9 de dezembro de…

0
Share

1552   Chega a cidade de S. Salvador, Bahia, o 2.º bispo do Brasil, D. Pedro Leitão, falecido em 1575. Foi quem conferiu as ordens sacras a José de Anchieta. (Rio Branco, ef. p. 581).

 

1706   Morre no Palácio de Alcântara o rei D. Pedro II, de Portugal. (Rio Branco, Efemérides, p. 582).

 

1780   Antônio Vilaça da Encarnação, carcereiro, vê o seu requerimento confirmado, sob jura-mento dos Santos Evangelhos, pelos cidadãos Francisco Alvarenga, Esteves Pantaleão de Mendonça e Ignácio Garcia dos Santos, perante a Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté que, à vista do pagamento da taxa respectiva (5$), passa a atestação requerida. (Atas I, 38).

 

1830   Por decreto é criado o distrito de paz de Silveiras.

 

1883   O prof. Antônio José Garcia é professor da primeira cadeira masculina de Taubaté e da escola da capela do Tremembé. (Gazeta do Taubaté).

 

1883   Leitor da Gazeta de Taubaté tece considerações a respeito dos últimos… realiza-dos nas escolas primárias (há 7 escolas) e sugere as seguintes providências: que os exames sejam marcados com certa antecedência para que os alunos pobres não deixem de comparecer por motivo de não terem tido tempo de preparar uma roupa para esse ato; que se lavre ata dos exames para ficarem os seus resultados registrados como estímulo aos professores; que se evitem as freqüentes mudanças de alunos de uma escola para outra, ocorrendo muita vez que é preparado por um professor e vai prestar exame em outra escola. Que na reforma do ensino que se anuncia, a Assembléia provincial se lembre de dar ao professor ordenado condizente com sua árdua profissão e corrigindo a injustiça atual de se pagarem aos professores normalistas o dobro do que recebem os não formados e que ensinam do mesmo modo. Dar às escolas móveis, materiais, prédios adequados, etc. (Gazeta de Taubaté).

 

1891   Celebram-se em Paris os funerais de D. Pedro II, ex-Imperador do Brasil. (Rio Branco, efemérides p. 583).

 

1905   Procedente de Aparecida onde celebrou sua primeira missa chega a Taubaté o sacerdote recém-ordenado Rev.do P.e José Francisco Monteiro que recebe manifestação de seus conterrâneos e admiradores. (Jornal de Taubaté).

 

1910   A Rede Telefônica Pindamonhangabense, de que é agente nesta cidade de Taubaté à Rua Visconde do Rio Branco, 87, o Sr. Francisco Braga Jr, inaugura a linha de Quiririm. (O Norte).

 

1912   Chega a Taubaté de volta de Minas D. Lúcio Antunes de Souza, bispo de Botucatu, que é hospedado no Seminário Diocesano local. (O Lábaro).

 

1913   À tarde tem lugar a abertura da exposição de trabalhos dos alunos do 2.º Grupo Escolar, à Rua Visconde do Rio Branco, dirigido pelo prof. Álvaro Ortiz encerrando-se dia 13, quando terá lugar a festa do encerramento do ano com entrega de diplomas. A exposição se encerra dia 14 e a festa é dia 15. (A Federação).

 

1913   Morre em Taubaté a Ex.ma Sr.a D. Catharina Winther, viúva do saudoso médico Dr. Jorge Emílio Theodoro Winther, de nacionalidade alemã, com 79 anos de idade. Era progenitora de D. Clotilde Winther, viúva do Dr. Barbosa de Oliveira e avó do Dr. Emílio Jorge Winther, major médico da Força Pública do Estado, Annibal Winther e Euclydes Winther. (A Federação).

 

1914   Sob a presidência do Dr. Francisco Cardoso Ribeiro instala-se a quarta sessão do júri desta Comarca. (O Norte).

 

1914   Ocorre o aniversário natalício do Sr. Aarão Areão, marinheiro da Fortaleza de Ville-gaignon, filho do Sr. Francisco Areão, que se acha em Taubaté em visita a sua família. (O Norte).

 

1914   As 15h. abre-se a exposição de trabalhos manuais dos alunos do Grupo Escolar “Dr. Lopes Chaves” até as 18h. Não estará aberta à noite como nos anos anteriores por medida de economia devido à crise para o que o diretor pede a compreensão dos pais. Os 200$ de economia que se vai fazer serão distribuídos às casas de caridade da cidade. (O Norte).

 

1914   Abre-se a exposição de trabalhos do 2.º Grupo Escolar  de  Taubaté às 19h. Ouve-se o Hino Nacional e em seguida a orquestra executa a melodia “Vozes do Ermo” música de autoria do Inspetor Escolar Sr. José Carlos Dias. (O Norte).

 

1914   Noticia-se o repentino falecimento em Taubaté de D. Maria Magadalena de O. Monteiro, esposa do major José Joaquim de Oliveira Monteiro, fiscal do Imposto de Consumo desta região. O corpo seguiu para Guaratinguetá em carro especial ligado ao trem diurno de luxo da Central do Brasil. Foi enterrada sábado dia 5. (O Norte).

 

1914   O Dr. Gastão Câmara Leal, Inspetor Literário Municipal, marca exames finais nas escolas, dia 10: Escola Mista de Estiva, regida pela prof.ª Dalila de Oliveira e Silva e Escola Masculina Barranco regida pelo prof. Irito Nogueira Barbosa. Dia 11: Escola Mista do Cristóvão da prof.ª Amélia Magalhães Pereira e Escola Feminina do Cristóvão da prof.ª D. Esmeralda de Camargo Souza. (O Norte).

 

1934   D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva, 1.º bispo de  Taubaté, recebe a visita e abençoa as sete primeiras Pequenas Missionárias de Maria Imaculada da Diocese, sob a direção de D. Dulce Rodrigues dos Santos de São José dos Campos. (130).

 

1945   O Esporte Club Taubaté recebe a Taça Cons. Moreira de Barros oferta da Empresa Cons-trutora Universal, como campeão do Vale do Paraíba em 1944 por ocasião do jogo que realiza com o Comercial Futebol Club. (Nossa Terra).

 

1964   Lei n.º 835 integra no calendário escolar do município de Taubaté o “Dia do Soldado Constitucionalista”: 23 de maio.

 

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *