18 de fevereiro de…

0
Share

1883   Diversos cavalheiros, à noite, precedidos de banda de música se dirigem à casa do popular juiz Dr. Baeta Neves a fim de homenagearem o Presidente da Província Conselheiro Soares Brandão, que ali está hospedado, ouvindo-se vários discursos. (Gazeta de Taubaté).

 

1890   Terça-feira de Carnaval: às 16:30 horas desfila pela Rua 15 de Novembro o imponente préstito do Clube Carmosina com 7 carros de alegorias e críticas, o 1.º com a Torre Eiffel em cujo topo havia uma lâmpada elétrica trabalho do genial artista Luiz de Camargo; no 2.º ia o estandarte do clube e um globo em cujo topo ia sentada uma jovem de 13 anos com o estandarte; o 3.º carro representava a proclamação da República com colunas giratórias em que se liam os nomes dos ministros e chefes do governo; 4.º carro da banda de música em tosca casinha homenageando os gênios da música; 5.º carro uma cascata; 6.º carro de crítica à majoração de 12% cobrada pela Câmara para abastecimento de água e 7.º uma tenda ou forja de fazer oradores com o ferreiro preparando línguas. À noite baile no clube Mandarim. (Jornal do Povo).

 

1895   Os amadores da Orquestra do Club Carlos Gomes de Taubaté realizam ensaio. (O Popular).

 

1895   O Sr. Joaquim Xavier de Assis, secretário da Irmandade do Santíssimo Sacramento, convi-da os Irmãos para as solenidades das 40 ho-ras dos dias 24, 25 e 26 com missa solene e guarda do Santíssimo Sacramento. (O Popular).

 

1897   Em virtude de epidemia de varíola que grassa em Jacareí, o Colégio Nogueira da Gama daquela cidade, sob a direção do Sr. Lamartine Delamare muda-se provisoriamente para Taubaté, funcionando na chácara do Dr. Quirino, na Estiva. (Diário de Taubaté).

 

1897   Na ausência do Sr. Manoel Alves Borges é nomeado para servir de secretário da Câmara Municipal de Taubaté o ajudante de procurador Sr. major Ignácio Marcondes do Amaral Sobrinho. É aceita proposta do Visconde de Tremembé para troca de terrenos com o fim de prolongar as ruas Tindal e Santa Isabel pela sua propriedade entre a Rua do Saguiru e a Estrada de Ferro. (Diário de Taubaté).

 

1897   O Dr. José Felipe Corsino de Moura, médico, pede providências da Câmara para o valo de 5m de profundidade por 3m de largura que vai da Rua 4 de Março à Rua de São João com águas estagnadas e desmoronamentos perigo-sos. (Diário de Taubaté).

 

1898   D. José Pereira da Silva Barros, Arcebispo de Darnis, que continua enfermo em Tremembé, recebe a visita de uma comissão do Cabido de São Paulo, composta do Dr. Arcediago Paula Rodrigues, Cônego Chantre Pereira Jorge e Cônego Pinheiro. (Diário de Taubaté).

 

1900   Realiza-se a posse da 1.ª diretoria eleita da sociedade literária “Colmeal” que pretende brevemente editar seu jornal “A Colmeia”. (Jornal de Taubaté).

 

1903   Através de Resolução, a Câmara Municipal de Taubaté estabelece sua responsabilidade quanto à alimentação dos presos pobres da cadeia de Taubaté, não pronunciados e cuja despesa correrá à verba “Serviços das Cadeias”.

 

1905   O Sr. Getúlio Gomes Vieira reassume o exercício do cargo de Tesoureiro da Agência do Correio local de que se achava licenciado e que vinha sendo substituído a contento pelo Sr. Júlio Xavier Leite Filho. (Jornal de Taubaté).

 

1913   A Junta Apuradora, presidida pelo Juiz de Direito substituto e secretariada pelo sr. Joviano Nogueira Barbosa, escrivão do júri, procede à apuração dos resultados das eleições de 8 do corrente para a Câmara dos Deputados e Renovação de um terço do Senado Federal realizadas no 2.º distrito: Taubaté, Redenção e Tremembé. O Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa teve 1.885 votos no 1.º turno, sendo eleito deputado federal. (A Federação).

 

1913   O Dr. Granadeiro Guimarães, 1.º juiz de paz, assume o exercício do cargo de juiz de direito da Comarca no impedimento do titular. Na promotoria está o Dr. José Aristides Monteiro. (A Federação).

 

1940   Noticia-se o falecimento, em São Paulo, sendo sepultado no cemitério do Convento em Taubaté, do Dr. Crescêncio Costa, advogado e agricultor. (O Lábaro).

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *