18 de dezembro de…

0
Share

1688   Carta régia proíbe a fundação de conventos no Brasil, sem licença régia. (R. Br. Ef. p. 601).

 

18….    Nasce em Taubaté o c.el Francico Gomes Vieira, dia 18, progenitor do Dr. Luiz Guima-rães Vieira. (O Norte de 18/12/1910 e 18/12/1927).

 

1865   Morre no Rio de Janeiro o maestro Francisco Manoel da Silva, autor do Hino Nacional que havia composto para as festas de coroação do Imperador D. Pedro II, em 1841. Havia nascido na mesma cidade a 21/02/1795. (Rio Branco, Efemérides, p. 602).

 

1873   Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, 8.º bispo de São Paulo empossado a 29 de junho último chega a Taubaté em visita pastoral acompanhado de grande número de pessoas de Pindamonhangaba onde passara alguns dias. (Athayde Marcondes – Pinda – 250 anos – Efemérides do fim do volume, p. 117).

 

1876   De volta de Roma, tendo parado uns dias em Pinda, chega a Taubaté Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, 8º bispo de São Paulo, grande amigo de Dom José Pereira da Silva Barros, o insigne taubateano, arcebispo de Darnis. (Athayde Marcondes, Pinda, 250 anos – Efemérides do fim do volume, p. 117).

 

1887   No 1.º ano da Escola Normal são plenamente aprovadas as moças taubateanas D. Luíza Esther de M. Damas e Maria S. de A. Moura e o Sr. Oreste de O. Guimarães. No curso anexo da Faculdade de Direito é plenamente aprovado o menino Aureliano Coutinho Jr., filho do juiz de direito local desembargador Dr. Aureliano de Souza Oliveira Coutinho. (O Liberal Taubateense).

 

1887   Passa por Taubaté com destino a Rio Preto em gozo de férias o juiz municipal de São Luís do Paraitinga, Dr. Fernando de Siqueira Cardoso. (O Liberal Taubateense).

 

1887   Noticia-se a próxima transferência de residên-cia para esta cidade do Dr. João Francisco Malta Jr. que para isso já alugou casa. (O Liberal Taubateense).

 

1898   Encerram-se as aulas noturnas da Associação Artística e Literária de Taubaté de que é secre-tário o Sr. J. Aristides Monteiro e tesoureiro o Sr. Raphael Braga. À noite no Teatro São João realiza-se a solene entrega de prêmios aos melhores classificados no curso mantido há 3 anos. Participou a orquestra regida por Fran-cisco M. de Camargo. Presidente: Dr. Câmara Leal. (Diário de Taubaté).

 

1901   O Jornal de Taubaté publica o Regulamento da Instrução Pública Municipal local.

 

1904   O ilustre taubateano Mons. Dr. João Evange-lista Pereira de Barros, nomeado a 25 de abril por D. José de Camargo Barros, vigário de Santa Ifigênia, inicia a construção de sua nova matriz que termina a 19 de março de 1910. Nasceu em Taubaté a 4 de novembro de 1867 e morreu em São Paulo a 17/03/1939. (Lábaro 26/03/1939).

 

1911   A Empresa de Eletricidade de São Paulo e Rio faz aos Srs. Bromberg, Hacker & C.ia encomenda de materiais necessários à instalação em Taubaté de iluminação elétrica a vapor e hidráulica (inaugurada a 25 de janeiro de 1913). (O Norte de 05/04/1914).

 

1913   Abre-se exposição de trabalho das alunas do Externato São José que se encerra amanhã. (A Federação).

 

1913   De regresso de sua viagem à Europa e à Asia chega a Taubaté pelo Noturno (trem) o vigário da paróquia P.e Florêncio Luiz Rodrigues. (A Federação).

 

1914   D. Epaminondas Nunes d’Ávila e Silva, 1.º Bispo de Taubaté, oficia ao Secretário da Jus-tiça e Segurança Pública, pedindo providên-cias contra ato do Prefeito Municipal de São Sebastião que proibiu o repique de sinos na cidade, contrário à liberdade de cultos. (O Norte).

 

1915   À Rua Marquês do Herval n.º 42 abre-se a exposição de trabalhos do Externato Andrade Mascarenhas, estabelecimento particular de ensino dirigido pela prof.ª D. Maria de Andrade Mascarenhas. (Gazeta de Taubaté).

 

1940   Morre em Taubaté o Prof. Benedito da Silva Ayelo, secretário da Delegacia Regional de Ensino, prof. do Ginásio Diocesano Santo Antônio e jornalista. Contava 42 anos e era natural de Guaratinguetá em cuja Escola Normal se formou. Foi pioneiro do cooperativismo nesta região. Era casado em segundas núpcias com D. Eglantina Ferraz Porto. (O Momento).

 

1941   Realiza-se no cemitério da Venerável Ordem Terceira o supultamento da Irmã Maria Petronilha Pierrot, natural de Lion, na França, e que veio ao Brasil em 1880. Aureolada de excelsas virtudes, pertencia à Congregação de São José, tendo prestado relevantes serviços à causa da Igreja. (O Momento).

 

1948   Com a presença do Prefeito Municipal de Taubaté Dr. José Luiz de Almeida Soares e pes-soas gradas a Auto Mecânica Taubaté Ltda. inaugura o seu Palácio da Música (Loja Philco) – mais uma secção. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *