26 de fevereiro de…

0
Share

1876   Realiza-se um grande leilão em benefício das obras da Igreja Nossa Senhora do Rosário de que se encarrega o conhecido leiloeiro João Chrysóstomo, em frente às obras, com a presença da corporação musical “Princesa Imperial” do Sr. João do Carmo, que parece ser a única então. (A Imprensa de Taubaté)

1883   O recém-fundado club Recreio Dramático de Taubaté realiza reunião dançante (parece que a primeira). Na mesma noite é promovida soirée dançante nos salões da residência do comendador David Lopes. (Gazeta de Taubaté)

 

1895   À rua Carneiro de Souza n. 30, sua sede, realiza-se Assembléia Geral ordinária do Banco de Crédito Real de São Paulo e Minas que elege seus diretores e do qual é diretor-secretário o Sr. José Cirilo Lobato. Adiada para 12 de março por falta de número de acionistas. (O Popular).

 

1895   O Imposto de Indústrias e Profissões era conhecido com o nome de “imposto de coletoria” (deve ter sido transferido da União para o Município). (De edital do procurador da Câmara Municipal de Taubaté Caetano José do Amaral convidando ao recolhimento). (O Popular).

 

1905   Presente a corporação musical João do Carmo e sob a presidência interina do Dr. Emílio Costa realiza-se a sessão de posse da diretoria da Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté. Uma comissão composta dos Srs. Félix Guisard, Dr. Afonso Moreira da Silva e major Alexandre Monteiro Patto é incumbida de acompanhar à mesa os novos diretores sendo presidente o Sr. Antônio Felício. Baile. (A Verdade).

 

1906   É assinado aqui no prédio de residência do c.el José Benedito Marcondes de Mattos, já demolido, onde está hoje o Supermercado do célebre Convênio de Taubaté sobre valorização do café, com a presença de três Presidentes de Estado. (O Norte).

 

1914   Na Sé Catedral de Taubaté o Rev.do P.e Florêncio Luiz Rodrigues celebra missa em sufrágio da alma do Sr. Vicente Andréa Curtu recentemente falecido na Itália e que durante longos anos foi comerciante em Taubaté e destacado membro da colônia italiana local. Era casado com D. Carlota Caporale Curtu e pai do Sr. Braz Salvador Curtu, negociante na praça. (O Norte).

 

1914   O Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito Municipal de Taubaté, promulga a Resolução n.º 34 da Câmara Municipal em sessão de 21, autorizando modificações nos frontispícios do novo Mercado em construção a fim de serem alteradas as entradas que passarão a coincidir com as ruas fronteiriças. (O Norte).

 

1914   O Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito Municipal de Taubaté, promulga a Resolução n.º 35 da Câmara Municipal de Taubaté em sessão de 21, mantendo a Resolução n.º 33 que deter-minou a reabertura do caminho que da estrada velha do Tremembé ia ao Hipódromo, por ser a única via por onde Manoel Gomes dos San-tos, proprietário sucessor de Joaquim Dias Ca-bral pode sair para vir à cidade, transportando mercadoria a cavalo ou por qualquer outro meio, visto como a própria passagem a pé pela linha do bonde pode ser impedida a qualquer momento. (O Norte).

 

1914   Assembléia geral ordinária da Companhia Taubaté Industrial reelege sua diretoria: constituída dos Srs. G. H. Craig, Félix Guisard Filho e Félix Guisard. Decide-se revogar disposição da reunião de 21 de fevereiro de 1910 que fixara gratificação suplementar ao diretor-gerente durante a construção das novas fábricas (ampliações e fixá-la em 500$000 por mês). (O Norte).

 

1927   No prédio onde funcionou o Cinema Ideal, o Club Recreativo 7 de Setembro faz realizar animado baile de sábado de carnaval. Na Sociedade Italiana de Mútuo Socorro também. (O Norte).

 

1939   No Santuário de Santa Teresinha realizam-se as cerimônias da recepção das primeiras Se-nhoras inscritas na Irmandade do SS. Sacra-mento, daquela paróquia. (O Lábaro).

 

1949   À tarde, à rua Carneiro de Souza, inaugura-se a Leiteria e Sorveteria Manon, do Sr. Paulo Ferraz, cujas instalações são benzidas pelo Rev.do Côn. Evaristo Campista César. (Tauba-té Jornal).

 

1949   O Museu Histórico Municipal de Taubaté que passa por limpeza e reorganização recebe do Sr. Álvaro Marcondes de Mattos doação de material que recolheu em sua excursão a Ouro Preto e São João Del Rey. (Taubaté Jornal).

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *