18 de março de…

0
Share

1883   Chega a Taubaté a notícia da nomeação do Sr. Antônio Marçal dos Santos para escrivão da Coletoria de Rendas Provinciais local. (Gazeta de Taubaté).

1888   Capitalistas, fazendeiros e negociantes de Taubaté reúnem-se ao meio-dia na residência do c.el Manoel Gomes Vieira, presidente da Câmara Municipal, para tratarem da organização de um estabelecimento de crédito com o nome de Banco Agrícola e Comercial do Norte. (Não havia ainda banco por aqui). Comparecem apenas 20 interessados. O capital proposto é de 500 contos, mas há quem julgue que com 200 contos possa o banco funcionar e ser útil. Marca-se assim nova reunião para domingo dia 1.º de abril de 1888. (O Liberal Taubateense).

1888   Realizam-se em Jacareí os festejos pela emancipação dos escravos no município. (O Liberal Taubateense).

1888   Encontra-se em Taubaté o Sr. José Rabello com sua ex.ma família, um dos proprietários do jornal local “O Liberal Taubateense”. (O Liberal Taubateense).

1888   Para suplentes de Juiz Municipal de Taubaté são nomeados os srs. Dr. Euzébio Inocêncio Vaz Lobo da Câmara Leal (1.º), Barnabé Ferreira de Abreu e Costa (2.º) e José Benedito Marcondes de Mattos para 3.º. (O Liberal Taubateense).

1900   O Sr. Félix Guisard é eleito presidente da mesa administrativa da Associação Comercial de Taubaté que inaugura solenemente seu retrato na sala de sessões com participação da banda “João do Carmo”. (Jornal de Taubaté).

1900   O Jornal “A Voz do Povo” que se edita em Taubaté passa a sair às quartas-feiras à tarde, sendo que a “Tribuna Popular” e o “Operário” (este, órgão do Centro dos Operários Livres, dirigido pelo Sr. Eugênio Guisard) se fundirão sob o título de Tribuna Operária. O Sr. Honório Jovino deixa hoje a direção da Tribuna Popular que circulou. (Jornal de Taubaté).

1905   Volta a funcionar em Taubaté a fábrica de vidros “Jacques Félix”, do Sr. Manoel Silva. (Jornal de Taubaté).

1906   No Hotel Central em Taubaté realiza-se um concerto do artista A. Franzoso. (O Norte).

1906   Com diminuta assistência o Velódromo Taubateense inicia uma série de competições esportivas anunciando-se para a Semana Santa próxima a presença de Zamboto, campeão de 1904, Della Ferrera Matteucci, il Bomba e Mignon. (O Norte).

1912   Morre, no Rio de Janeiro, o Sr. Névio Jovino, filho do Sr. Caetano; era jornalista irmão do Poeta Honório Jovino e aqui residiu por muito tempo. (A Federação).

1913   É criado por alvará o Distrito de Paz de Caçapava.

1914   A Prefeitura Municipal de Taubaté atende pedido da Diretoria de Estatística do Estado sobre membros de Associações e jornais aqui existentes em 1913. À Secretaria da Agricul-tura informou, a pedido, sobre concessão porventura feita de linhas férreas e de bondes. (O Norte).

1914   O Inspetor Sanitário Municipal Dr. Cursino de Moura comunica terem sido verificados no necrotério do Hospital de Santa  Isabel em janeiro o óbito de 16 crianças e em fevereiro de 18, sendo a mortalidade excepcional. A maioria morre sem assistência médica. À vista da representação o Prefeito Municipal Dr. Gás-tão da Câmara Leal comunica o fato ao Dr. Inspetor Sanitário Estadual para providências. A péssima qualidade da água que abastece a cidade, várias vezes condenada por auto-ridades, é considerada um dos fatores. (O Norte).

1914   Morre, em Taubaté, após longa enfermidade, o Sr. Manoel Dutra Rodrigues, agente de 1.ª classe, ultimamente removido para a estação da E. F. Central local. O corpo foi removido para São Paulo e sepultado na 4.ª parada. (O Norte).

1918   Realiza-se em São Paulo uma muito apreciada exposição de 80 quadros do pintor taubateano Clodomiro Amazonas. (O Norte).

1950   Em reunião do Diretório Municipal do Partido de Representação Popular é lançada oficialmente em Taubaté a candidatura do Prof. José Maria Gonçalves Romeiro, vereador em Redenção, à deputação estadual. (Tabaetê).

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *