25 de julho de…

0
Share

18….    Nasce o Dr. Gama Rodrigues, deputado estadual pelo antigo Partido Republicano Paulista, Presidente da Câmara Municipal de Lorena, antigo chefe da Santa Casa daquela cidade. (O Momento de 3/8/1941).

 

1876   Em viagem inaugural chega ao porto de Tremembé no município de Taubaté, mas um vapor procedente de Cachoeira, ponto terminal da Estrada de Ferro D. Pedro II. Chama-se Ypiranga, tem fundo de prato, câmara para 20 passageiros, força de 40 cavalos, de propriedade do Sr. Manoel Joaquim Teixeira, (A Imprensa de Taubaté).

 

1884   O deputado geral taubateano Conselheiro Moreira de Barros declina da honra de presidir a Câmara dos Deputados para continuar com independência integrando a bancada paulista e defender a integridade da propriedade privada contra os excessos dos comunistas de então, como eram chamados os abolicionistas.

 

1884   A alfaiataria do Galvão, do Sr. José Francisco Galvão muda-se para o n.º 112 da mesma Rua Dr. Winther em frente à casa do Sr. Francisco de Salles Moreira (mudou-se a 21 do corrente).

 

1886   Noticia-se o falecimento do honrado chefe de família Sr. José Gomes Tinoco vítima de paralisia que o prostrou no leito por apenas 3 dias. (Gazeta de Taubaté).

 

1890   O Sr. Manoel de Souza Leite deixa definitivamente o Jornal do Povo. (Ano III, n.º 7).

 

1890   À Rua do Patrício n.º 75 instala-se uma fábrica de licores da Sociedade Moreira & Fonseca (Jornal do Povo), de que é sócio o Sr. Theodoro Luiz Moreira. (Jornal do Povo).

 

1890   O ten. Vicente Lucidoro de Oliveira comanda o destacamento policial de Taubaté do qual o cabo João Pires foi promovido a sargento. (Jornal do Povo).

 

1890   O procurador do Conselho de Intendência Municipal de Taubaté está autorizado a contratar a iluminação pública do Tremembé durante as festas do Bom Jesus. (Jornal do Povo).

 

1890   Acha-se seco o chafariz da biquinha da Rua do Patrício desde ontem.

 

1890   O Sr. José Pedro Malhado Rosa oferece ao Conselho de Intendência Municipal os retratos do Presidente da República e dos Membros do Ministério para a sala. (Jornal do Povo).

 

1895   Em trem especial às 10h chega a Taubaté o Dr. Bernardino de Campos, Presidente do Estado que aqui vem a convite de Dom José Pereira da Silva Barros para presidir às solenidades de inauguração dos salões do Externato São José, visitando também o Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, em reconhecimento ao seu interesse pela instrução pública local. (O Popular).

 

1897   Morre em Taubaté D. Maria Clara Moura Albernaz, esposa de Manoel Ferreira de Albernaz e filha do cap. José Moreira da Costa Mattos. (Diário de Taubaté).

 

1901   Às 6h da manhã, na praia do flamengo no Rio de Janeiro a Ex.ma  Sr.a  D. Maria Vieira, esposa do c.el Francisco Gomes Vieira e o jovem acadêmico Dr. José Alfredo Granadeiro Guimarães Jr. iam sendo vítimas das ondas, devido à forte ressaca, salvando-se devido ao socorro prestado pelo alemão Herman Begerorow que demonstrou inaudita coragem e foi por isso alvo de calorosos aplausos. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Passa por Taubaté o Dr. Campos Salles, candidato à Presidência da República lançado pelo Senhor Gen. Pinheiro Machado. Na Estação da E. F. Central é servido champanhe e se fazem ouvir vários oradores: Dr. José Aristides Monteiro, Côn. Benjamim de Toledo Melo, Dr. Pedro Costa, Euzébio de Toledo e um popular, tocando a banda João do Carmo. (A Verdade).

 

1905   A Superintendência de Obras Públicas do Estado aprova contrato com o Sr. Nicola Grigola para obras suplementares do Grupo Escolar de Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Chega a Taubaté uma escolta do 1.º batalhão, de 1 cabo e 2 praças para conduzir para São Luís do Paraitinga o assassino João Barbosa do Prado preso no dia 17 na fazenda do Quilombo, do Sr. Gomes Vieira. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. G. Brunini, Presidente da Societá Italiana di Mutuo Socorro Príncipe di Napoli de Tauba-té, convida para assembléia geral extraor-dinária no próximo dia 30 para tratar da Escola Príncipe da Nápoles que a sociedade mantém em Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1908   Realizam-se as cerimônias de ordenação sacerdotal do Rev.o Pe João Cristóvam Fischer do Sagrado Coração de Jesus (SCJ). (Taubaté Jornal).

 

1910   Em bonde especial que partiu de Taubaté às 13 horas seguem para a Vila de Tremembé os engenheiros Drs. Hypolito Pereira Leitão, Manoel Leite de Souza e Huáscar Pereira, este, engenheiro do distrito, acompanhados do Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa, deputado estadual, em visita de estudos relativos ao projeto de construção de uma estrada de Ferro ligando aquela vila a Campos do Jordão, com entroncamentoem Taubaté. A Câmara Municipal oficia agradecendo ao Dr. Pádua Salles, Secretário da Agricultura, seu interesse. (O Norte).

 

1910   O Dr. Gastão da Câmara Leal, Prefeito Municipal de Taubaté apresenta à Câmara Municipal projeto de lei proibindo neste município a caça de perdizes de 1.º de agosto a 31 de março de cada ano, bem como a de pássaros cantores, em qualquer época, que só poderão ser apanhados vivos com emprego de alçapões para manutenção em gaiola. Vinha se noticiando grande mortandade de pássaros especialmente numa chácara da Rua do Patrício. (O Norte).

 

1910   Morre em Taubaté o Sr. José Mestre, componente da Corporação Musical João do Carmo. (O Norte).

 

1912   Alguns negociantes de Taubaté, seguindo exemplo verificado em outras cidades do vale, decidem não mais aceitar moedas de cobre em circulação. (A Federação).

 

1914   Na Praça Campos Sales inaugura-se o novo estabelecimento comercial do Sr. José Nemer Parquet com amplas vitrinas denominado “Parque das Modas”. Às 15h o Côn. Benjamim de Toledo Melo procede à bênção das instalações depois do que corre “profuso copo de cerveja”. (O Norte).

 

1914   Às 15h com a presença do prof. José Carlos Dias, inspetor escolar, Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito e Inspetor Literário Municipal, instala-se no 2.º Grupo Escolar de Taubaté a aula de modelagem em ato presidido pelo Diretor prof. Álvaro Ortiz. Será uma vez por semana no 4.º ano masculino. Na aula inaugural cada aluno fez uma esfera de barro. Fala o inspetor escolar. O Capitão Francisco Cândido Vieira, licenciado por 1 ano, vem sendo substituído interinamente por Ignácio Marcondes Filho na portaria do Grupo. (O Norte).

 

1914   Atendendo solicitação do Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito de Taubaté, por ofício de 10 do corrente, o Dr. Paulo de Frontin, diretor da Central, por seu secretário oficia comunicando que determinou a concessão de passagens a preços de subúrbios entre as estações de Quiririm, Taubaté e Tremembé. (O Norte).

 

1927   O ilustre taubateano Dr. José César de Oliveira Costa, deputado estadual, faz, na Assembléia Legislativa, o necrológio do Dr. Carlos Augusto Pereira Guimarães, nascido em Paraibuna a 15 de janeiro de 1862, filho do desembargador Dr. Francelízio Adolpho Pereira Guimarães e de D. Antônia Margarida Muniz Barreto Guimarães, formado pela Faculdade de Direito em 31 de outubro de 1883. Foi promotor público e juiz de direito em Jundiaí, Mococa e Campinas onde foi Vereador e Presidente da Câmara. Deputado Estadual em 1898 e Presidente da Câmara dos Deputados em 1899 reeleito na legislatura seguinte. Foi Secretário do Interior no Governo Albuquerque Lins de 1908 a 25/11/1911. Foi eleito Vice-Presidente do Estado no quatriênio 1912 – 1916 e exerceu o Governo por moléstia do Dr. Rodrigues Alves de outubro de 1913 até janeiro de 1915 e daí Diretor do Banco Comércio e Indústria de São Paulo S/A. (O Norte).

 

1933   Realizam-se em Taubaté as solenidades comemorativas da passagem do 25.º aniver-sário (bodas de prata) da ordenação sacerdotal do P.e João Christovam Fischer, da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, lente de Teologia Moral, Direito Canônico, Liturgia, Latim e Hebraico do Seminário Diocesano, que chegou ao Brasil recém-ordenado na Holanda. Foi coadjutor de Itajaíem Santa Catarina. Voltando à Europa às vésperas da guerra mundial foi capelão militar em acampamentos de prisioneiros tendo sido agraciado com várias honras militares, inclusive com a distinção “Pró Eclesia et Pontífice”. (O Lábaro).

 

1948   O poeta e jornalista veterano Sr. Miguel Félix Carneiro é aposentado no cargo de Fiel de Tesoureiro da Prefeitura Municipal de Taubaté. (Taubaté Jornal).

 

1948   A Venerável Ordem 3.ª de São Francisco da Penitência trabalha para conseguir máquinas de costuras a fim de criar uma seção de costuras para os pobres da cidade. (Taubaté Jornal).

 

1948   O ten. c.el Otoniel E. Aranha assume o comando do 5.º B.C. em substituição ao ten. c.el  José da Silva. (Taubaté Jornal).

 

1948   O ten. Wilson Alves de Andrade deixa o cargo de oficial de Ligação entre o 5.º B.C. e a delegacia regional de polícia de Taubaté para exercê-lo em Guaratinguetá. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

 

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *