8 de novembro de…

0
Share

1827   Nasce em Bordéus José Bonifácio de Andrade e Silva, homônimo e neto patriarca da Independência; morreu em São Paulo a 26 de outubro de 1886. (Rio Branco, Efemérides, p. 527).

 

1866   O Conselheiro José Tavares Bastos assume a providência da província de São Paulo e a exerce até 12 de outubro de 1867. (folhas).

 

1882   Morre D. Ana Deolinda Navissano, casada com o Sr. Ângelo Navissano. (Gazeta de Tau-baté de 10/11/1883 – missa 1.º ano).

 

1901   Noticia-se o falecimento em outubro, em Redenção, do Sr. José Francisco da Costa vulgo Chico Feitor com 111 anos de idade. (Gazeta de Taubaté).

 

1905   O correspondente do Jornal de Taubaté em Tremembé vinha sendo o Sr. Pedro Francisco dos Santos que por ter noticiado irregularida-des praticadas pela polícia naquela vila é intimado a suspender o noticiário. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Os sócios Dr. Fernando de Mattos, R. Santoro & Irmão, Luiz Itálico Bocco, Terenzo Amadei, Octaviano Andrade, Antônio C. Gomes, José Cyrillo Lobato, Francisco Valente da Silva, Paolichi & Irmão, José Pedro de Oliveira, José Brunini e Veríssimo Landsmann convidam os demais sócios do Velódromo Taubateense para se reunirem no dia 15 na sede da Associação Comercial à Rua Marquês do Herval, 114 para tratarem da organização e regularização da sociedade. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Procedente de Poços de Caldas, via São Paulo, passa por Taubaté, muito cansado, pelo Noturno (trem) Sua Eminência o arcebispo do Rio de Janeiro D. Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti que parte para Roma no dia16 a fim de receber as honras de 1.º cardeal da América do Sul concedidas por SS. Papa Pio X. (A Verdade).

 

1906   Aprovado na Câmara dos Deputados, sobe ao Senado o projeto de lei criando uma feira de gado em Taubaté. (O Norte).

 

1906   O Dr. José Pereira Corsino reassume o cargo de promotor público da Comarca de Taubaté que vinha sendo exercido interinamente pelo Dr. José Bento Monteiro Lobato. (O Norte).

 

1906   Morre em Taubaté o Sr. Elvídio Ferreira Louro, alferes da Guarda Nacional. (O Norte).

 

1910   No Convento do Sagrado Coração de Maria em São Paulo tem início o retiro da primeira turma do clero taubateano que por decisão de D. Epaminondas ainda este ano fará este retiro em São Paulo. O da 2.ª turma começará no dia 18. (O Norte).

 

1931   A prof.a D. Nicota Vieira comunica à “A Folha”, jornal que aqui se edita, que se cogita de fundar em Taubaté uma Escola de Música.

 

1936   D. André Arcoverde, 2.º bispo de Taubaté, sucessor de D. Epaminondas, faz a ereção canonica da Congregação das pequenas missionárias de Maria Imaculada, nascida sob a direção de Dulce Rodrigues dos Santos em São José dos Campos e dá a bênção ao Noviciado “Santa Teresinha” nas vizinhanças do Sanatório Maria Imaculada naquela cidade. (133).

 

1940   Em companhia dos Srs. Drs. Ataliba Nogueira e Oswaldo Aranha Bandeira de Mello o Rev.mo P.e Antônio Moraes Júnior é saudado pelo Dr. Carvalho Borges como novos membros do Instituto de Direito Social de São Paulo, recém-eleitos. (O Lábaro).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *