosas missões chega a Taubaté o virtuoso Frei Caetano de Messina, Prefeito Comissário Geral dos Missionários Capu-chinhos, que é cumprimentado inclusive por um apreciável número de caçapavanos vindos em 8 troles capitaneados pelo Comendador João Lopes Moreira. Em Caçapava conseguiu mudar a feira (mercado) de domingo para sábado. O missionário tem 72 anos, esteve em Caçapava 1 mês e mora na corte (Rio de Janeiro). (A Imprensa de Taubaté).
189… Morre, em Taubaté, o Sr. José Alves da Silva Coelho (missa de aniversário a 11/6/1897. (Diário de Taubaté).
1890 Assume o cargo de sub-delegado de polícia de Taubaté, o sr. Antônio Afonso Moreira, 2.º su-plente; no cargo de delegado de polícia está o Dr. Fernando de Mattos. (Jornal do Povo).
1895 Encontram-se, em Taubaté, os srs. Drs. Por-ciúncula e Neves da Rocha, engenheiros do Estado; o primeiro veio fazer o orçamento para a reparação das estradas reclamadas pela Câmara Municipal e da Ponte do Una entre o distrito de Tremembé e o município vizinho de Pinda; o Dr. Neves da Rocha é encarregado de orçar os reparos e ampliação do velho edifício municipal (antiga cadeia) à rua São José esquina da rua Marquês do Herval que será destinado às dependências e repartições municipais reservando o atual edifício da Câmara para escolas. (O Popular).
1897 Em substituição ao cap. Antônio Affonso Moreira, assume o cargo de Delegado de Polícia de Taubaté, na qualidade de 2.º suplente, o cap. Leopoldino de Abreu. (Diário de Taubaté).
1897 Joaquim Mariano da Luz e Francisco Pereira da Costa, fiscais da Câmara Municipal de Taubaté avisam os interessados que de acordo com resolução da mesma, é proibido manter animais de qualquer espécie no Largo do Chafariz (Dr. Paula de Toledo) que devem ser recolhidos ao quintal do Sr. José Benedito da Silva Esteves, vulgo Juca Esteves. (Diário de Taubaté).
1898 Morre, em Taubaté, o c.el João Affonso Vieira, prestigioso chefe político republicano, coletor de rendas, 1.º juiz de paz, diretor do Banco Popular de Taubaté, acionista da Companhia Taubaté Industrial, deixando viúva D. Marianna Eugênia de Almeida Vieira e filhos. Presidente do diretório do Partido Republicano local, vereador presidente da Câmara. (Diário de Taubaté).
1905 Na missa cantada da Festa do Divino toca a orquestra da “Philarmônica Taubateense” sob a regência do maestro Antônio Penzo com missa e credo de Nossa Senhora Aparecida de sua autoria. Os solos são cantados pelas Sr.as D. Amélia da Silveira, D. Julieta de Toledo, Sr. Joaquim Xavier de Assis Camargo (regente do coro). O coro é feito por D. Benedita Palmira e D. Benedita Vieira da Conceição, por promessas; à tarde há promissão de Pentecostes e leilão em frente à Casa da Festa. Foi executada essa missa pela 1.ª vez há dois anos. (Jornal de Taubaté).
1906 Morre, no Rio de Janeiro, o Sr. Major José Rabello que por muito tempo residiu em Taubaté onde exerceu com proficiência a profissão de guarda-livros. Era progenitor do Sr. Eduardo Rabello Sobrinho tradicional proprietário da papelaria “Casa Rabello”. (O Norte).
1910 Morre, na vila de Tremembé, D. Maria Francisca do Espírito Santo, com 80 anos, proge-nitora do Sr. Francisco Coelho Ferreira, mem-bro do diretório republicano daquela vila. (O Norte).
1914 Dia de Corpus Christi, na Sé Catedral de Taubaté das 7 às 10 horas realizam-se as cerimônias de ordenação sacerdotal do 1.º aluno e taubateano a se formar pelo nosso Seminário Diocesano: P.e Custódio Bernardo da Silva aqui nascido a 28/03/1884 filho do prof. aposentado ex-delegado de polícia cap. João Olympio Theodulo da Silva e de D. Olympia Pereira de Toledo, falecida. Na Catedral repleta, estão presentes além de D. Epaminondas, o vigário geral Mons. Nasci-mento Castro; Côn. Benjamim de Toledo Melo; promotor eclesiástico; P.e José Alves de Moura, secretário do bispado; P.e Antônio Fir-mino Vieira de Araújo, reitor do Seminário; P.e Florêncio, vigário; P.e Antônio G. Vieira, coadjutor; Cônego José Altino de Moura e P.e José Soares Machado, professores. (O Norte).
1914 O Grupo Escolar “Dr. Lopes Chaves” encerra o semestre letivo com um festival cinemato-gráfico no Taubaté Cinema e o 2.º Grupo Escolar de Taubaté com um piquenique na chácara da Caixa d’Água gentilmente cedida pelo Dr. Fernando de Mattos. (O Norte).
1914 O Juiz de Direito da Comarca de Pindamo-nhangaba profere sentença dando ganho de causa à Câmara Municipal daquela cidade no processo de encampação da usina de eletricidade daquele município, para o que depositou no Tesouro do Estado oportuna-mente 120 contos de réis. (O Norte).
1914 Na Catedral de Taubaté realizam-se as ceri-mônias com que foram conferidas Ordens Menores aos alunos do Seminário Diocesano local, os seminaristas Plínio Gonçalves, Antônio Telésforo de Moura, José Benedito Monteiro e Israel Moreira. (O Norte).
1921 A banda de música da Fábrica de Tecidos de Taubaté parte para Pindamonhangaba pelo trem misto a fim de participar das homenagens que ali são prestadas ao Dr. Washington Luiz, Presidente do Estado que visitou Campos do Jordão nesse dia. Ao banquete que lhe é oferecido às 20 horas, estão presentes o Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa, Dr. César Costa e Dr. Gastão Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal, representantes de Taubaté. Após recep-ção no palacete da Escola de Farmácia e Odontologia, segue-se sarau. Em frente à fachada iluminada está armado coreto enfeita-do onde a banda de música da Fábrica de Tecidos de Taubaté executa diversas peças de seu repertório, inclusive uma bela fantasia com motivos de “Guarani” de Carlos Gomes, sob a batuta do talentoso maestro ten. Arthur Vieira, muito aplaudida e apreciada. (Athayde Mar-condes – Pinda 250 anos – pág. 467 e 474).
1939 Encontra-se, em Taubaté, de volta de sua viagem a Roma, onde representou a Ação Católica da Diocese de Taubaté no Congresso Mundial, a distinta conterrânea D. Marina Costa. (O Lábaro).
1940 O Sr. Urbano da Silva Oliveira, delegado seccional do Serviço Nacional de Recen-seamento instala a agência local à Rua Visconde do Rio Branco, 303. Para Delegado Municipal foi nomeado o Sr. João Rei Rosa. (O Momento).
_____
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu