6 de fevereiro de…

0
Share

1883   O Sr. Francisco Cândido Vieira é juiz de órfãos e ausentes, 3.º suplente em exercício e convoca à habilitação os herdeiros do Sr. José Benedito Correia Leite, natural de Pinda, falecido sem herdeiros conhecidos. O escrivão é o Sr. Manoel Vaz de Toledo Jr. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté nomeia o Sr. João Vicente de Castro Piza para o cargo de Fiscal da Cidade, em substituição do Sr. Joaquim Máximo de Oliveira Guerra, demissio-nário. (Gazeta de Taubaté de 10 e Dr. Félix – Atas – VI – p. 25).

 

1888   Em reunião da Câmara Municipal de Taubaté presidida pelo ten. c.el Manoel Gomes Vieira, a que comparecem o Dr. Francisco de Paula Toledo, comendador David Lopes, Dr. José Ricardo, Dr. Pereira Corsino e Marcondes de Moura é aceita proposta do Sr. Carlos Usiglio para fornecimento de comida à hospedaria dos imigrantes na cidade. O proponente se oferece também para tomar conta da hospedaria e a Câmara, aceitando, vota a verba de 20$000 mensais para pagamento de empregado encarregado de limpeza e outros serviços da hospedaria tão logo seja instalada. (O Liberal Taubateense).

 

1888   Por indicação do vereador Dr. Francisco de  Paula Toledo, a Câmara Municipal de Taubaté autoriza reparos em três pontes na estrada que vai ao bairro do Piracangaguá, gastando no máximo 100$000. (O Liberal Taubateense).

 

1888   Por indicação do vereador Dr. José Ricardo a  Câmara Municipal de Taubaté autoriza a Comissão de Obras Públicas a mandar alargar a rua do Príncipe (hoje 15 de novembro) no Saguiru (nome do córrego que a atravessa) e mandar murar o terreno que o Comendador Cardoso cedeu para o mesmo alargamento. (O Liberal Taubateense)

 

1888   Encontram-se livres da escravidão os bairros  do  Ribeirão das Almas, Quilombo, Pamonan, Poço Grande; na cidade as ruas do Patrício, Pça. Dr. Paula de Toledo, Rua Dr. Falcão Filho, Visconde do Rio Branco, Dr. Souza Alves, Duque de Caxias, Marquês do Herval, do Príncipe, da Piedade, Dr. Winther, Sant’Ana, Jacques Félix, Bispo Rodovalho, São José, São João, Santa Cruz e Humaitá, Largo do Rosário, Costa Guimarães, Bom Conselho, Mons. Silva Barros e do Convento. Na cidade restam 10 ou 20 escravos que se espera sejam libertados até sexta-feira santa e no município até o Natal. (O Liberal Taubateense).

 

1888   Libertadores de escravos: sem ônus: D. Maria Francisca da Palma: 1; José Pereira da Rocha Paranhos: 12; José Thomaz Monteiro: 1; servindo 1 ano: D. Maria da Palma, irmã de Mons. João Alves: 14; José Alves da Silva Coelho: 13; cap. João Nogueira de Mattos: 27; Domingos José Cardoso de Oliveira: 1; Domingos Valente de Amorim: 1; cap. Antônio Firmino Gonçalves de Araújo: 18; José Pereira de Toledo: 13 e José Correia de Almeida: 2. (O Liberal Taubateense).

 

1890   Inaugura-se em Taubaté no Largo da Matriz n.º 1B o Salão das Flores de Antônio Correa  Gomes que iria tornar-se tradicional. Trata-se de salão de barbeiros anunciando o que há de mais fino em charutos e cigarros. (Jornal do Povo).

 

1890   Dissolvida a Câmara Municipal de Redenção (antigo bairro do Paiolinho do município de Taubaté) são nomeados o Dr. José Rebouças de Carvalho, Antônio Marcondes de Quadros e Gabriel Ortiz Monteiro para o Conselho de Intendência Municipal. (Jornal do Povo).

 

1895   O major João Batista Alves Mourão inicia os  reparos necessários em todo o leito da linha dos carris urbanos que recentemente adquiriu que entrarão em funcionamento em breve. (O Imparcial).

 

1901   Noticia-se que o Sr. Constantino Baldino teria  vendido  em São Paulo por 21 contos o material dos bondes urbanos de Taubaté, cuja aquisição fizera. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Dr. Gastão Câmara Leal, 1.º secretário da  Irmandade do Senhor dos Passos, de ordem do Irmão Presidente dos Provedores, abre concorrência pública (art. 40 do compromisso) por 10 dias para os serviços de armação e música durante a semana santa. A armação compreenderá limpeza geral, a alvaiada e espírito de todas as alfaias e banquetas da Matriz, lavagem de toalhas e pertences dos altares, assentamento de grades divisórias, fornecimento de objetos do cerimonial, inclusive palmas enfeitadas no Domingo de Ramos para sacerdotes e 50 para a Mesa Administrativa e irmãos dos Passos, bem como cartuchos de confeitos enfeitados para a cerimônia do lava-pés, músicas. Preço máximo: 800$000. A música deverá oficiar nas vias-sacras e missões e todos os atos dentro e fora da igreja durante a quaresma e semana santa, ficando a seu cargo o serviço de orquestra, banda, cantores e harmonista. Preço máximo 1:200$000. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Com internato para alunas e externato misto, abrem-se as aulas do Colégio Stafford de Taubaté sob a direção de D. Annie Stafford. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Reabrem-se as aulas noturnas da Associação Artística e Literária e as diurnas  do  Ginásio  Taubateano  fundado em 1903 (ginásio) com externato de instrução primária e secundária. (Jornal de Taubaté).

 

1912   Instala-se em Taubaté o 1.º Retiro Espiritual do Clero da diocese, com 32 sacerdotes, sob a presidência do Sr. bispo D. Epaminondas Nunes d’Ávila e Silva, sendo pregador frei Jacintho Lacomme, provincial dos dominicanos no Brasil. (O Lábaro).

 

1913   A imprensa local prognostica próxima cisão  nas hostes governistas do Partido Republicano Paulista local por não ter sido o nome do ilustre médico Dr. Granadeiro Guimarães nem siquer lembrado por cortesia na prévia eleitoral realizada em São Paulo dia 11 de janeiro último, com vistas às eleições de depois de amanhã dia 8, mas que foi lembrado quando se quis aqui ir de encontro à candidatura oposicionista do Dr. Antônio Pereira da Silva Barros. (A Federação).

 

1913   O carnaval taubateano desse ano apesar de  não ter contado com os préstitos deslum-brantes de luxo dos Clubs Bilontra e Mandarim de outrora, livre do uso selvagem dos “limões-de-cheiro” e outros brinquedos inconvenientes, foi um verdadeiro acontecimento, com a Pça. Dom Epaminondas feéricamente iluminada à eletricidade pela 1.ª vez. Batalha de confetes e lança-perfumes no Baile do Taubaté-Cinema. Como foliões destacaram-se Maneco do Areão, Nhonhô Vicente, Barrinho e Ribas. (A Federação).

 

1914   O Sr. Elpídio Borges dos Santos é nomeado distribuidor interino da agência do correio local. (O Norte).

 

1918   É criada em Taubaté o 4.º Grupo Escolar, sendo designado para seu Diretor o Prof. Thomaz Ribas. (O Norte).

 

1918   Inaugura-se em Taubaté, à Rua Visconde do Rio Branco, n.º 5 uma 1.ª exposição de desenhos e pinturas: das alunas da professora D. Dorothéa Bianchi Vicenti. (O Norte).

 

1922   Realiza-se a eleição de sua Santidade o Papa Pio XI que é solenemente coroado no dia 12 seguinte. (O Lábaro).

 

1932   Com duração até o dia 10, instala-se no Ginásio Diocesano de Taubaté o 1.º Retiro de  moços sob a direção do P.e Ascânio Brandão. (A Folha).

 

1932   Inaugura-se em Taubaté a nova casa de diversões denominada “Taubaté-Rink” para patinações. (A Folha).

 

1949   A revista oficial das Congregações Marianas do  Brasil,  no Rio de Janeiro, denominada “Estrela do Mar”, divulga clichês e notícias da Concentração Mariana da Diocese de Taubaté, realizada em agosto de 1948. (Taubaté Jornal).

 

1949   Encerra-se o certame, promovido pela Loja Philco da Auto Mecânica Taubaté Ltda., sobre o craque mais querido da cidade com a vitória de Hércules do Vitória F. C. e em segundo lugar Hugo do E. C. Taubaté.

 

1949   A Cia. Telefônica Brasileira agracia o Sr. Fernando  Lanzoni,  gerente  do  distrito de Taubaté, com emblema de ouro por ter completado 25 anos de serviço. O Sr. Wálter Taumaturgo com 20 anos é agraciado com emblema de prata e os srs. João Vicente Cursino e Geraldo V. O. Cunha com 10 anos com emblema de bronze. Todos de Taubaté. (Taubaté Jornal).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *