1 de janeiro de…

0
Share

1646   Entram a servir na Câmara Municipal da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté os primeiros vereadores eleitos em decorrência da provisão de 5/12/1645 do capitão-mor governador da capitania, Antônio Barbosa de Aguiar, que criou a vila. A eleição se verificou na 1.ª oitava do Natal desse ano. (Dr. Félix, p. 9).

 

1646   Instala-se a primeira Câmara Municipal da Vila de São Francisco de Assis de Tahibaté de que é presidente e Juiz Ordinário o Sr. Ascenso Dias de Macedo e escrivão Luiz Álvares Correa. São também juiz e escrivão de órfão (por não haver de órfãos nem do público) Inventário de Domingas Ribeira mulher de João da Cunha Gago – 1.º inventário procedido publicado pelo escrivão de órfãos Manoel Vaz de Toledo Jr. na Gazeta de Taubaté de 15 de outubro de 1884. Assina também Johan de O Campo Ymedina, presbítero vigário da Vila de São Francisco de Assis de Tahibaté. (Gazeta de Taubaté).

 

1662   Presta homenagens em mãos do Governador-Geral do Brasil Salvador Correa de Sá e Benevides (que o nomeara) o 66.º capitão-mor de São Vicente (a que pertence a Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté) Cipriano Tavares Cabral, pernambucano, ascendente de Frei Gaspar da Madre de Deus, o cronista por excelência de São Vicente de que é secretário o Sr. Francelino Lobato.

 

1688   Morre, em Lisboa, o Gal. Salvador Correia de Sá e Benevides, três vezes governador da Capitania do Rio de Janeiro, sob cuja jurisdição esteve a de São Paulo de 1659 a 1662, período de seu último governo. (Rio Branco, p. 2).

 

1752   Morre, em Taubaté, D. Úrsula Isabel de Mello, esposa de Timóteo Correa de Toledo, fundador da Igreja do Pilar em 1747 e que, viúvo, se ordena sacerdote. Pais dos inconfidentes, etc. (Jornal de Taubaté de 16/12/1900).

 

1763   Morre, no Rio de Janeiro, o Gal. Conde de Bobadela, Gomes Freire de Andrada, um dos mais ilustres governadores da época colonial. Foi governador e capitão-general da capitania do Rio de Janeiro de 1733 a 1763, sob cuja jurisdição esteve a de São Paulo de 01/12/1737 a 12/02/1739 e de agosto de 1748 em diante. (Rio Branco, pp. 3, 340/1).

 

1781   Exibindo suas cartas de usança, passadas pelo Ouvidor-geral e Corregedor da Comarca Dr. Estevão Gomes Teixeira, prestam juramento e tomam posse de seus cargos na Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté as seguintes pessoas: Pedro de Alcântara de Azevedo Sousa, Juiz Presidente; Pedro Pereira de Barros, Procurador do Conselho, Antônio Cursino dos Santos e o Capitão João Félix de Oliveira, vereadores. (Atas I, 40).

 

1781   A Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté reúne-se sob a presidência do juiz ordinário Pedro de Alcântara de Azevedo Sousa e põe em arrematação os contratos de rendas do Conselho (estanco, subsídios, aferições de pesos) tudo constando do livro de arrematações. (Atas I, 41).

 

1782   São arrematados na Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté os contratos do estanco, das aferições e de casas. (Atas I, 58).

 

1786   A Câmara de Taubaté reúne-se para se proceder à arrematação das Rendas do Conselho “que haviam andado em praça pelo Porteiro Estanislau de Almeida”. (Atas I, 146).

 

18 …    Nasce o humanitário clínico Dr. Domingos Gonçalves Barata. (O Imparcial de 01-01-1895).

 

1844   Nasce, em Pindamonhangaba, o Senador Rodrigo Lobato Marcondes Machado, filho do capitão Alexandre Marcondes do Amaral Machado e de D. Maria Delfina Marcondes de Andrade. Foi criado pelo capitão da Guarda de Honra José dos Reis Lobato, de que lhe vem o sobrenome Lobato pelo qual era geralmente conhecido. Formou-se a 22 de novembro de 1867 pela Faculdade de Direito de São Paulo. Voltou a Pinda onde se estabeleceu como advogado, filiando-se ao partido liberal e exercendo os cargos de vereador e presidente da Câmara de 1869 a 1870. Retirou-se depois para Taubaté onde fixou residência e se estabeleceu como advogado tornando-se conhecido em todo o norte pela sua notabilidade. Trabalhou na política ao lado do Conselheiro Moreira de Barros, legítimo e prestigioso chefe do Partido Liberal, do 2.º distrito, a que prestou significativos serviços. Por decreto do governo imperial de janeiro de 1879 quando o Ministério era presidido pelo Conselheiro Sinimbu foi nomeado Presidente da Província do Rio Grande do Norte então assolada por terrível seca. Em 1880, ainda presidente dessa província, foi eleito deputado provincial por São Paulo pelo partido liberal. Deixou o Rio Grande do Norte e assumiu a deputação de real proveito e significado. Foi reeleito deputado em 1882, servindo ao partido, à província e ao distrito, líder da bancada liberal. A 31 de agosto de 1889 foi eleito deputado geral de que não tomou posse devido à proclamação da República e queda do Império, e retirou-se da política. Senador estadual constituinte fez parte da comissão encarregada de elaboração do projeto da Constituição Estadual. Foi incumbido pelo Senado Estadual de redigir com o jurisconsulto Dr. João Monteiro o projeto de reforma judiciária que se converteu na lei n. 18 de 27 de novembro de 1891. Morreu em São Paulo onde residia a 26 de abril de 1918. Era casado com D. Maria Isabel Varella Lobato. (Athayde Marcondes, Pinda, pp. 424 até 429).

 

1876   O vigário da Paróquia de Taubaté sai em companhia do coadjutor P.e Almeida pedindo de porta em porta auxílio para reabertura do hospital da cidade e consegue a importância de 700$000 e a imprensa local lembra a necessidade de se organizar o quanto antes a Irmandade de Misericórdia. O Sr. Edmundo Morewood, além disso, colabora com 200$000. O vigário é o Rev.mo P.e José Pereira de Barros que arrecadou 735$ e pede a colaboração permanente de todos para reparos, compra de utensílios e manutenção do hospital, ocupando-se da Irmandade oportunamente. (A Imprensa).

 

1878   Circula em Taubaté o 1.º número da “Gazeta  de Taubaté” bissemanário de propriedade de José Gomes Xavier de Assis, redação do prof. Antônio José Garcia. Passou depois à propriedade de Borges & C.ia (janeiro de 1883) e depois à de uma associação. Tinha oficinas à rua Duque de Caxias, 48. A assinatura anual custava 10$000 na cidade e 12$000 para fora. Durou cerca de 10anos e em seus últimos números colaborava o acadêmico taubateano Octaviano Vieira, depois desembargador. Foi substituído pelo “Liberal Taubateense”. (Gazeta de Taubaté 07/01/1883 e Pedro Giolo – Imprensa de Taubaté, p. 27).

 

1882   Nasce, em Pindamonhangaba, o advogado Dr. Benjamim Pinheiro, filho de Antônio Pinheiro da Silva e de D. Emília Pestana. Estudou preparatórios no Colégio Paulista de Taubaté e Colégio Ciências e Letras de São Paulo. Formou-se em 1904 pela Faculdade de Direito de São Paulo. Fundou em Pinda o jornal político e literário “Princesa do Norte” e mais tarde “Minarete” de oposição ao governo municipal de 1905 e 1906. Foi presidente da Câmara Municipal de Pinda em 1907 e Prefeito Municipal em 1908 e 1909. Durante sua gestão inauguraram-se o jardim da Praça Mons. Marcondes e a iluminação elétrica. Em 1911 abandonou a política e entrou para a magistratura tendo sido o 1.º promotor público da comarca de Bauru inaugurada a 9 de março de 1911 pelo juiz de direito Dr. Rodrigo Romeiro. Demitiu-se e passou a advogar na capital. Casou-se com D. Alice Pinheiro. Com a morte de sua progenitora, passou a dirigir a propriedade agrícola em Pinda. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – pp. 76 e 77).

 

1883   O Agente do Correio local é o Sr. Manoel Innocêncio Borges Vieira. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Club Concórdia de Taubaté de que é secre-tário o Sr. Leopoldo Hummel elege sua nova diretoria.

 

1884   O Sr. José Gonçalves Borges adquire a relojoaria e papelaria que foi de seu falecido irmão Sr. Victorino Gonçalves Borges. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Francisco Salgado Cézar adquire do Sr. José  Carvalho de Souza Neves parte de molhados e utensílios que constituíam o seu sortimento por 350$000 com a condição de pagar os credores do mesmo em 344$000. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O Sr. Francisco d’Almeida Cabral retira-se da  sociedade Almeida Cabral & Irmão que passa a girar em nome do sócio remanescente Augusto Nogueira de Mattos Vieira. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O Sr. Manoel Alves Borges transfere ao Sr. João Vieira de Toledo Guatura os direitos que tem na sociedade proprietária do jornal local “Gazeta de Taubaté” (Gazeta de Taubaté).

 

1888   Encontra-se em férias em Taubaté o Dr. Francisco Corsino de Assis advogado no foro de Cunha, pertencente ao partido liberal e ali correspondente de O Liberal Taubateense. (deste).

 

1888   Encontram-se em Taubaté em visita a suas famílias os taubateanos bel. Joaquim Antônio de Camargo, diretor de um creditado Colégio em Santos e seu auxiliar Sr. Arthur Diran Nogueira Barbosa (O Liberal Taubateense).

 

1888   Inaugura-se na rua do Patrício a Loja da Camélia, da firma Mattos Carvalho & Cia. de fazendas, armarinhos, molhados e ferragens. (O Liberal Taubateense).

 

1888   A imprensa taubateana vem noticiando numerosos casos de libertação de escravos em diversas cidades da província. (O Liberal Taubateense).

 

1888   O Sr. Antônio Lustoza Pereira Braga pede privilégio para construção de uma estrada de ferro ligando Taubaté à cidade de Catalão em Goiás com um ramal para Santo Antônio dos Montes em Minas Gerais. A distância em linha reta é de 600 km. e a estrada deverá ter de 700 a 750 km. com a qual terá muito a lucrar o território da projetada Província do Rio Sapucaí (Sul de Minas, Norte de São Paulo). (O Liberal Taubateense).

 

1888   O Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar obtém permissão para explorar minerais em São Sebastião, Paraibuna e São José dos Campos. (O Liberal Taubateense).

 

1888   O Club dos Bilontras Carnavalescos, de que é 1.º secretário o Sr. Bernardino Júnior promove reunião em casa do Sr. Antônio Gomes de Souza Penna, tesoureiro da sociedade. (O Liberal Taubateense).

 

1888   O Sr. Lúcio Ribeiro da Silva, Fiscal nomeado da Câmara Municipal anuncia correção de impostos e licenças para 20 do corrente. (O Liberal Taubateense).

 

1888   Coadjuvado pelo Visconde de Tremembé o desembargador Aureliano Coutinho funda em Taubaté o Instituto Taubateano de Agricultura, Artes e Ofícios em edifício especialmente adquirido para isso. Na solenidade de inauguração o Conselheiro Dr. Antônio Moreira de Barros, até então considerado escravocrata, declara-se abolicionista, tendo libertado todos os seus escravos na véspera. O Instituto é mantido por uma “Sociedade Protetora do Instituto”. O diretor do Instituto é o Rev.do Francisco Cosco e que, vítima de desastre na Central, Estrada de Ferro São Paulo-Rio de Janeiro, é substituído pelo desembargador Aureliano Coutinho e é depois pelo Reitor P.e Domingos Perrone.

Os alunos internos pagam 20$000 por mês e os externos 2$000 ou 1$000 sendo filhos de sócios. O pagamento é feito por trimestre adiantado ao tesoureiro Leopoldo Hummel. Ensina-se instrução primária, catecismo, ginástica, música, higiene, civilidade, ofícios de carpinteiro, marceneiro, sapateiro, alfaiate e, para os internos, elementos e prática de agricultura. O desembargador chama-se Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho e é Juiz de Direito da Comarca. (Ver “Velhos Troncos” do Dr. José Bernardo Ortiz onde há informações). O 1.º Reitor morreu a 15/08/1888. (Jornal do Povo de 03/01 e 21/03 de 1889).

 

1888   Inauguram-se no Convento de Santa Clara as aulas e oficinas do Instituto Taubateense de que é secretário o Sr. João Affonso Vieira e tesoureiro o Sr. Leopoldo Hummel. Ao Te-Déum em ação de graças prega o P.e Dr. Francisco de Paula Rodrigues, vigário geral da diocese. (Diário Paulista).

 

1888   Sob a direção do cadete Alfredo Monteiro circula em Taubaté o 1.º número do Jornal “O Artista” de propriedade do Sr. João Batista Goes, dedicado às artes e indústrias. (Diário Paulista).

 

1888   Circula em Taubaté o primeiro número do semanário intitulado “O Artista” dirigido pelo Sr. Alfredo Monteiro. (O Liberal Taubateense).

1888   Libertações de escravos em Taubaté: em 31 de dezembro de 1887 o Cons. Moreira de Barros; o Sr. Maximiano José Rodrigues deu carta de liberdade a seus escravos Luiz e Maria com a condição de o servirem até 31 de dezembro de 1888; o Dr. Lopes Chaves libertará seus 93 escravos até 25 de dezembro ou antes se terminar a colheita; D. Carolina Amélia de Matos libertou seus escravos Miquelina, Idalina e Maria Leocádia; D. Amélia Maria de Mattos libertou seus escravos Belisário e Gabriela; o Sr. José Pedro Nogueira libertou sua escravizada Orminda; D. Anna Joaquina de Alvarenga deu liberdade com obrigação de serviços por 1 ano a 9 escravos, por 2 anos a 18; o Sr. Jacyntho Pereira da Silva Barros libertou seu escravo Pedro; o Dr. Antônio Augusto M. de Toledo, mediante serviços por 2 anos libertou seus dois únicos escravos. Em outros pontos da província foram libertados 1246 escravos com obrigações de serviços por 1 a 3 anos. (O Liberal Taubateense).

 

1889   Tem início, em Taubaté, o registro civil de nascimentos, casamentos e óbitos. (Jornal do Povo).

 

1891   “O Jornal do Povo” que se edita em Taubaté 3 vezes por semana, fundado a 08/07/1888, passa à propriedade da sociedade Oliveira & Prates de que fazem parte o ex-proprietário Sr. Ladislau Fernandes de Oliveira e o novo sócio Sr. Alfredo Prates, duplicando o seu tamanho: de 0,27m por 0,38m passa 0,32m por 0,47m. Colaboradores: D. Anália E. Franco, Dr. Fernando de Mattos, Dr. João Malta Júnior, J. A. Correa, Manoel Pires do Prado, Dr. João P. Cursino, Dr. Octaviano Vieira, Antônio Penna, João Penna, Francisco Braz Lopes Guimarães, Francisco M. Cardoso, Guilherme Santos, Henrique Zamith, Cornélio Marcondes, Luiz Moreira Damasco, José Vilella Cardoso, J. L. Kennedy e Ladislau F. de Oliveira, uns correspondentes em São Paulo outros no Rio. O aumento do tamanho do jornal foi possível com a máquina Minerva. (Jornal do Povo).

 

1891   A imprensa local chama a atenção para o perigo que constitui a extensão do tráfego dos bondes urbanos pelo largo do mercado onde aos sábados e domingos os vendedores expõem suas mercadorias. Ou os bondes não transitam por ali esses dias ou muda-se o lugar da feira. (Jornal de Taubaté).

 

1891   A Companhia Norte Paulista organizada sob o regime do decreto de 17/01/1890, conforme despacho do Sr. Ministro da Fazenda de 26 de dezembro último, faz a sua primeira chamada de capital, devida pelos subscritores de 10%. A instalação definitiva deverá dar-se a 21 do corrente na residência do Dr. Fernando de Mattos à Rua Visconde do Rio Branco, 58. Tem como principal objetivo explorar o serviço de abastecimento de água de Taubaté. (Jornal do Povo).

 

1895   O Cônego Bento A. de Souza Almeida assume o cargo de vigário da Paróquia de Santa Cruz das Palmeiras donde a 11/02/1898 foi removido para Caçapava. Natural de Taubaté freqüentou o Liceu do Convento de Santa Clara e ordenou-se em 1861 no Seminário Episcopal de São Paulo. Era filho de José de Souza Vieira, português, aqui vulgarmente conhecido por José Emboaba e de D. Ana Justina da Trindade. (Diário de Taubaté de 17/03/1898).

 

1895   Noticia-se a aprovação, na 4.ª série do curso de direito, do taubateano Jorge Militão de Souza Aymberê, bem como em português do menino Emílio Jorge Winther. (O Imparcial).

 

1895   O Sr. Francisco Eufrásio de Toledo é Agente de Leilões estabelecido à rua Marquês Herval, 118. (O Imparcial – anúncio).

 

1895   Na chácara do Sr. José das Bichas, em frente  da máquina de beneficiar café que foi de João Lindgger, na rua São José vende-se cal em sacas de 80 litros. (O Imparcial – anúncio).

 

1895   O administrador da fazenda do Itaim José Félix da Cunha fornece garrafa diária de leite mediante assinatura por 12$000 mensais garantindo o preço o ano todo. Os pedidos podem ser feitos à rua Marquês do Herval, 66. (O Imparcial – anúncio).

 

1895   O Dr. Domingos Barata tem seu consultório à rua Visconde do Rio Branco, 57. (O Imparcial – anúncio).

 

1895   O Sr. Manoel Gomes Ribeiro está estabelecido com alfaiataria à rua Marquês do Herval, 98-A. (O Imparcial – anúncio).

 

1895   José Malhado & Filho têm farmácia Paulista à rua Visconde do Rio Branco, 85. (O Imparcial – anúncio).

 

1895   O Sr. Francisco Xavier de Souza e Castro é diretor do Collégio Ivahy na Ladeira Porto Geral em São Paulo. (O Imparcial – anúncio).

 

1895   Prosseguem as festas de Nossa Senhora do Rosário iniciadas ontem. Há missa cantada às 11horas com pregação do Rev.do P.e Mestre Mariano de Paula Simões; às 17 h. procissão passando pelas ruas da Piedade, (Emílio Winther), Santa Cruz (c.el Gomes Nogueira) Dr. Winther, São José e Visconde do Rio Branco com bênção do Santíssimo à entrada. Segue-se leilão de prendas oficiando a Corporação Musical Philarmônica Taubate-ense, fundada por João Vieira de Toledo Guatura. Ontem houve ladainha às 7:30 h. a que se seguiu leilão. (O Imparcial).

1895   Terrível tempestade se abate sobre Taubaté produzindo estragos principalmente numa ca-sa da Rua Marquês do Herval, atingida por faísca elétrica. (O Imparcial).

 

1895   Os carteiros da cidade pedem boas festas dis-tribuindo versinhos em que desejam que não faltem saúde nem dinheiro. (O Imparcial).

 

1895   O Club Taubateense, recém-fundado, realiza sua 2.ª reunião dançante que vai pela madrugada com 80 pares. (O Imparcial de 3) apesar da chuva que caiu durante todo o dia. (O Imparcial).

 

1895   Depois de aqui ter celebrado missa, distribuído comunhão e crismado doze ou treze pessoas, parte pelo “Expresso (trem)” para Aparecida o bispo diocesano Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti. (O Imparcial).

 

1897   Em reunião no salão da Câmara Municipal de Taubaté, promovida por Francisco Ignácio de Souza e Almeida e presidida pelo Visconde de Tremembé a que comparecem 47 sócios, funda-se a Sociedade Esportiva “Hipódromo Taubateense” com o capital de 30 contos para sua construção, ocasião em que o Dr. Cherubim Cintra é eleito Presidente; Vice, c.el José Bento Lobato; Tesoureiro, John Tindall; 1.º Secretário, F. A. Oliveira Silva; 2.º Secretário, José Malhado Filho. (Diário de Taubaté).

 

1898   O Club União Carnavalesco, em regozijo à entrada do Ano Novo, realiza uma passeata pelas ruas de Taubaté, saindo da Rua Dr. Winther, 127, da qual participa a banda de música Eutherpe Taubateense, regida pelo prof. José Benedito Avelino, tocando Zé Pereira e com fogos de bengala. (Diário de Taubaté).

 

1898   À Rua do Sacramento, 15, no Instituto de Desenho e Pintura, realiza-se uma exposição de quadros do Sr. Gaspar Falco em que figuram vistas de fazendas locais e retratos do Cap. Antônio Afonso Moreira, do ten. c.el Luiz Moreira da Silva e da Ex.ma Sr.a mãe do Cap. José Cyrillo Lobato, entre outros. (Diário de Taubaté).

 

1898   Realiza-se, no Teatro São João, a 3.ª récita do Grupo Dramático particular Filhos de Talma, sob a direção do ten. Hermínio Coimbra e direção artística de A. Palhaes com o drama “Escrava Andréia”. (Diário de Taubaté de 30/12/1898).

 

1900   Circula, em Taubaté, o 1.º número do Jornal “A Arte” dedicado à corporação musical “João do Carmo”. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Circula em Taubaté o n. 1242 (Ano VII) do Jornal de Taubaté (que sai às quartas, sextas e domingos), propriedade de Amaral & Carvalho, sendo redator diretor o Sr. Victorino Coelho de Carvalho e Editor-gerente o Sr. José Benedito Marcondes do Amaral, com redação à rua Visconde do Rio Branco, 58-B, custando a assinatura anual 13$000 e a semestral 7$000 (do mesmo). Sai em formato maior pelo início do ano e do século. (do mesmo).

 

1901       Taubaté é considerada em importância a 3.ª cidade do Estado. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Por determinação da Diretoria Geral de Esta-tística se faz em Taubaté recenseamento geral. A cidade é dividida em 21 secções. Em cada secção, bem como em cada bairro do município trabalha uma comissão. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O vigário Rev.do P.e Antônio Nascimento Castro convida os fiéis para as solenidades religiosas comemorativas do novo século, inclusive procissão de que deverão participar as Irmandades do Senhor dos Passos, do SS. Sacramento, do Rosário, da Boa Morte e as pias congregações do Coração de Jesus, das Filhas de Maria e Santa Infância, com maior concurso possível de meninas vestidas de anjos e de branco. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Sr. Felício de Lima é o 1.º secretário do Centro dos Operários Católicos. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Empresa Editora da rua Visconde do Rio Branco (no n. 58-B fica a tipografia do Jornal de Taubaté) anuncia a breve publicação semanal ao preço de 300 réis de “Nova Biblioteca Romântica”, que se iniciará com “Os Estróinas de Paris”, de Xavier de Montepin. (Jornal de Taubaté).

 

1901   José Crumo, proprietário de Armazém de Secos e Molhados no Largo da Liberdade (hoje Praça Dr. Monteiro) anuncia castanhas superiores, mangas de 1.ª qualidade, maçãs suculentas, vinho italiano superior a 800 réis a garrafa e uvas brancas a 5$000 o quilo e todos os dias gelo a 400 réis o quilo. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Borges & Valle anuncia a liquidação de sua  casa de ferragens à rua Bispo Rodovalho n.os 10 e 12, pegado à Loja dos Srs. Luz & Companhia. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Na Rua do Patrício está a Casa de Barbeiro do Sr. Frederico Pereira da Costa, onde há asseio, prontidão e elegância. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Tendo transferido sua residência do Rio de Janeiro, tem o seu consultório à rua Marquês do Herval, 110 a doutora Glafira de Barros, médica parteira, especialista em moléstias de senhoras. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Sr. Arthur Vieira, à rua Visconde do Rio Branco, n.º 2, é representante do Arquivo Popular de Música Genérica de Lisboa. Fornece música para piano, canto, banda orquestra, missa, credos, Te-Déum, toda sorte de música religiosa e para teatros. Faz originais de todos os gêneros, instrumentos, arreglos e cópias, bem como todos os trabalhos concernentes à arte de composição e tira cópias de todos os gêneros. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Na rua Visconde do Rio Branco, n.º 50-A, está o estabelecimento de Monteiro & Companhia de armação para igreja e serviços funerários. Encarrega-se de adornos de salas para bailes, altares para casamentos em casas particulares. Aceita encomenda para o Rio de Janeiro de imagens, objetos para igrejas e mais artigos concernentes ao ramo. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Na rua Carneiro de Souza (casa em que morou o Dr. Monteiro) está o Dr. Crissiúma de Figueiredo, médico operador e parteiro, dando consultas da 1 às 3 h. da tarde. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Na rua Marquês do Herval, esquina da Rua S. José está a oficina de marceneiro, entalhador e torneiro de Nardi Giovani. Tem em depósito toda espécie de mobília, bolas de bilhar, cadeiras austríacas, etc. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Com a orquestra do Club Malhado Rosa a Sociedade Literária e Recreativa realiza o seu baile de ano novo no seu salão ornamentado e tendo escudos de todas as sociedades e jornais locais.(Jornal de Taubaté).

 

1905   Realiza-se, em Taubaté, a procissão do Menino Deus. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Escrivão da Coletoria Federal em Taubaté, Sr. Francisco das Chagas Monteiro, convida comerciantes, fabricantes e ambulantes inclusive de Redenção e Tremembé a se inscreverem até 28 de fevereiro. (faço este registro para fixar o nome do escrivão bem como a jurisdição de então, da coletoria federal abrangendo Redenção e Tremembé). (Jornal do Povo).

 

1905   São fiscais da Câmara Municipal de Taubaté: Francisco Pereira da Costa, David Lopes Nogueira de Mattos (major) e Antônio José de Camargo que assinam edital. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Na Sociedade Literária e Recreativa realiza-se “soirée” dançante. (A Verdade).

 

1906   O Jornal de Taubaté deixa de ser órgão do Partido Republicano local para se tornar independente e imparcial, não saindo mais diariamente, mas apenas duas vezes por semana. (O Norte).

 

1906   A Sociedade Malhado Rosa de Taubaté promove um festival dançante em regozijo à entrada do Ano Novo. (O Norte).

 

1906   Circula, em Taubaté, o 1.º número do Jornal A VANGUARDA, novo órgão do Partido Repu-blicano local, sem menção de quem sejam diretor e redatores. (O Norte).

 

1910   Em sessão extraordinária e solene são inaugurados na sala de sessões da Câmara Municipal de Taubaté os retratos do Dr. Affonso Penna, ex-presidente de República, falecido e do c.el Francisco Gomes Vieira, presidente do Partido Republicano local e ex-presidente da edilidade. (Norte).

 

1912   A tradicional Farmácia Central passa da propriedade do Cap. Anízio de Brito para a do Dr. Sr. Castro Nápoles, formado pela Universidade de Coimbra e com longa prática nos laboratórios Silva Araújo e Granado, do Rio. (A Federação). Ficava na Rua Duque de Caxias, 67.

 

1913   Alfredo Ferreira dos Santos, engenheiro chefe do Distrito de São Paulo, da Repartição Geral dos Telégrafos, torna pública a abertura, inclusive em Taubaté, de inscrições para concurso de praticante de telegrafia, aos cidadãos brasileiros maiores de 18 anos até 31 do corrente. (A Federação).

 

1913   O Centro dos Operários Católicos de Taubaté elege e empossa sua nova diretoria: Presi-dente: Jerônimo das Chagas Lima; Vice: Luiz Pereira da Silva; 1.º Sec. José Ângelo Lotufo; 2.º Sec. Casemiro Costa; Tes. João Fava Saraiva e Bibliotecário: Luiz Pereira da Silva. Conselho: Antônio Carlos Frederico Ramos, Luiz Vieira Marcondes, prof. Pio Teles Peixoto, Augusto Antônio de Souza, Dr. Henrique Bittencourt e José Antônio da Fonseca. (A Federação).

 

1913   O jornal local “A Federação” sob n.º 213 e no quarto ano de publicação, folha republicana de propriedade de uma associação e de que é diretor-gerente o Sr. Elpídio Borges, com redação à rua Visconde do Rio Branco, 70, circula excepcionalmente em papel cor-de-rosa forte. Sai às quintas-feiras. (do mesmo jornal).

 

1913   A Empresa de Eletricidade São Paulo e Rio anuncia instalação de luz elétrica aos seguintes preços; lâmpadas de 16 velas a 3$000 mensais; de 32 velas a 5$000; de 50 a 7$000; de 100 a 10$000. Quem fizer o pagamento até o dia 6 do mês seguinte ao vencido tem os descontos de por cada lâmpada de 16 velas $600; de 32 $700; de 50 $800 e de 100 1$. Só nas casas de valor locativo inferior a 12$000 mensais são instaladas lâmpadas de 10 velas a 2$000 por mês, com o pagamento adiantado de 6 meses, isto é, 12$000. O preço da luz por electro-medidor é de $400 por kWh desde que se obrigue o consumidor a pagar o mínimo de 8$000 para casas particulares e 14$000 para as comerciais, com o desconto de 12,59 para os pagamentos feitos até o dia 6 e depósito de importância correspondente a 2 meses de consumo. (A Federação).

 

1913   À rua Marquês do Herval, 134 funciona o Curso Prático de Inglês do prof. E. Juvenal Alves, pelos métodos londrinos dos profs. Pitman’s e Bensabat, com ótimos resultados em 3 meses.

 

1913   O Colégio São João Evangelista, estabele-cimento de instrução primária e secundária para o sexo masculino anuncia a reabertura das aulas a 1.º de fevereiro. Prospecto e informações são obtidos com o Sr. Enéas Natividade na Secretaria do Colégio à rua 15 de novembro esquina do Largo Dr. Monteiro. (A Federação).

 

1913   Na praça da Catedral acha-se “A Mensageira”, agência de jornais e revistas de Francisco Esteves Mendes representante da revista de caricaturas “O GATO” e anunciando para breve importantes revistas européias. (A Federação).

 

1913   Na Praça da Catedral, esquina da rua Carneiro de Souza fica “Salão das Flores” de Antônio Correa Gomes & C.ia, com armarinhos, chapéus de sol para homens e meninos, únicos agentes da Casa Edson de São Paulo com grande sortimento de gramofones e músicas (discos) e únicos depositários do Calçado Vilaça. (A Federação).

 

1913   À rua Marquês do Herval, 177 – em frente à Associação Comercial – fica a Empresa Fune-rária do Sr. Manoel Leitão (A Federação).

 

1913   O Dr. Antônio Pereira da Silva Barros lança manifesto profligando a atitude do Sr. Rodol-pho Miranda que substituiu o Dr. Pedro de Toledo na direção do P.R.C. e do qual se desligou em carta datada de ontem. (A Federação).

 

1914   A zero hora os relógios são atrasados em 7 minutos e 18 segundos para se porém de acordo com o novo horário determinado pelos fusos, ultimamente estabelecidos de acordo com o meridiano de Greenwich. (O Norte).

 

1914   O Grupo Dramático “João Caetano” realiza concorrido festival na Associação dos Empre-gados no Comércio em Taubaté. (O Norte).

 

1914   O aferidor da Prefeitura Municipal de Taubaté Sr. José Vicente de Barros avisa os “chauffeurs”, cocheiros e carroceiros, que desejam conservar os números das placas de seus veículos, que efetuem o pagamento das licenças até o dia 15. (O Norte).

 

1918   Circula o 1.º número do jornal “A JUVEN-TUDE” mensário dos alunos do recém-criado Ginásio Municipal de Taubaté, sob a direção de Francisco Monteiro Santos. (O Norte).

 

1927   O Centro dos Operários Católicos elege sua nova diretoria: Presidente, Dr. Antônio P. da Silva Barros; 1.º Secretário, Gentil Andrade; 2.º Secretário, Estácio Guimarães; Tesoureiro, Antônio Dias Cardoso; Bibliotecário, Paulo Santos; Conselho Fiscal: Dr. Avelino Correia Porto de Abreu, Dr. Antônio Castilho Marcondes e Antônio Marcondes Vieira. (O Norte).

 

1939   Circula, em Taubaté, o 1.º número da Revista Cine-Palas, dirigida pelo jornalista católico J. Lopes. (O Momento de 05/01/1941).

 

1939   De ordem do governo central comemora-se o Dia do Município e em Taubaté há no Paço Municipal uma sessão cívica presidida pelo Sr. Juiz de Direito da Comarca. (Lábaro).

 

1946   Toma posse a nova diretoria da Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté: Presidente: Newton Câmara Leal Barros, 1.º vice – Paulo Sampaio Santos; 2.º vice – Antônio Eulálio dos Santos Filho; 1.º Sec. Felício José Moreira; 2.º sec. H. Sales Giffoni, 1.º tesoureiro: Antônio Camilher Florençano; 2.º tesoureiro: José Lacaze de Camargo; 1.º bibliotecário: José Miguel; 2.º bibliotecário: Guarany Squarcini e orador oficial: Dr. José Luiz de Almeida Soares. A mesa foi presidida pelo Dr. J. A. Pereira da Silva, promotor da comarca e composta ainda dos srs. Francisco de Almeida e Silva, presidente da Associação Comercial de Taubaté que deu a posse, Roberto Ribeiro, secretário do Correio do Vale do Paraíba, José Romão Pereira da ZYA-8 e Evandro Campos do Taubaté Jornal (Taubaté Jornal).

 

1946   Decorre este ano magnífica a reunião de confraternização que o Sr. Leonildes Monteiro – o popular Dionísio – oferece todos os anos em sua residência à entrada do ano novo (Taubaté Jornal).

 

1948   Em comemoração do 1.º aniversário da res-tauração da autonomia municipal e do governo do Dr. José Luiz de Almeida Soares à frente de nossa Prefeitura realizam-se em Taubaté várias solenidades: alvorada, missa em ação de graças na Igreja do Rosário (Catedral provisória), inauguração do retrato do governo Dr. Ademar de Barros no gabinete do Sr. Prefeito, e do Dr. José Luiz na secretaria da Prefeitura; inauguração de placas na Praça N. Sra. Das Graças, na Avenida Audrá (antiga linha do bonde); inauguração da linha de ônibus ao bairro da Independência, marcha luminosa e concentração popular, com profusa iluminação da Prefeitura e Praça. D. Epaminondas. (Taubaté Jornal de 19 de dezembro – programa) O Taubaté Jornal faz circular edição extra em forma de revista em cores. (Taubaté Jornal).

 

1948   Noticia-se em Taubaté a colação de grau na  Faculdade de Direito de Niterói na turma de 1948 do jornalista taubateano Dr. Silveira Peixoto. (Taubaté Jornal).

 

1948   O Diário de São Paulo cogita de fundar em Taubaté uma Sucursal sob a direção de seu representante há longos anos Sr. Benedito Marcondes Ferreira (Taubaté Jornal).

 

1948   Toma posse do cargo de Prefeito Municipal o Dr. José Luiz de Almeida Soares, eleito pelo Partido Social Democrático em eleições realizadas a 9 de novembro de 1947 com a volta do país ao regime democrático e marcadas pelo art. 2.º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias de nossa Consti-tuição Estadual de 9 de julho de 1947. A Nova Câmara Municipal é composta de 23 vereadores, presidida pelo Sr. José Geraldo de Oliveira Costa, líder da Coligação Municipal e o prof. Octacílio Carvalho de Paula, líder da bancada do P.S.P. bem como os srs. Nélson Alberto Meirelles e Licurgo Querido. (Taubaté Jornal – Edição Extra em forma de revista de 1.º de janeiro de 1949 e Constituição Estadual).

 

1948   Para a efeméride da criação da paróquia da SS. Trindade, na Vila das Graças, vide mais dados sobre a origem da vila a 23 de janeiro.

 

1949   No 1.º ônibus circular da Independência tomam parte o Prefeito e vereadores. Inau-gura-se a placa da Av. Armando Sales de Oliveira e a placa do Estádio Geraldo de Lima Franco da Cia. Fabril de Juta, em homenagem ao saudoso esportista que faleceu em defesa do clube, em lamentável acidente, falando o Sr. Luarlindo Careli Barreto e o Sr. Prefeito Municipal. (Taubaté Jornal de 9 de janeiro) À noite na praça. Sta. Teresinha queimam-se artísticos fogos do pirotécnico José Coaccaro . (Taubaté Jornal).

 

1949   Em formato de pequena revista com 20 pági-nas, em cores, circula em Taubaté uma “Edição Extra” do Taubaté Jornal em comemo-ração do 1.º aniversário da restauração da autonomia municipal. Seu diretor é o Sr. Evandro Campos e o sub-diretor o Sr. Moysés Calile Jr. (da A.C.E.T.). Contêm colaborações do Sr. Ulysses Pereira Bueno, assistente social da Escola Senai “Félix Guisard”, do Sr. Hélio Diamante, professor e jornalista em São Paulo, e do Sr. Praxedes de Abreu, titulado da A.P.I. Na capa o belo soneto “Taubaté” do prof. Cesídio Ambrogi.

 

1949   O Dr. José Luiz de Almeida Soares completa o seu 1.º ano de governo frente ao executivo municipal de Taubaté. A sua preocupação inicial foi corrigir falhas, reparar injustiças, tirar do funcionalismo o caráter de subalternidade política e de apagar o aspecto partidário de suas relações e deveres; reorganizou os serviços burocráticos, restaurou o crédito da Prefeitura, calça ruas da cidade, conserta estradas e pontes. Agora cogita de pôr em execução o “Plano de Assistência Municipal” elaborado pelo médico Dr. Ortiz Monteiro Patto, equacionando os problemas de defesa da infância e dos menores abandonados, de amparo a enfermos e à velhice, das condições de higiene pública e salubridade do trabalho urbano e rural e combate a moléstias insidiosas. (Taubaté – Jornal – Edição extra em forma de revista de 1.º-1-1949).

 

1949   O 5.º B.C. está instalado no prédio então existente no Largo Dr. Monteiro, hoje demolido para construção do mercado distrital. É comandado pelo ten.c.el Otoniel Eugênio Aranha e se acha em construção o novo quartel na av. Independência. (Taubaté – Jornal – Edição extra em forma de revista de 01/01/1949).

 

1949   Funcionam em Taubaté os Bancos do Brasil, de São Paulo, Comercial do Estado, Nacional  da Cidade de São Paulo, Comércio e Indústria, do Vale do Paraíba e Itajubá. (Taubaté – Jornal – Edição extra em forma de revista de 01/01/1949).

 

1949   Na Cia. Fabril de Juta funciona a Creche “Angelina Audrá”.

 

 

1949   A Agência do Diário de São Paulo do Sr. Benedito Marcondes Ferreira fica no Edifício Miranda na Praça Dom Epaminondas, salas 5 e 7. (Taubaté Jornal – Edição extra em forma de revista de 1.º-1-1949).

 

1949   A Edição-Extra do “Taubaté Jornal” foi im-pressa na Tipografia “Vênus” do Sr. Nicanor de  Almeida Guimarães à rua Visconde do Rio Branco, 559, prédio hoje demolido. (Taubaté Jornal – Edição extra em forma de revista de 1.º-1-1949).

 

1949   A Câmara Municipal de Taubaté elege sua nova mesa: Presidente: Dr. Hipólito José Ribeiro, vice: Artur Audrá; secretário: Nélson Meirelles e 2.º sec. Jaime de Castro. (Taubaté Jornal).

 

1949   José Maria de Freitas Filho, auxiliado por José  Francisco Botossi e Alcebíades M. de Araújo, funda o Esporte Club Humaitá, depois com sede própria à Rua Humaitá n. 232. Há seis meses o time já tinha existência de fato. A diretoria: Presidente: Benedito Nogueira Chaves; vice: Roberto Nunes da Costa; 1.º sec. Wilson Procópio de Oliveira; 2.º sec. José Ramos; 1.º tes. Hélio Cabral; 2.º tes. Ângelo Botossi; 1.º diretor esportivo: Orlando San Martin; 2.º José Francisco Botossi. A praça de esportes é alugada da Cia. Predial de Taubaté. Em junho de 1949 tinha 60 sócios. Quando ocorreu a mudança para a sede própria houve aumento da mensalidade e diminuição do número de sócios que ficou, como disse, reduzido à cerca de 60, em junho de 1949. Disputa na 2.ª divisão da Liga Municipal de Futebol. Já realizou 103 partidas, tendo vencido 38, empatado 20 e perdido 45 vezes. Primeiras revelações: Afonsinho, Miro e Shirley que já defendem outras cores. Agora Bicudo, Oswaldo, Sansoni, Botossi e Rolim. Em 1948 a revelação prata da casa foi Oswaldinho. (Taubaté Jornal de 12-06-1949).

 

1988   Ás 11 h. da manhã no Convento de Santa Clara, onde vai funcionar, realizam-se as solenidades de inauguração do Instituto Taubateano, obra do desembargador Aureliano de Souza Oliveira Coutinho e Visconde de Tremembé. Depois da missa, ao meio-dia, o insigne orador sacro Cônego Francisco de Paula Rodrigues (P.e Chico) faz importante sermão congratulando-se com a cidade pelo grande melhoramento. Segue-se Te-Déum. No pavimento do Instituto a Philarmônica Taubateense executa peças de seu repertório. Meia hora depois do meio-dia, entravam na sala grande número de pessoas e o Conselho Diretor do Estabelecimento: Desembargador Aureliano de Souza Oliveira Coutinho, presidente; Conselheiro Antônio Moreira de Barros, Visconde de Tremembé e vigário P.e Antônio Nascimento Castro. Fala o desembargador presidente, que dá por inaugurado o Instituto, em seguida o parlamentar Conselheiro Moreira de Barros e depois o vigário. Á noite diversos cidadãos com banda de música fazem manifestação ao Conselho Diretor falando o Dr. Crescêncio Costa em nome do povo, Dr. João Francisco Malta Jr., Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar, o estudante Octaviano Vieira pelo O Liberal Taubateense e Alfredo Monteiro pelo “Artista”. O Cons. Moreira de Barros em seu discurso tocou na libertação dos escravos que acha que deve ser total e imediata e não a prazo. Pois a 31 de dezembro já dera liberdade a todos os seus escravos. (O Liberal Taubateense).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *