9 de julho de…

0
Share

1501   D. Manuel, por carta datada de Cintra, anuncia aos príncipes católicos o descobrimento da “Terra de Santa Cruz” por Pedro Álvares Cabral. (Rio Branco, Ef. p. 318).

 

1790   O Conde de Rezende toma posse do cargo de Vice-Rei do Brasil no Rio de Janeiro, tendo sucedido a Luís de Vasconcelos e governado até 14 de outubro de 1801 quando passou o governo a D. Fernando José de Portugal, depois Marquês de Aguiar. (Rio Branco, Efemérides, p. 319).

 

1876   O Sr. Graciano Ribeiro da Silva, genro do Sr. Francisco Gomes de Araújo Sobrinho, que veio de Santos com febre amarela, morreem São José dos Campos (A Imprensa de Taubaté).

 

1883   Parte para Roseira onde vai assumir o cargo de chefe da estação da E. F. D. Pedro II (Cen-tral do Brasil) o Sr. Antônio de Barros Santos, conferente em Taubaté e aqui muito estimado. (Gazeta de Taubaté).

 

1891   Morre em Taubaté o simpático ancião José Joaquim de Siqueira conhecido por José Taipeiro. (Jornal do Povo).

 

1897   Em regozijo pela vitória sobre os jagunços de Canudos “mantidos pelos monarquistas” os re-publicanos de Taubaté promovem manifesta-ção com banda de música em frente ao Paço Municipal em que se fazem ouvir os oradores: Cap. João Penna, Tito Lívio Brasil, prof. Ores-tes Guimarães, Major José Ramos Ortiz, Antô-nio Carlos de Alvarenga Júnior, Alfredo Penna e Luiz Damaso de Carvalho. (Diário de Taubaté).

 

1898   O sacerdote taubateano Pe João Macário Monteiro é nomeado Vigário da Paróquia de Pindamonhangaba, removido de Guaratin-guetá. (Diário de Taubaté).

 

1905   Na Associação Comercial de Taubaté realizam-se as solenidades de posse da nova diretoria. O Sr. Antônio dos Santos Camilher passa a presidência da sessão ao Dr. Antônio Moreira da Silva, vice-presidente e intendente da Câmara Municipal, que dá a palavra ao orador oficial Dr. Fernando de Mattos. Falam ainda o Dr. Emílio Costa pelo Centro dos Operários Católicos; Dr. Gastão Câmara Leal pela Associação Artística; Carlos Valverde pelo Centro dos Operários Livres; Antenor Leite pela Associação dos Empregados no Comércio; Eugênio Guisard pelo Club Recreativo Musical; Quintino de Macedo pela Sociedade Espírita União e Caridade; Benedito Euzébio de Toledo pelo jornal “Caixeiro” da A.E.C.T. Sociedade Musical Malhado Rosa e Jornal de Taubaté; Bento Ramos pelo jornal “O Norte”; Luiz Santos pela “Verdade” (jornal local) e Braz Salvador Curtu apresentando o programa da Associação. O jornal “O Alvião” (espírita) foi representado pelo diretor Sr. Ernesto Penteado e o “O Astro” pelo Sr. Carlos de Toledo. O Prédio da Associação está ornamentado de bandeirolas, galhardetes, folhagens e nas paredes escudos das associações locais. Oficiou a banda “João do Carmo”. (Jornal de Taubaté).

 

1905   É domingo e realizam-se as festas de Santa Cruz da Monção. Para 1906 foram nomeados festeiros: José Francisco Vieira e D. Victória Fortes; capitão do mastro Joaquim Lino e alferes da bandeira Venâncio Flores. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Promulga-se a nova constituição do Estado de São Paulo. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Os fiscais Francisco Nogueira, João Bindão, Philadelpho de Mattos, José Cursino Barbosa, José Francisco de Salles e Ricardo Pereira, através de edital e de ordem do Prefeito Municipal avisam que os negociantes e tropeiros que comprarem ou venderem gêneros alimentícios ou de 1.ª necessidade de sexta-feira a domingo serão multados. A livre entrada e venda desses artigos na cidade só é permitida de segunda a quinta-feira. (O Norte).

 

1910   O c.el Fernando Gomes Nogueira, 1.º Suplen-te, reassume o cargo de delegado de polícia de Taubaté que lhe é transmitido pelo cap. prof. João Olympio Theodulo da Silva, 2.º Suplente. João Olympio Theodulo da Silva foi avô paterno do autor. (Norte).

 

1914   Pelo “rápido” (trem) segue para o Rio de Janeiro com destino à Europa onde vai prosseguir seus estudos o Sr. Cesídio Ambrogi, colabora-dor do jornal local “O Norte”. (O Norte).

 

1914   Com 80 anos morre em Taubaté a Ex.ma Sr.a D. Leonie Cailland, de nacionalidade francesa, tia dos Srs. Félix Guisard, diretor da Companhia Taubaté Industrial, Eugênio Guisard, Theóphilo Guisard e João Baptista Guisard. (O Norte).

 

1914   Jornais que se publicam em Taubaté: “O Lábaro” (Bento Ramos), “A Gazeta de Tauba-té” (Castro Leão & Cia), “O Lyrio”, “O Neco” e “O Norte”. (O Norte).

 

1915   Chega a Taubaté o Dr. Eloy Chaves, Secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, em visita de inspeção às obras que estão sendo feitas no prédio para o Instituto Correcional recentemente transferido para esta cidade. (Gazeta de Taubaté).

 

1927   Morre, em Taubaté, o Dr. José Felipe Cursino de Moura, ilustre médico muito caritativo e jornalista taubateano, deixou vários trabalhos sobre nossa flora. Foi casado primeiramente com D. Alisa de Abreu Moura com os filhos: Dr. Paulo Cursino de Moura, P.e Irineu Cursino de Moura, prof. do Colégio São Luiz, Dr. José Mariano Cursino de Moura, chefe do Serviço de Higiene Municipal de São Paulo, D. Elisa Moura Funks, D. Ruth de Moura Vaz e D. Irene C. Moura. Segunda vez casou-se com D. Waldemira de Souza e Castro, filha do Jurisconsulto taubateano prof. Dr. Antônio Quirino de Souza e Castro. (O Norte).

 

1932 Tem início a Guerra Paulista, chamada Revolução Constitucionalista.

 

1939   Noticia-se a recente fundação em Taubaté da Casa Bancária Alberto Guisard Ltda. que viria a se transformar no Banco do Vale do Paraíba S/A, depois Banco Novo Mundo. (Lábaro).

 

1948   O casal Sr. João da Silva Veloso, diretor da Penitenciária  Agrícola e D. Altimira Santos Veloso, comemoram suas bodas de prata matrimoniais. (Taubaté Jornal).

 

1948   Em palestra pelo rádio em homenagem ao ilustre taubateano Dr. José Bento Monteiro Lobato, falecido em São Paulo a 4 do corrente, o Prefeito Municipal Dr. José Luiz de Almeida Soares afirma que Taubaté levantará uma herma a seu insigno filho. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *