5 de abril de…

0
Share

1779   O marquês do Lavradio, vice-rei do Brasil desde 4 de novembro de 1769, é sucedido por Luís de Vasconcelos e Sousa que governou até 9 de julho de 1790. (Rio Branco, Ef. p. 189).

 

1883   O Sr. Fidêncio Ramos de Alvarenga está estabelecido em Tremembé com Botequim com excelentes cômodos para famílias. Serve almoço às 10 h. em mesa redonda a 500 réis, o jantar às 17 h. a 600 réis por pessoa; fora desses horários cobra 1$000. Continua porém com sua loja de alfaiataria e em Taubaté é encontrado às quintas e sábados à rua Marquês do Herval, 75. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   J. de Almeida Wanmail é especialista na arte de dourador e encarnador de imagens, atendendo chamados em toda a província. Recados na tipografia da Gazeta de Taubaté. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. Sebastião Hummel está estabelecido com Loja de Papel e Livros. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Dr. José Joaquim Baeta Neves Jr. é no-meado promotor público de Queluz. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   Lei provincial cria escolas nos bairros do Baracéa, Samambaia e Poço Grande no município de Taubaté. (O Liberal Taubateense).

 

1888   O Dr. J. F. Corsino de Moura, médico opera-dor, está estabelecido com consultório à rua da Piedade (Dr. Emílio Winther, junto à casa do capitão Andrade Rosa, onde atende das 8 às 10 h. da manhã e da 1 às 3 e meia da tarde. (O Liberal Taubateense).

 

1895   Realiza-se o concurso para provimento da cadeira da escola do bairro do Ribeirão das Almas e a mesa examinadora é composta do Presidente c.el João Affonso Vieira e dos exa-minadores profs. Capitão João Pereira de Sou-za Penna e João Monteiro. (O Popular).

 

1895   O jornalista Álvaro Guerra, que durante 6 anos residiu em Taubaté e militou na imprensa local, mudando-se para São Paulo onde vai residir no Largo de Santa Cecília n.º 15 e colaborar no jornal “Comércio de São Paulo”, despede-se de seus amigos. (O Popular).

 

1898   O Sr. João Evangelista Lobato de Macedo é empossado no cargo de Escrivão de Polícia de Taubaté em substituição ao Sr. Francisco Braz Lopes Guimarães que se exonerou ontem. (Diário de Taubaté).

 

1901   Falece no Porto, em Portugal, o Sr. José Antônio de Souza Ribeiro, pai do jornalista F. Ribeiro, colaborador do Jornal de Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1904   O Dr. João Urbano Figueira é nomeado pela Câmara Municipal de Taubaté para Inspetor Sanitário Municipal em substituição ao Dr. Francisco Ferreira Pinto que vinha exercendo o cargo interinamente e que se exonerou a pedido. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Circula, em Taubaté, o 1.º número do jornal “O Popular” do Sr. Higino Borges e dirigido por S. Moreira e G. Schmidt. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O capitão José Augusto Marcondes de Mattos, 1.º juiz de paz, assume o exercício de cargo de juiz de direito de Taubaté. O 2.º juiz de paz Cap. Antônio Felício de Moura passa a 1.º. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Noticia-se o falecimento em Lorena, com 84 anos de idade, do Sr. Manoel Inocêncio de Moura Marcondes, progenitor do Dr. Francisco Ignácio de Moura Marcondes, residente em Taubaté. (O Norte).

 

1906   Faz sua estréia em Taubaté a trupe Savalha que trabalha no elegante Circo Taubateano recentemente construído na Praça Dr. Paula de Toledo, espaçoso, higiênico e iluminado a gás acetileno. (O Norte).

 

1914   Prosseguem os trabalhos de embelezamento da Rua Duque de Caxias no trecho entre a Rua Jacques Félix e a Praça Mons. Silva Barros cujos prédios, todos eles, já estão no novo alinhamento e que em breve será restituído ao trânsito público. (O Norte).

 

1914   Na agência do correio local realizam-se as provas do concurso para o cargo de praticante a que se apresentam vários candidatos. (O Norte).

 

1914   Com verba de 700$000 fornecida pelo governo do Estado o quilômetro 28 da estrada de várzea que liga Taubaté a Redenção conhecido por morro do Pamonã e que se tornava intransitável todos os anos, foi todo sarjeteado e provido de escoadouro de águas pluviais. Nos tempos de chuva os atoleiros eram inevitáveis e os veículos retrocediam diante disso e de enormes blocos de pedra. Os serviços foram administrados pelo Sr. Anízio Ortiz. Aguarda-se mais verba para alterar, mudar o caminho em vários pontos, pois é o único que se presta a veículos. (O Norte). (Do correspondente em Redenção).

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *