28 de outubro de…

0
Share

Na imagem o Cruzeiro de Anchieta, em Ubatuba. Foto do historiador Paulo Camilher Florençano, em 1956 (Acervo DMPAH)*

*1637   Com o nome de Ubatuba é elevada à categoria de Vila a povoação de Santa Cruz do Salvador de Ubatuba. (Folhas).

 

1786   Os almotacéis Alferes João Leite do Prado e Jacinto Barbosa de Alarcón, são confirmados no cargo para os meses de novembro e de-zembro pela Câmara de Taubaté. (Atas I, 159).

 

1883   É domingo e no Teatro São João realiza-se espetáculo em benefício dos atores Lima, Pereira e Rodrigues com o drama em 5 atos de costumes marítimos “A Escrava Andréa” ou “O Combate Naval nas águas de Guadalupe”. Além dos atores beneficiados tomam parte Nabuco (amador), D. Maria Luíza, Domingos Braga, Machado Moreira e C. Pimenta. O espetáculo terminará com uma cena cômica escrita pelo artista Brandão intitulada “Capenga não forma”, desempenhada pelo artista local João Baptista Goés. (Gazeta de Taubaté).

 

1900   Divulga-se a notícia da nomeação do Dr. Fernando de Mattos para suceder ao Dr. Mathias Guimarães, falecido, no cargo de delegado de polícia de Taubaté que já serviu. (J. Taubaté).

 

1905   No Largo do Mercado funciona uma escola de tiro dirigida pelo Sr. Frederico Cuomo que pro-mete publicar às quintas-feiras uma lista dos melhores atiradores com a classificação por pontos. (Jornal de Taubaté, tiro ao alvo).

 

1906   Com a presença do Intendente Municipal de Taubaté Dr. Bento Enéas de Souza e Castro, do vice-cônsul italiano cav. prof. Rosalbino Santoro, autoridades, pessoas gradas, banda de música Philarmônica Taubateense, inaugura-se a iluminação a lampião de gás em Quiririm. (O Norte).

 

1906   Auxiliados pela atriz Laudelina de Castilho e pelo ator Francisco Manzo (muito aplaudido) um grupo de amadores realiza um espetáculo no Teatro São João. Participam os Srs. Antônio Gonçalves, Jacques Cardoso, José Benedito de Camargo. (O Norte).

 

1909   Os Srs. c.el José Gomes Nogueira, Dr. Euzébio Inocêncio Vaz Lobo da Câmara Leal e Joaquim Monteiro Patto resignam a direção do Banco de Custeio Rural de Taubaté sendo substituídos por Antônio Monteiro Cézar Miné, presidente; Alfredo Machado, vice; Herculano Salgado Homem de Melo, tesoureiro. (O Norte de 20/3/1910).

 

1913   Depois de ter visitado parentes e amigos em Taubaté regressa a Porto Ferreira onde é fazendeiro o Sr. c.el Francisco Ignácio de Souza e Almeida. (A Federação).

 

1914   Noticia-se o falecimento em Taubaté (há dias) do Sr. Max Hunger aqui residente há muitos anos, de nacionalidade alemã, fabricante de veículos (troles, etc) muito estimado. (O Norte).

 

1914   Morre em Taubaté o Sr. José Flávio de Camargo às 2 horas, conceituado comer-ciante. Muito caridoso. Foi patrão amigo e pioneiro no fechamento de sua casa comercial às 15 horas aos domingos, quando dava liberdade aos seus empregados. Liderou o movimento pelo fechamento que culminou com a lei em 1892 cuja exemplo já dava antes. Pertencia à ilustre família dos Camargos da cidade. Era taubateano, contava 59 anos e irmão do Sr. João Monteiro do Carmo, venerando patronomo da banda “João do Carmo”, do prof. Francisco Monteiro de Ca-margo e das Sr.as D. Maria da Glória e Caro-lina Camargo, família que se tem salientado pelos seus dotes musicais. (O Norte).

 

1918   O ilustre taubateano Dr. Paulo de Oliveira Costa, então juiz de direito de Iguape, é removido para a Comarca de Jacareí. (O Norte).

 

1927   Em comemoração à passagem do 13.º aniversário de sua ordenação sacerdotal o povo de Pirassununga oferece ao Rev.o Mons. Luiz Gonzaga de Moura Almeida, natural de Taubaté, vigário-geral da diocese de Campinas para lhe oferecer as novas vestes prelaticias por ter sido agraciado por SS. o Papa Pio XI com o título de Mons. Camareiro Secreto de Sua Santidade. Fez a entrega do estojo uma comissão composta do Prefeito Major João da Mota Cabral, prof. Palma vice-diretor da Escola Normal, Quintino Martins e João Leme Franco. Foi vigário de Pirassununga 5 anos. À solenidade esteve presente o seu progenitor c.el Francisco Ignácio de Souza Almeida, prefeito municipal, “desta cidade” Porto Ferreira, sobrinho do Sr. José Ignácio S. Almeida. (O Norte).

 

1932   Realiza-se na Catedral de Taubaté imponente ofício fúnebre por alma do bravo taubateano Dr. César Penna Ramos tombado na revolução constitucionalista. (A Folha).

 

1945   É deposto o Presidente Getúlio Vargas e o governo da nação entregue ao ministro José Linhares, presidente do Supremo Tribunal Federal. (Folhas).

 

1948   Em benefício das Missões realiza-se nos salões de festas do tradicional Colégio Bom  Conselho um espetáculo com a peça “A Prin-cesa do Lago Lemen”. (Taubaté Jornal).

 

1948   Morre à noite na Casa de Saúde Santa Isabel o Rev.do P.e Clemente Britzen. S.C.J. Durante 11 anos foi missionário no coração da África (Congo, Belga). Lecionou durante 28 anos teologia dogmática, tendo sido professor de vários sacerdotes da nossa diocese. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *