4 de outubro de…

0
Share

1659   Salvador Corrêa de Sá e Benevides, escolhido para Governador-Geral das capitanias do sul, por provisão, nomeia para capitão-mor Vicen-tino e Antônio Ribeiro de Morais, paulistano.

 

1779   Nasce em Orleãs, na França, o naturalista Augusto de Saint-Hilaire que durante cinco anos percorreu o Brasil. (Fls.).

 

1794   Nasce em Sorocaba o brigadeiro Rafael To-bias de Aguiar que viria a ser por duas vezes presidente da província de São Paulo. (Fl.).

 

1841   Nasce em Itu o estadista Prudente de Morais Barros que viria a ser governador do Estado e presidente da República. (Fl.).

 

1882   O futuro 1.º Bispo de Taubaté, D. Epaminondas Nunes d’Ávila e Silva, em companhia dos irmãos Manoel, Aristides e Alcebíades, ingressa no Seminário de Diamantina.

 

1897   Morre em Taubaté o estimado cidadão Mariano Jordão dos Santos, à Rua do Sacramento, 54 casado com D. Clara Justina de Oliveira. (Diário de Taubaté).

 

1897   Os alunos do 3.º ano do Curso Noturno do Grupo Escolar de Taubaté dirigem saudação ao Dr. Prudente José de Morais Barros, presi-dente da República, por motivo da passagem de seu Natalício. (Diário de Taubaté).

 

1900   Frei Mansueto Valfloriano, superior do Convento de Santa Clara pede à Câmara Municipal de Taubaté isenção do imposto de 32$000 pelo arruamento das taipas que vai mandar fazer com frente para o largo das Palmeiras em virtude da existente ter sido estragada pelas manadas de porcos que, há muitos anos ali encostam os negociantes, não só daqui como de fora. Atendido. (Jornal de Taubaté).

 

1900   Adelino José de Araújo e Antônio Corrêa Gomes desistem da concessão para explora-ção da linha de Carris Urbanos de Taubaté cujo privilégio por 20 anos é transferido para o Sr. Constantino Baldino. (Jornal de Taubaté).

 

1900   O Sr. José A. Marcondes de Mattos, inten-dente municipal interino é autorizado pela Câmara a pagar 50% do ordenado dos professores das escolas locais transferidas do Estado para o Município, durante 8 meses em que não tiveram exercício. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A “Arcádia Acadêmica”, associação de segun-danistas da Faculdade de Direito de São Paulo, de que é presidente o acadêmico taubateano José Bento Monteiro Lobato, abre subscrição popular para auxiliar o levantamento de uma estátua a Álvares de Azevedo, poeta falecido em 1851 com apenas 20 anos de idade. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O maestro Antônio Orestes Penzo é aguarda-do de volta de sua viagem, devendo reassumir a regência da “Filarmônica”. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Estão já em atividades as tropas organizadas pelo fazendeiro cap. Antônio da Palma Guimarães e que fazem o transporte dos cafés de Redenção, São Luís, Paraibuna e Natividade para o Porto de Caraguatatuba. Em cada arroba, assim, os fazendeiros estão lucrando (economizando) de600 a 800 réis e os comerciantes poderão também obter reduções de 50, 10 ou até 200% nos fretes de mercadorias diversas que enviarem pelo mesmo meio e caminho, evitando a volta pelo Vale do Paraíba. Em Caraguatatuba acha-se montada casa que recebe as cargas que vão e vem pelo vapor que faz o trajeto Santos – Rio de Janeiro e vice-versa. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Mons. Miguel Martins da Silva, o vigário Antônio Nascimento Castro, Côn. Benjamim de Toledo Mello, P.e Antônio Gomes Vieira, P.e Antônio Firmino Vieira de Araújo e P.e José Al-ves de Moura lançam protestos em defesa dos sacerdotes estrangeiros integrantes de ordens religiosas vítimas de ataques injustos. O sacerdote taubateano Côn. Antônio de Souza Almeida, vigário de Paraibuna, em carta de 15 se solidariza. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Noticia-se o falecimento em Taubaté do c.el Manoel Jacintho Domingues de Castro cujo corpo é trasladado para São Luís do Paraitin-ga. Foi deputado federal e chefe político do 2.º distrito eleitoral do Estado. (A Verdade).

 

1905   O Côn. Benjamim de Toledo Mello oferece à capela do Asilo de Mendigos uma imagem de São José patrono da Congregação das Irmãs que recentemente assumiram a direção daquela casa. (A Verdade).

 

1905   Morreem Niterói D. Bernardina de Cruvello d’Ávila progenitora de D. Luíza Cruvello Gra-nadeiro esposa do Dr. Granadeiro Guimarães, médico em Taubaté. (A Verdade).

 

1911   A Diretoria do Banco de Custeio Rural de Taubaté resolve baixar a taxa de juros dos depósitos a partir de 1.º de janeiro de 1912, conforme aviso subscrito por seu secretário F. P. da Costa Leite. (A Federação de 4/1/1912).

 

1914   Telegrama de Paris anuncia a morte de artista cinematográfico Max Linder, um dos mais notáveis na época. (O Norte).

 

1914   A imprensa taubateana publica instruções para plantação de arroz de que a variedade mais preferida então era a chamada “dourado”. Plantam-se também o douradinho, o agulha, o catete, o de Iguapê cujas sementes podem ser adquiridas em Pinda, Taubaté, Guaratinguetá na Zona Norte e na Zona da Paulista, as sementes boas pesam no mínimo640 gramas por litro ou 32kg. por alqueire. Um alqueire de semente produz de15 a 200 alqueires. A média de produção é de20 a 40 alqueires. Os preços de arroz em casca estão oscilando entre 7$500 e 16$000 por 60kg. conforme a qualidade e a escassez. (O Norte).

 

1914   Os católicos do Bairro dos Remédios prepa-ram imponente festividade para comemorar o 1.º aniversário do levantamento ali do Santo Cruzeiro pelos frades capuchinhos frei Damião e frei Ângelo do Convento de Santa Clara. (O Norte).

 

1914   Os mapas estatísticos da comarca sobre 1913 acusam: 38 transmissões no valor de 35:125$; instituição de ônus: 2 no valor de 165:000$, 19 procurações e 1 testamento. (O Norte).

 

1914   Noticia-se o falecimento em São Paulo do Sr. Seraphim Nunes Corrêa da Silva que aqui em Taubaté foi estabelecido com comércio por muitos anos, casado com D. Laura Nepomuceno, filha do major José Luiz Nepomuceno. (O Norte).

 

1914   Noticia-se o falecimento em Arcos de Valdevez do Sr. Francisco Gonçalves, venerando proge-nitor do Sr. Vicente Gonçalves Braga, viajante da Casa Coelho em Taubaté. (O Norte).

 

1914   O barbeiro José Dyonísio Ramos torna público que por efeito da crise geral resolve baixar os seus preços fazendo barba a 300 réis e cabelo por 500 réis por habilitados oficiais do seu Salão América. (O Norte).

 

1914   De volta de viagem à Europa chega a Guaratinguetá o Dr. José Rodrigues Alves Sobrinho, ex-promotor público de Taubaté e deputado estadual. Foram reduzidas as proporções da recepção que lhe estava preparada por circular na ocasião a notícia da morte do ex-deputado estadual Dr. Eduardo de Camargo. (O Norte).

 

1914   Passam por Taubaté o conde Dr. Paulo de Frontin, diretor da Central, em viagem de ins-peção ao Ramal de São Paulo. É acompanha-do do Sr. Carlos de Andrade e Luiz Carlos da Fonseca, subdiretor e inspetor. (O Norte).

 

1931   Realizam-se em Taubaté as cerimônias de ordenação  sacerdotal do P.e Francisco Ecker, nascido na Áustria a 8 de setembro de 1884, por D. José Maurício da Rocha, bispo de Bragança, a convite de D. Epaminondas, 1.º bispo de Taubaté. Outros seminaristas também recebem ordens de subdiáconos, menores e tonsura. (O Lábaro).

 

1931   Na sede do Partido Democrático à Rua São José, 64, realiza eleição para constituição do diretório local definitivo, sob a presidência do Dr. Soares Lara, do diretório central. (A Folha).

 

1931   Presididas por D. José Maurício da Rocha, realizam-se no santuário de Santa Teresinha as cerimônias de  ordenação sacerdotal do Rev.mo P.e Francisco Ecker e concessão de ordens várias a seminaristas. D, José é bispo de Bragança. (A Folha).

 

1941   A Sociedade Técnica Refinadora de Produtos para Limpeza, estabelecida à Rua D. Chiquinha de Mattos realiza através da Rádio Difusora Taubaté a “Peneira do Estudante”, programa de calouros a que concorrem 27 candidatos. (O Momento).

 

1941   No Taubaté Country Club realizam-se as sole-nidades de coroação da Rainha dos Gina-sianos Sr.ta Gilda Ribeiro, promovidas pelo Grêmio Dr. Câmara Leal. (O Momento).

 

1946   O ilustre cientista Dr. José Luiz Cembranelli é alvo de justas homenagens. Às 8h da manhã celebra-se missa em ação de graças no altar-mor da Igreja do Rosário. Às 10h o seu retrato é inaugurado no Hospital de Santa Isabel quando é saudado pelo Dr. Félix Guisard Filho em nome do corpo do clínico. Às 14h realiza-se sessão solene no Cine Urupês presidida pelo Prefeito Municipal que fez entrega ao homenageado do primeiro diploma de sócio titular da Sociedade de Cultura Geral. O Sr. cap. Nabor Nogueira Santos faz entrega de um bisturi de ouro em nome do povo taubateano. Falam ainda o Dr. Lauro Augusto de Almeida em nome das classes sociais, Dr. Eurico M. Queiroz, pelo Departamento de Cultura de Santo André e Sr. Antônio Nogueira Santos pelos membros correspondestes da Sociedade de Cultura Geral. Segue-se sessão lítero-musical, abrilhantada com a Orquestra da C.T.I. (Folha Democrática).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *