18 de novembro de…

0
Share

 

1887   A Companhia Dramática Ribeiro Guimarães faz sua estréia no Teatro São João de Taubaté. (Diário Paulista).

 

1890   Morre em Taubaté D. Maria Pureza Borges Moreira, esposa do Sr. Antônio Claudino Moreira, filha de Maria Antônia Borges. (Jornal do Povo).

 

1897   O presidente da Societá Italiana di Muttuo Socorro Príncipe de Napoli, fundada e mantida em Taubaté com escola gratuita anexa, pede à Câmara Municipal de Taubaté doação de um terreno com a área de 2900 m2 contido entre as Ruas Visconde do Rio Branco, Duque de Caxias, Glória e a nova que forma o quadrilátero em paralelo com a de S.to Aleixo, a fim de construir novas e melhores instalações. É portador do requerimento o vereador Dr. José Rebouças de Carvalho. (Diário de Taubaté).

 

1897   A Câmara Municipal de Taubaté consigna um voto de congratulações com o Dr. Prudente J. de Morais Barros por ter escapado ao atentado de 5 do corrente e um voto de pesar por ter sido vitimado o mal. Carlos Bittencourt, Ministro da Guerra. (Diário de Taubaté).

 

1905   Estréia no Teatro São João a Companhia Ferreira da Silva com o drama “Deus e a Natureza” a que se segue comédia. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Em arredondel armado no Velódromo Tauba-teense à Rua 4 de março estréia a companhia tauromáquica do Sr. Antônio Corajoso (tourada). (Jornal de Taubaté).

 

1905   Em virtude de ter cessado em Taubaté a baldeação de passageiros e cargas que com o alargamento da bitola passou a ser feita em Jacareí foi a estação local rebaixada para 2.ª classe. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Leônidas de Toledo Ramos em serviço de inspeção especial lavra termo de visita ao Grupo Escolar Dr. Lopes Chaves dirigido pelo prof. Arthur da Cunha Glória e onde funcionam 10 classes. (Jornal de Taubaté).

 

1913   Faz sua estréia em Taubaté a companhia eqüestre Circo Americano dirigida pelos Srs. Edward Schipp e Roy Fletus, instalado na Pra-ça Dr. Barbosa de Oliveira. Tem 50 artistas, banda de música e animais domesticados. Os espetáculos terminam sempre com a exibição de leões que na jaula são enfrentados pela domadora madame Schell. (A Federação).

 

1914   Noticiam-se os falecimentos em Taubaté na última semana de: Benigno Moreira, com 28 anos, deixando viúva e 1 filhinho. Irmão de José Francisco Moreira e José (de tal) Moreira e cunhado do Sr. João de Moraes. De D. Rufina Dias, com 63 anos, mãe do Sr. Acácio Dias. Do Sr. João Nogueira de Lima, com 19 anos, muito trabalhador. Do Sr. João Coli com 58 anos, casado com D. Cecília Coli e o filho Sr. Raphael Coli. Com 31 anos morre o ten. Agripino Correas dos Santos que foi comandante do destacamento policial de Taubaté, organizador do pombal da cadeia, e que servia agora em Tremembé. Muito estimado em Taubaté. Na fachada do Posto Policial de Taubaté a bandeira foi hasteada a meio pau. O corpo seguiu para São Paulo por Instruções do Comando Geral em comboio em que seguiu muita gente inclusive representante do jornal local “O Norte”. (O Norte).

 

1914   Noticia-se o falecimento do cap. Antônio Nogueira de Matos casado com D. Maria Francisca de Mattos, veterano do Paraguai, voluntário taubateano galardoado com a honra de capitão. Era conhecido por Antônio Vieira e  morou por longos anos no Bairro do Ribeirão das Almas onde era agricultor. Tinha 78 anos e era irmão do Dr. Octaviano Vieira, juiz de São Carlos e prof. José Carlos de Almeida Costa. Era sogro do fiscal de obras José Bonifácio Moreira e tio do ten. Arthur Vieira (maestro), subdelegado de polícia. (O Norte).

 

1915   O vigário Pe J. Alves de Moura, agradecendo os donativos recebidos, avisa que não vai  se  limitar à ampliação dos altares para colocar as duas imagens vindas da Europa, mas que a nossa Catedral passará por uma reforma que vai torná-la mais segura, mais elegante e mais espaçosa com a aprovação do Sr. Bispo. (Gazeta de Taubaté).

 

1927   A Coletoria das Rendas Federais de Taubaté passa a funcionar à Rua Marquês do Herval, 116. (O Norte).

 

1940   Promovida pelo Departamento de Cultura do Taubaté Country Club de que é presidente o prof. José Alves de Almeida Feo, realiza-se conferência do prof. José Vicente de Freitas Marcondes, da cadeira de sociologia da Escola Normal “Rodrigues Alves” de Guaratinguetá, sobre o folclore do Vale do Paraíba. O orador é sócio da Sociedade de Etnografia e Folclore e se referiu à Biblioteca Taubateana de Cultura, publicação dirigida pelo Dr. Félix Guisard Filho, ao trabalho do prof. Gentil de Camargo sobre a Sintaxe Caipira do Vale do Paraíba publicado na Revista do Arquivo do Estado. (O Momento).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *