13 de agosto de…

0
Share

1787   Os cabos do caminho da ermida do Sr. Bom Jesus apresentam à Câmara de Taubaté o “rol das pessoas que faltaram ao dito caminho” contra as quais se expede mandado de prisão. Os cabos são Inácio Soares de Toledo e Joaquim José. (A, I, 173).

 

1876   Encontra-se em Taubaté, hospedado em casa de seu concunhado, Dr. Antônio Moreira de Barros, o desembargador Olegário Herculano de Aquino e Castro de passagem para a Relação do Rio de Janeiro para onde foi removido. No exercício do cargo de delegado de polícia de Taubaté encontra-se o Sr. Joaquim Pires Dias. (A Imprensa de Taubaté).

 

1889   Morre o Sr. Manoel José da Cunha Soares, casado com D. Ana Rosa da Cunha, natural da Espanha. (Jornal do Povo).

 

1890   Cogita-se em Taubaté da organização de um Partido Operário, enquanto que os operários propriamente preferem a organização de uma Liga Operária Beneficente ou uma Liga Beneficente dos Homens do Trabalho. (Jornal do Povo).

 

1890   A Imprensa de Taubaté combate o fato de se pagar a um lente para lecionar durante 3/4 de hora uma só matéria 500$000 por mês enquanto um professor público leciona 5 horas e só ganha 150$ salário que está a baixo do mínimo: casa 30$, comida: 90$ roupa 15$, criada 15$ = 150$000. E médico, farmácia, jornais, livros? (Jornal do Povo).

 

1890   Noticia-se em Taubaté que o Governo do Estado negou provimento ao recurso do Côn. taubateano Miguel Martins da Silva que o Conselho de Intendência de Casa Branca tributou em 40$000 como vigário daquela paróquia. (Jornal do Povo).

 

1890   O pavimento superior da cadeia pública de Taubaté vem servindo de sala de audiências do juiz de direito e ali já funcionou o Paço Municipal. (Jornal do Povo).

 

1890   Foram escolhidos os seguintes personagens para as festas do Tremembé, 1891, do Bom Jesus: Drs. Antônio Maria da Silva e João Francisco de Paula Baracho; de São Fran-cisco: Dr. Francisco de Paiva Paula Baracho e D. Marianna de Alcântara; de Nossa Senhora da Glória: Dr. José Pedro de Paiva Baracho e D. Clara Meemberg. (Jornal do Povo).

 

1890   As ações da Companhia de bonde do Tremembé que há bem pouco tempo haviam perdido todo o valor estão cotadas a 100$000 para o valor nominal de 200$000 (50%). O eng. Dr. Frederico A. Liberalli da Companhia de Obras Públicas de Minas Gerais estuda a compra da mesma para o fim de estender as linhas até a raiz da serra. (Jornal do Povo).

 

1890   Divulga-se a notícia de que o eng. Dr. Mathias Guimarães solicitou do Governo do Estado concessão para uma estrada de ferro entre Taubaté e Passos em Minas Gerais, enquanto que os Srs. Dr. Crescêncio Costa, John M. Tindall, Domingos de Castro e Jacintho de Barros projetam estrada de ferro de Taubaté a Amparo. (Jornal do Povo).

 

1890   Muda-se para a Rua Duque de Caxias, o cartório de paz e polícia. (Jornal do Povo).

 

1890   Com a ausência do Sr. João de Borba Fagundes a Secretaria da Irmandade de Misericórdia do Hospital de Santa Isabel de que é adjunto do provedor o Sr. Carlos Adolfo Leonardo, passa ao Sr. Francisco Moreira Damasco. A Mesa Regedora agradece as ofertas de fazendas feitas pelo Sr. Sebastião Monteiro, festeiro do Espírito Santo do ano passado, e aos Srs. João Francisco Malta e José Gregório da Costa a doação de mantimentos. (Jornal do Povo).

 

1890   Por motivo de desarranjo na máquina a Companhia de Bondes a Vapor do Tremembé suspende o tráfego. (Jornal do Povo).

 

1897   Morre em Taubaté o Sr. Antônio Cândido Leite, tio do ten. c.el João Batista Alves Mourão concessionário da empresa de bondes urbanos de Taubaté. (Diário de Taubaté).

 

1901   O jornalista e poeta português aqui radicado Sr. Victorino Coelho de Carvalho tem quase concluído o “Almanack do Norte de São Paulo para 1902” e que deverá ser posto à venda no mês.

 

1905   É domingo e por desarranjo em suas máquinas deixa de circular a folha local “O Alvião” que sairá terça-feira. É do Sr. Ernesto Penteado. (Jornal de Taubaté).

 

1910   O Dr. José Alfredo Granadeiro Guimarães, médico, assume o exercício do cargo de Juiz de Direito da Comarca de Taubaté em substituição ao Dr. Cardoso Ribeiro que viajou. (O Norte).

 

1913   Visita Taubaté, sua terra Natal, o ilustre sacerdote P.e Alfredo Pereira da Costa, vigário de Pindamonhangaba. Permaneceu naquela paróquia de 1912 a 1914. (A Federação de 14). (Athayde Marcondes, Pinda 250 anos, p. 462).

 

1914   O abade da Trapa Maristela em Tremembé D. João Baptista Chautard despede-se publicamente de todos, estando de partida para a Europa onde vai organizar com seus colegas ambulâncias que auxiliem a Cruz Vermelha na Europa onde campeia a guerra. (O Norte).

 

1914   Passa por Taubaté em carro reservado, ligado ao “Rápido” (trem) procedente do Rio de Janeiro o Ex.mo Sr. D. José Aversa, Núncio apostólico que vai a São Paulo sagrar a15 a Mons. Antônio Malan, Bispo da Prefeitura Apostólica de Araguaya. É recebido por D. Epaminondas, 1.º Bispo de Taubaté, clero, alunos do Semi-nário, pessoas gradas. No restaurante da esta-ção toma lanche e é saudado por D. Epami-nondas e agradece comovido. (O Norte).

 

1914   Às 13 horas, convocada pelo Prefeito, Dr. Gastão Câmara Leal, realiza-se reunião, na Prefeitura Municipal, de atacadistas, compra-dores de arroz para estudar a garantia do abastecimento da população durante o período anormal da guerra européia. Comparecem entre outros Gigli & Simi, J. Abirached & Cia, Fernandes & Irmãos, Capitão Antônio José Rodrigues da Silva, Daniel Rachou, Capitão João Carlos de Moura Andrade, Amadeu Piccina, Manoel Santos, Carreira & Mariano, Adelino Figueiredo Pinto, assistindo também à reunião os varejistas Srs. Emílio de Biasi, Eduardo José Pereira, Gabriel Mourão, Francisco Martins da Silva, João Francisco Corrêa Leite, José Francisco de Paula, José Francisco Gonçalves, Manoel Jacinto de Melo Jr. e José Zafra Romero. Ficou estabelecido:

  1. Proibição da exportação de gêneros.
  2. O arroz extra, de 1.ª qualidade e média, será vendido ao preço máximo de 5$400, 4$800 e 4$200 respectivamente a quarta de 12 litros na Praça do Mercado onde serão expostas amostras.
  3. Podem ser exportados café, massas alimentícias, álcool, aguardente, aves e ovos.
  4. O arroz poderá ser exportado tanto para negociante como para produtor com autorização da Prefeitura que procurará garantir uma reserva de 20% para o consumo até abril de 1915.

Para fazer o levantamento do estoque de arroz existente em Quiririm e Taubaté é nomeada comissão composta dos Srs. cap. João Carlos, Daniel Rachou e Amadeu Picci-na. Lavrou-se ata da reunião. (O Norte).

 

1914   No Odeon Teatro Cinema faz sua estréia o Sr. Celestino Augusto, o “Homem Pássaro” ou Rouxinol português, imitador de aves, animais e instrumentos. Em breve apresentará os jograis, musicistas excêntricos. (O Norte).

 

1914   Morre em Taubaté, com 54 anos o Tenente Manuel Duarte Leitão hábil armador aqui residente (armador que aqui se encarregava também de ornamentações, festa do divino, etc). Deixou viúva D. Maria Benedita Pereira Leitão, com quem era casado pela 2.ª vez, e vários filhos menores. Era natural de São Luís do Paraitinga, filho do prof. Francisco Duarte Leitão. Desempenhou por muito tempo o cargo de Secretário da antiga e notável companhia artística do Circo Universal do laureado e saudoso Albano Pereira com quem percorreu quase todo o Brasil e alguns países estrangeiros. Depois deixou o cargo e aqui se estabeleceu na arte de que era perito: armador e empresa funerária. Foi enterrado no Cemitério São Benedito e a Irmandade que era secretário acompanhou o enterro de cruz alçada, com o Pe Florêncio acolitado pelo Pe José Alves de Moura, secretário do Bispado. (O Norte).

 

1931   Morre em São Paulo o médico taubateano Dr. Carlos Varela, residente em Cruzeiro onde clinicava e era político de prestígio. Ocupava uma das cadeiras da extinta Câmara dos Deputados de São Paulo e era cunhado do Dr. José Aristides Monteiro, então juiz de direito em Caçapava. (A Folha).

 

1932   Inicia-se em Taubaté a campanha do ouro para o bem de São Paulo de que se elege Presidente D. Epaminondas, bispo da diocese. As primeiras contribuições são recolhidas pela agência local do Banco de São Paulo.

 

1939   Realizam-se no Convento de Santa Clara de Taubaté o encerramento das solenidades com que se comemorou a passagem do 50º aniversário dos virtuosos e apostólicos frades capuchinhos no Estado de São Paulo. (O Lábaro).

 

1950   Encerram-se as solenidades de sagração da Catedral de Taubaté iniciadas dia 11. (Tabaetê).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *