25 de outubro de…

0
Share

 

1741   Morre em Lisboa, Vasco Fernandes César de Menezes, Conde de Sabugosa, 4.º Vice-Rei do Brasil que governou de 23 de novembro de 1720 a 11 de maio de 1735. (Rio Branco, ef. p. 498).

 

1854   Nasce, em Pindamonhangaba, o ilustre médico Dr. Benedito de Araújo Ramos filho do capitão Manoel de Godoy e Silva e de D. Marianna Marcondes do Amaral Monteiro. Neto por parte paterna de Francisco Ramos da Silva e de D. Francisca Romeiro de Araújo. Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Em Pindamonhangaba foi contemporâneo do Dr. Galdino César e do Dr. Frederico Pereira. Clinicou em diversas localidades do Estado e finalmente em 189… radicou-se em Taubaté, estabelecendo-se com consultório à Rua do Sacramento, 15 (pouco depois da Papelaria Tofulli). Muito humanitário, assistia os doentes do Hospital de Santa Isabel, especialmente os tuberculosos. Foi médico do serviço sanitário municipal de Taubaté tendo prestado inestimáveis serviços à saúde pública local. Era casado com a distinta senhora D. Emília de Moura Araújo Ramos e dentre seus filhos se contam o farmacêutico Manoel Araújo Ramos, e as distintas professoras D. Zenaide de Moura Ramos (falecida solteira) e D. Emília de Moura Marcondes da Silva, viúva do distinto prof. Luís Augusto da Silva, diretor do Ginásio do Estado local, já falecido. O capitão Manoel de Godoy e Silva foi ilustre homem público em Pinda para cujo engrandecimento colaborou. Foi vereador da 1.ª Câmara Municipal de 1829 a 1832. Voltou a ocupar o cargo de 1837 a 1845, sendo eleito Presidente da mesma por dois anos consecutivos. Tomou parte na Revolução de 1842 e foi bom auxiliar de Monsenhor Marcondes. Foi um dos fazendeiros mais abastados de Pinda, onde faleceu. Entre seus filhos, irmãos do Dr. Araújo Ramos se contam: Dr. Clemente Marcondes Silva, falecido solteiro, P.e Avelino Marcondes Silva, Cônego Júlio Marcondes Silva, Thomaz Florentino Marcondes Silva, casado com D. Maria José Marcondes Monteiro, D. Rachel Marcondes Silva, casada com Lourenço Marcondes do Amaral, D. Firmina Marcondes de Godoy casada com Américo de Paulo O. Godoy e D. Anna Francisca Marcondes Silva. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – p.p. 71, 72 e 339).

 

1861   Na sociedade de Física de Francfurt o mestre escola Felippe Reis faz manobrar o seu aparelho telefônico a eletricidade. Morreu de desgostos em 1867. Só em 1876 é que o americano Grahan Bell teve a idéia de mudar em telefone magnético o primitivo que era elétrico, expandindo-se seu uso em Filadelfia. (Jornal de Taubaté).

 

1883   Os Srs. Almeida & Bentin estabelece-se em Taubaté com retratistas, tendo comprado apa-relhos do Sr. Bischoff que aqui teve o seu atelier. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   A Gazeta de Taubaté noticia a fixação de residência em Taubaté do ilustre médico pindense Dr. Ignácio Marcondes Rezende, formado pela Faculdade de Medicina de Bordeaux, na França, onde foi laureado várias vezes e onde foi professor. Nasceu em Pinda a 19 de julho de 1859, casou-se em Bordeaux e morreu em São Paulo a 4 de junho de 1919. (Gazeta de Taubaté – Athayde Marcondes – Pinda – p. 233).

 

1883   Encontra-se em Taubaté em visita a sua família o jovem sacerdote P.e José Valois (lê-se: Valuá) de Castro, 5.º anista da Faculdade de Direitoem São Paulo que deverá completar seu curso no dia 12 de novembro próximo. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Desembargador Dr. Aureliano de Souza Oliveira Coutinho publica resumida história de Tremembé (município de Taubaté) que elaborou para o Almanack  Literário de São Paulo. Tremembé que já foi freguesia é então filial da matriz de Taubaté. Fiz a transcrição das efemérides. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Há em Tremembé (município de Taubaté) 250 habitações, um pequeno teatro. A maior parte dos prédios só temporariamente são ocupados pelas famílias abastadas de Taubaté e Pinda, como casas de campo, para recreio e estação de saúde. A população da capela (povoação) é quase que exclusivamente constituída de pescadores que não raro abandonam os seus lares para se entregarem ao exercício de sua profissão e abastecer de peixes as cidades de Taubaté e Pinda. O silêncio do templo parece se transmitir às vivendas que o rodeiam e imprime ao lugar certa melancolia poética e aprazível. A 6 de agosto de cada ano a povoação regurgita de gente que na maioria ali se instala 15 dias antes. Acorrem à festa cerca de6 a 8 mil pessoas. A povoação se amplia com a construção de barracas em seus arredores para abrigar as pessoas que ali acorrem (romeiros, visitantes) diariamente transportadas por bem ajaezadas carruagens e cavalgaduras. Os vestidos roçagantes do mais apurado gosto das elegantes se confundem com as modestas vestes domingueiras de pescadores e campônios. Trajes e chapéus impossíveis são arrancados à voracidade das traças e cupins para se exibirem ao lado de trajes modernos. A dama casquilha acotovela-se com a faceira caipirinha vestida de cores vivas e variegadas que leva vantagem pelo fulgor de seus olhos negros e travessos e pelo desalinho de sua beleza agreste. Estrugem bombas, baterias e foguetórios nas solenidades religiosas, pondo em julgamento os créditos, a fama do festeiro. Consomem-se economias custosamente acumuladas durante o ano. Não há rixas nem perturbação da ordem. No subsolo há xisto, gás, querosene, parafina, e óleos lubrificantes que a Companhia de Gás e Óleos Minerais de Taubaté trata de aproveitar. Para o transporte do xisto desse bairro a Taubaté está sendo organizada a Cia. de Bondes a Vapor de Taubaté a Tremembé. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   O Diário Paulista, jornal que se publica diariamente em Taubaté sob a direção de A. Daniel do Prado, advogando interesses do Norte de São Paulo e Sul de Minas, se bate contra o fato de aqui só haver quitanda ou mercado de víveres aos domingos e se bate por sua realização todos os dias.

 

1890   Morre em Taubaté D. Ritta Adelina da Silva Bernardes, casada com o Sr. Alfredo Coelho da Silva. (Jornal do Povo).

 

1897   Já pobre e com a saúde abalada, tanto se devotou à causa, regressa de São Paulo o c.el João Affonso Vieira, onde manteve entrevista com o Dr. Manoel Ferraz de Campos Salles, Presidente do Estado, que antes de deixar o governo deverá assinar decreto determinando o aproveitamento pela Estrada de Ferro São Sebastião – Sul de Minas do traçado de Ubatuba a Paraisópolis, passando por Taubaté. Em sinal de regozijo o c.el João Affonso recebe manifestação de apreço da Associação Italiana Príncipe de Napoli desta cidade em sua residência à Rua do Sacramento. No senado estadual em 1895 digladiam-se dois senadores: o Dr. Lopes Chaves pelo início em Ubatuba (passando por Lagoinha, São Luís, Natividade, Redenção, Taubaté e Tremembé) e o Dr. Salles Júnior preferindo o porto de São Sebastião, com passagem por Paraibuna, Jambeiro, São José dos Campos e Buquira. (Diário de Taubaté).

 

1900   A Câmara Municipal de Taubaté reúne-se extraordinariamente às 11h da manhã, sob a presidência do c.el Francisco Gomes Vieira e aprova sem debates o parecer favorável ao projeto do orçamento para 1901 das Comissões Permanentes reunidas e subscrito pela maioria, isto é, pelos vereadores vigário Antônio Nascimento Castro, Augusto César Monteiro, Dr. José Rebouças de Carvalho e José Ramos Ortiz. (Jornal de Taubaté de 4 de janeiro de 1901).

 

1905   Anuncia-se a breve publicação do livro “Contratos e Obrigações Mercantis e Actos de Comércio” do taubateano Dr. Francisco Eugênio de Toledo. Nota: se não me engano o autor é filho do Dr. Francisco de Paula Toledo (nota minha). (Jornal de Taubaté).

 

1914   A colônia síria de Taubaté entrega ao c.el Augusto Monteiro, tesoureiro do Hospital, a valiosa contribuição de 500$000 para conclu-são das obras. (O Norte).

 

1914   Na residência do Sr. Dr. Francisco de Paula Pereira Barbosa realiza-se às 18:30h reunião em que se assentam as bases de fundação na cidade de um club de diversos gêneros de esporte e para a qual são convidados todos os “sportmen”. (O Norte).

 

1914   D. Henriqueta Rosa instala seu atelier de modas à Praça Dr. Barbosa, 8. Vem do Rio de Janeiro com grande prática no ramo tendo servido de contramestre de importantes estabelecimentos de modas como Parque – Royal, Paraíso das Noivas e outros. (O Norte).

 

1914   Portaria designa o Sr. Arnaldo de Magalhães Pereira para o cargo de diretor-contador, da Tesouraria da Prefeitura Municipal de Taubaté. (Gazeta de Taubaté).

 

1917   A Câmara Municipal aprova a sugestão do vereador Antônio Valente e dá ao Largo da Piedade ou do Bom Conselho o nome do Comendador José Marcelino Monteiro pelos serviços prestados à cidade e especialmente ao Colégio Bom Conselho. (O Norte de 11/10/1918).

 

1932   Morre em Taubaté o jornalista Armando da Câmara Leal, filho do Dr. Euzébio Inocêncio Vaz Lobo da Câmara Leal. (A Folha).

 

1937   Morre em São Paulo o c.el Fernando Prestes de Albuquerque  que  foi  presidente do Estado de 1898 a 1900. (Folhas).

 

 

1940   Encerram-se as manobras militares que se vinham realizando no Vale do Paraíba. Para assisti-las estiveram hospedados na Fazenda Maristela do Sr. Mário Audrá o Presidente Getúlio Vargas e o interventor Ademar de Barros. (O Momento).

 

1946   Alunos do Curso Clássico do Colégio Estadual de Taubaté promovem sessão de estudos de Língua e Literatura Latina sob orientação do professor da cadeira Sr. Gentil Eugênio de Camargo Leite e de que participam a ex-aluna prof.a D. Léa Gentil de Camargo, Wanda Atayde Soares, Maria Nelly Miné, Dirce Elias, Maria Braga Menezes, Luiz Fernando de Almeida, Ruth Pantaleão e Altani Lara. (Folha Democrática).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *