24 de novembro de…

0
Share

1818   Nasce o Major Manoel José de Siqueira Mattos que em 1883, neste dia, foi homena-geado na Vila de Redenção, às 20 horas por seus amigos com uma soirée nos vastos salões do sobrado da Ex.ma Sr.a viúva Castro, que se prolongou até as 2 horas da madrugada, em regozijo de seus 65 anos. A família do homenageado ofereceu uma mesa de chá. (Gazeta de Taubaté, 9 de dezembro de 1883).

 

1835   Nasce em Taubaté D. José Pereira da Silva Barros, filho do cap. Jacintho Pereira da Silva Barros e D. Anna Joaquina de Alvarenga. Faleceu em Taubaté a 15 de abril de 1898. Fez os seus primeiros estudos no Liceu que funcionava no Convento de Santa Clara e os eclesiásticos em São Paulo. Foi vigário de Taubaté por 19 anos, reformou a nossa matriz, fundou o Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho e o Externato São José. De uma abnegação sem par por ocasião da epidemia de varíola que assolou Taubaté em 1873 e 1874 ocorreu-lhe a idéia então de fundar o Hospital Santa Isabel. Foi bispo de Olinda, do Rio de Janeiro, Arcebispo titular de Darnis e Deputado Provincial. (A Folha de 17/4/1932).

 

1835   Nasce em Taubaté o insigne Dom José Pereira da Silva Barros, filho do cap. Jacyntho Pereira da Silva e de D. Ana Joaquina de Alvarenga, descendente do nobre português João do Prado, natural de Olivença na província de Alentejo, que veio ao Brasil na companhia de Martim Afonso de Souza em 1531. (Félix Guisard – Dom Rodovalho e Dom José – p. 71).

 

1873   D. Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, bispo de São Paulo assina em Lorena a Carta Pastoral concitando os católicos a abandona-rem a maçonaria. (O Paulista de).

 

1883   O nome completo do Dr. Abranches, votado nas últimas eleições para deputado provincial é Dr. Frederico José Cardoso de Araújo Abranches. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O fiscal da cidade informa à Câmara Municipal de Taubaté que se acha em mau estado a pe-quena ponte do Largo do Chafariz (mercado), precisando de conserto imediato, bem como o bueiro de tijolos que atravessa o mesmo largo a ponto de impedir a passagem (nota: deve ser bueiro que canaliza o rio do Convento Velho). (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O empresário de iluminação pública a quero-sene participa à Câmara Municipal que examinou os lampiões a seu cargo e verificou faltar o que fica atrás do Hospital (Rua Marquês do Herval) e providenciou sua imediata substituição, pedindo pagamento. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. Raphael José Rodrigues que se tornou proprietário de terreno no alto do Convento, por compra que fez à Câmara Municipal com cláusula para deixar espaço para abertura de uma rua, participa à edilidade que para comodidade sua e do Pe Francisco Cosco que tem plantações no terreno do Convento, fecharam de valo toda a extensão do terreno até a chácara do Dr. Escobar para evitar entradas de animais nas plantações, não sendo possível fazer as tapagens precisas que não demanda pouco tempo, tanto pela extensão como por falta de braços e não ser medida imprescindível por haver ali poucos moradores. Pede reforma da exigência do fiscal e a Câmara concede prazo de 6 meses para cercar. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. Antônio Vicente das Chagas Pereira, administrador do “Jornal de Taubaté” rescinde contrato com a Câmara Municipal para publicação de seu expediente. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   A Câmara Municipal de Taubaté mantém orientação que firmara no sentido de reservar a varanda (puxado) que fez no barracão do mercado tão só aos vendedores de gêneros em ocasião de chuva, não permitindo ali negociantes estabelecerem-se. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   A Câmara Municipal de Taubaté nomeia comissão constituída do Dr. Emílio Theodoro Winther, Crescêncio José de Oliveira Costa e José Porfírio de Macedo para verificarem se como diz a Irmandade de São Benedito o cemitério municipal fica em lugar alagadiço (deve ser no Largo do Teatro). A Mesa Regedora da Irmandade se negou a separar terreno ali para sepultamento de seus irmãos, pois não é possível fazer sepultura com mais de 3 palmos (deve dar em água), preferindo sujeitar-se a maior imposto do que fazer cemitério ali, estando pronta a fazê-lo em outro lugar que a Câmara indicar. A Comissão verificará se há possibilidade de dessecar (drenar) o terreno ou necessidade de mudar o lugar do cemitério. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O vereador Joaquim Moreira dá conta, como membro da Comissão encarregada das providências tomadas para remessa de café do município para a exposição da Corte feita pelo Centro da Lavoura e do Comércio para onde conseguiu remeter 15 sacas que se foram juntar a outras que fazendeiros daqui autorizaram seus comissários na Corte a entregar à exposição. Pede a consignação de ata de voto de louvor aos que o coadjuvaram ao Centro da Lavoura da Corte a que se deve oficiar agradecendo os resultados que por seus esforços se tem conseguido com repercussões no estrangeiro. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. Marcondes de Mattos (J.B.) chama a atenção do fiscal da cidade para a atividade criminosa de uns carroceiros que estão tirando areia do Largo do Teatro e da Rua do Humaitá e que com esse pretexto estão cavando, esburacando os logradouros públicos que devem ser reparados já. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   A Câmara Municipal de Taubaté concede a madame Clara um terreno medindo 33 m de largura por 120 de fundos (comprimento) para criação do bicho da seda (plantio de amoreiras), isentando-a, devido à finalidade, da taxa de aforamento de 12$000 anuais a que estaria sujeita. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. Joaquim Moreira, vereador, indica que o fiscal da cidade ponha em prática o art. 22 do Código de Posturas principalmente na estação chuvosa e que 1.º) que a Câmara Municipal mandasse fazer a limpeza das ruas e praças da cidade e que a Praça Mons. Silva Barros seja limpada a enxada ou à mão, conservando-se a grama, fazendo-se os consertos devidos; 2.º) que ficasse estabelecida a limpeza das ruas e praças da cidade duas vezes por ano: uma nas vésperas da páscoa e outra nas vésperas do Natal; 3.º) que de 1.º de dezembro em diante se torne efetivo o imposto sobre calçada, devendo a Câmara marcar o perímetro urbano da cidade em que seja obrigatório o calçamento das testadas das casas, estendendo-se essa obrigação aos proprietários situados além desse perímetro, sob pena de pagarem os impostos por metro. Logo que se abra a Assembléia Provincial se deverá pedir aprovação para essas posturas para regularização desse serviço aprovado. (Gazeta de Taubaté).

 

1897   Jeronymo Paixão, redator do “Diário de Tauba-té”, lembra a existência em abandono, no Convento de Santa Clara, de um secular relógio que ali fora colocado por obra do Pe Francisco Cosco que o Dr. Antônio Maria da Silva a quem se deve a conclusão do templo do Bom Jesus em Tremembé poderia pleitear para ser colocado naquela Igreja e que tão útil seria ao povo daquela vila. (Gazeta de Taubaté).

 

1900   Em substituição ao Dr. Mathias Guimarães, falecido, assume o cargo de delegado de polícia de Taubaté o Dr. Fernando de Matos que dará audiência às quartas-feiras ao meio-dia no quartel. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Na capela de Santa Cruz do Bentinho inaugura-se aula de catecismo a que compa-recem 34 crianças e que será dada todas as quintas-feiras. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Destinado à instalação de uma escola paro-quial de ensino primário e secundário gratuito para meninos e moços pobres está em construção um salão em uma das dependências da Igreja Matriz de Taubaté, às expensas do Rev.mo vigário da Paróquia Côn. Antônio de Nascimento Castro e que se espera esteja funcionando em janeiro. (A Verdade).

 

1905   Abre-se na secretaria da Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté a matrícula para o Instituto misto de desenho e pintura que sob a direção do prof. Gaspar Falco será brevemente inaugurado naquela associação. (A Verdade).

 

1905   A Venerável Ordem Terceira de São Francisco com os primeiros alicerces inicia a construção de um prédio destinado a um asilo de órfãos pobres e desvalidos com uma seção para as irmãs que ficarem inválidas e em extrema pobreza. (A Verdade).

 

1912   Em Assembléia Geral a Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Taubaté elege o irmão major Antônio Xavier de Almeida para seu novo ministro e que era síndico. Para este cargo foi eleito o irmão João Batista Alves dos Santos. (O Lábaro).

 

1914   O P.e Antônio Gomes Vieira, coadjutor da Paróquia celebra na Catedral missa de 1.º aniversário do falecimento do Sr. João Vieira de Toledo Guatura, agente do correio em Taubaté. (O Norte).

 

1941   Realizam-se nos salões do Taubaté Country Club uma Hora de Arte dos alunos de piano da prof.ª Nicota Vieira. (O Momento).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *