18 de agosto de…

0
Share

18….    Nasce o Padre Ismael Dias Monteiro que em 1946 era secretário do Bispado e professor do Seminário Diocesano local. (Folha Democrática).

 

1831   Lei cria a Guarda Nacional subordinada ao Ministro da Justiça e extingue os corpos de milícias e de ordenanças, sujeitos ao Ministro da Guerra, bem como os guardas municipais. (RBr. Ef. 384).

 

1883   Assume a presidência da Província de São Paulo o Barão de Guajará, Domingos Antônio Raiol. (Folhas).

 

1884   O Fiscal da Câmara juramentado, cidadão João Vicente de Castro Piza, faz saber aos habitantes de Taubaté que a 31 do corrente termina o prazo para o calçamento das frentes das casas de acordo com o art. 1.º do Código de Posturas, isto é, com pedra natural lavrada ou artificial, sendo expressamente proibido fazê-lo com tijolos ou pedra bruta, sob pena de multa de 30$000. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O Dr. Jacyntho Pereira da Silva Barros, 2.º suplente de juiz municipal em exercício, torna público haver o desembargador Dr. Aureliano de Souza Oliveira Coutinho, juiz de direito, designado o dia 16 de setembro próximo para a 3.ª sessão ordinária do júri às 10h e para a qual sorteou os 48 jurados que relaciona. (Gazeta de Taubaté).

 

1889   Tendo prestado juramento entra no exercício do cargo de escrivão ajudante do 1.º cartório e suboficial do Registro Geral de Hipotecas da Comarca de Taubaté o Sr. Ladislau Fernandes de Oliveira. (Jornal do Povo).

 

1890   Os Srs. John M. Tindall, Dr. C. e Normanton, incorporadores da Companhia Construtora da estrada de ferro Taubaté -Ubatuba, bem como os Srs. Victoriano Eugênio Marcondes Varella e Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar, concessionários da mesma são alvo de outra manifestação do povo de Taubaté que os saúda defronte a suas casas. (Jornal do Povo).

 

1890   Na 3.ª sessão de júri funciona interinamente o promotor Dr. Emílio Ferreira de Abreu e Costa devido à exoneração, a pedido, do Dr. João Evangelista Marcondes Varella que será substituído pelo Dr. Francisco Xavier de Souza e Castro na promotoria pública da Comarca de Taubaté. O réu André Francisco de Oliveira condenado a 2 anos e 1 mês vai cumprir sentençaem São Paulo por não se prestar a cadeia de Taubaté. O Sr. João Evangelista foi nomeado juiz de direito em Imperatriz, em Goiás. (Jornal do Povo).

 

1901   Surge em Taubaté na Rua Dr. Winther, um caso de varíola na pessoa de uma senhora recém-chegada do Rio de Janeiro, que é imediatamente internada no Lazareto do Bairro da Estiva para tratamento e evitar que se alastre. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Morre em Taubaté às 2h da madrugada o Dr. João Pereira Corsino, promotor público da Co-marca de Taubaté. Era casado com D. Helena Varella Corsino, progenitores de Augusto Corsino. Era genro de D. Maria Amélia Varella e irmão de José Pereira Corsino, Francisco de Assis Corsino, Luiz Pereira Corsino, Maria Pereira Corsino e Joaquina Pereira Corsino. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Na Rua Marquês do Herval, 90 está “A Estrela de Ouro”, oficina de caldeireiro e funileiro de José Lotufo que se encarrega de encana-mentos e fabrica baús. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Câmara Municipal de Taubaté tendo recebido diversas amostras de café de Porto-Rico, trazidas pelo Dr. Augusto Ramos promove exposição das mesmas ao lado de café colhido em nosso município e muito superior àquelas. A exposição é aberta no dia 25 de agosto no estabelecimento denominado “A Cidade de Taubaté” de Luz & Cia. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O 1.º fiscal da Câmara é o Sr. David Lopes Nogueira de Mattos e o 2.º o Sr. Francisco Pereira da Costa. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Estando em obras a ponte sobre o Rio Paraíba, a ligação desta cidade com os bairros do Pinheirinho, Tataúva e Poço Grande passa a ser feita por meio de bote que será substituído por balsa adquirida pela Prefeitura Municipal. (O Norte).

 

1910   Decreto Federal concede subvenção de 15 contos de réis por quilômetro à estrada de fer-ro que partindo de Taubaté vá ter a Natividade, conforme telegrama recebido pelo Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito Municipal, do Dr. Rodolpho Miranda, Ministro da Agricultura. (O Norte).

 

1910   Morre em Taubaté D. Maria Marcondes de Araújo, tia do Rev.mo Cônego taubateano Araújo Marcondes. Morreu com 65 anos e era muito virtuosa. (O Norte).

 

1931   Morre em Taubaté o Sr. Emílio Pereira de Alvarenga, agricultor no município e tio do Rev.mo Côn. Cícero de Alvarenga. (A Folha).

 

1945   Sai à luz da publicidade “Lâmpadas Votivas” livro de poesias do festejado poeta Péricles Nogueira Santos, militar, natural de Paraibuna e aqui radicado. (Nossa Terra).

 

1945   O Museu Histórico Municipal de Taubaté recebe do Sr. Ramiro Penna Ramos oferta de 10 números de “O Futuro” órgão escolar infantil redigido por alunos de nosso Grupo Escolar que saía quinzenalmente em 1905 e um exemplar de “O Estudo” um dos menores jornais de Taubaté (12 x 15cm) que surgiu em 18 de março de 1905. D. Marina Costa faz oferta para a Seção de Numismática e Religiosa. (Taubaté Jornal e Imprensa de Taubaté, de Pedro Giolo, p. 42).

 

1945   Em ampla e magnífica chácara na Vila São José, adquirida do Bispado, funciona uma casa das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, de que é superiora a Ex.ma Irmã Franco, auxiliada pelas irmãs Catarina e Ângela. Funciona há alguns meses. Tem sua sede em Paris e sede Provincial no Rio de Janeiro e está aqui em organização. Socorrem já 160 famílias pobres com cereais e medicamentos, gastando cerca de 7 a 8 mil cruzeiros mensais, conseguindo retirar das ruas grande parte dos pedintes e estando em vias de solucionar o problema da mendicidade. Pretende instalar ali as obras sociais de Santa Luíza de Marilac assistindo a pobres sob sindicância com gêneros, remédio, médico, aluguel de casa, ambulatório a cargo do Dr. Cícero de Mattos, externato, escola de corte e costura, escola noturna para operários, obra do berço (para fornecimento de enxoval a crianças pobres). Dão aulas de catecismo em escolas e capelas de bairros e aplicam injeções em enfermos nas próprias residências. (Taubaté Jornal).

 

1945   Está em obras de reformas a nossa Igreja da Sé Catedral. (Taubaté Jornal).

 

1945   Noticiam-se recentes falecimentos: do Sr. Ernesto Amadei, irmão do Sr. Emílio Amadei Berings, sub-gerente da C.T.I. e diretor técnico da Rádio Difusora Taubaté ZYA-8. Do Sr. João Marcondes dos Santos, casado com D. Minervina Marcondes dos Santos, deixando vários filhos. (Taubaté Jornal).

 

1945   Às 20h nos salões da C.T.I. Club realizam-se festivas homenagens aos ceteienses que integraram a Força Expedicionária Brasileira. (Taubaté Jornal).

 

1945   Aniversaria o sacerdote taubateano Rev. Pe Ismael Dias Monteiro, virtuoso secretário do bispado. (Taubaté Jornal).

 

1945   Patrocinado pela Sociedade de Cultura Geral circula em Taubaté o livro de poesias do jovem poeta Péricles Nogueira Santos intitulado “Lâmpadas Votivas” editado pela nossa Gráfica Universal e com capa de Fábio Moura. (Taubaté Jornal).

 

1946   Moradores da Vila São José, bairro onde vão se incrementando as construções, reivindicam para o local uma agência dos correios para o que pedem a boa vontade do agente local. (Folha Democrática).

 

1946   A “Folha Democrática” de Taubaté combate o jogo de bicho que prática e abertamente, infrin-ge recente decreto federal. A princípio se jogava às escondidas nas mesas de bares, nas esquinas, nos bancos da praça, mas agora os contraventores já estão com chalés instalados e cambistas à espera do apostador. (Folha Democrática).

 

1946   A “Folha Democrática” de Taubaté combate o lastimável estado em que se encontra o canal existente no Parque Dr. Barbosa de Oliveira (Largo da Estação) com sua água parada, não renovada, esverdeada, mau cheirosa, foco de mosquitos e de onde vão desaparecendo as perdizes, os marrecos, patinhos, paturis, pacas que ali existiam. “Vai chegar o dia do Lourenço”!. (Folha Democrática).

 

1946   Taubaté está sem água nas torneiras e na Rua das Palmeiras há uma fedentina insuportável. (Folha Democrática).

 

1946   “Nossa Terra” de tendência situacionista noti-cia o comparecimento do diretório do Partido Trabalhista Brasileiro local ao gabinete do Sr. Prefeito Municipal Dr. Antônio de Oliveira Costa para hipotecar-lhe solidariedade frente aos acontecimentos do dia 10 (revolta popular contra a carestia e sonegação de gêneros) noticia que o próprio partido a 7 de setembro desmente através de diário local. (Correio do Vale) (Folha Democrática).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *