17 de abril de…

2
Share

 

1846   Nasce, em Taubaté, o Côn. João Batista Pereira da Mota, falecido em São Paulo a 13/01/1912. Ordenou-se sacerdote a 25/06/1871. Foi nomeado coadjutor de Amparo e vigário de Cabreúva a 07/08/1873, cargo de que tomou posse a 7 de setembro do mesmo ano e exerceu até a morte, por 39 anos. (O Lábaro de 18/01/1912).

 

1866   A freguesia de Buquira é incorporada ao termo da Vila de Caçapava, continuando sob júris-dição da Comarca de Taubaté pela Lei n.º 46.

 

1875   São criadas, no Vale do Paraíba, as Comarcas de Queluz e São Luís do Paraitinga. (Folhas enc.).

 

1876   A Irmandade de São Benedito do Convento de Santa Clara elege seus “empregados” para 1877 assim: Rei, o irmão Benedito Monteiro Silva; Rainha, a irmã Maria Tereza da Fonseca mulher do Sr. Joaquim Marques Monteiro Bastos; Juiz, o irmão José Casimiro de Rezende; Juíza, a irmã Maria Rita; Liberta, escrava que foi da finada D. Rosa Maria de Jesus Oristella; Juíza de Promessa, a irmã Matilde Eugênia Marcondes, mulher de Wenceslau Delfino Marcondes; Capitão de Mastro, o irmão Francisco Alves da Fonseca; Alferes da Bandeira, o irmão Francisco Mariano dos Santos. Mesa Regedora: Procu-rador, reeleito João Batista da Palma; secre-tário reeleito, Joaquim Mariano da Luz (Joa-quim Pampa, morava onde mora o Nego, em frente ao correio antigo na Rua Marquês); te-soureiro reeleito, Comendador Francisco M. de Moura e Costa. (A Imprensa de Taubaté).

 

1886   Lei provincial n. 56 autoriza a Câmara Municipal de Taubaté a contrair empréstimo para o seu abastecimento de água em importância que em abril de 1888 seria elevada a 200 contos a juros de 8% ao ano. (O Liberal Taubateense).

 

1888   Noticia-se a publicação em Taubaté do jornalzinho Bilontra dirigido pelo menino José V. Nogueira Sobrinho, filho do Sr. Antônio Velozo Nogueira, do jornal local Liberal Taubateense. (Diário de Paulista).

 

1891   O Sr. Carlos Nogueira deixa o cargo de Ins-petor do Tráfego da Estrada de Ferro Norte de São Paulo (Central). (Jornal do Povo).

 

1895   Chega a Taubaté o Circo Eqüestre “Atlântico” que brevemente estreará em lugar do que acaba de partir. (O Popular).

 

1895   Noticia-se em Taubaté a nomeação do enge-nheiro Dr. Alberto de Andrade Pinto para ajudante do tráfego da E. F. Central do Brasil. Viria a colaborar na construção da variante de Tremembé e ter o seu nome dado à localidade até então conhecida por “Mata Fome”. (O Popular).

 

1895   O cidadão Víctor Fava parte para o Rio de Janeiro onde vai fazer aquisição de aparelhos e materiais necessários ao funcionamento, dentro de breves dias, de diversas linhas telefônicas na cidade. (O Popular).

 

1900   Embarca com destino à Escócia, sua pátria, para trazer sua família que lá passa temporada, o Sr. John M. Tindall, vereador à Câmara Municipal de Taubaté e industrial nesta cidade. A Avenida Granadeiro Guimarães, antes tinha seu nome. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Em Redenção realizam-se solenidades do levantamento da cumeeira da nova Igreja Ma-triz, servindo-se cerveja e ceia oferecida pela comissão de obras. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Tendo a Companhia Norte Paulista, conces-sionária do serviço de abastecimento de água da cidade interrompido com a incomum enchente do rio Paraíba sob o qual passa a adutora rompida, prometido restabelecer esse abastecimento dentro de dez (10) dias, o intendente municipal de Taubaté Dr. Afonso Moreira da Silva inicia um serviço de lavagem da rede de esgotos com água transportada em pipas sobre carroças. Tudo isso adia mas não suspende o já autorizado serviço de ligar o Rio do Cristóvão à Lagoa do Padre Fogaça e a água desta aos esgotos, para permanente limpeza, evitando o sério risco de saúde que passaria a população com novas interrupções do abastecimento de água que já sucedeu anteriormente. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Morre, em Taubaté, o Sr. Pantaleão Affonso Vieira, irmão do saudoso c.el João Affonso Vieira, filho portanto do Sr. Antônio Affonso Vieira, português e de D. Francisca de Paula Toledo, de tradicional família taubateana. Era conceituado funcionário da C.T.I. Para acompanhar o seu enterro o Sr. Félix Guisard dispensa os operários às três e meia da tarde do dia. (Jornal de Taubaté).

 

1910   O Sr. Bispo Diocesano D. Epaminondas Nunes D Ávila e Silva nomeia o Comendador Côn. Benjamim de Toledo Mello para o cargo de Promotor Eclesiástico da Diocese. Assume o cargo de Delegado de Polícia, na qualidade de 2.º suplente o Cap. Prof. João Olympio Theodulo da Silva, que recebeu o cargo do Ten. c.el Fernando Gomes Nogueira. (O Norte).

 

1914   Encontra-se, em Taubaté, hospedado no palácio episcopal em visita a D. Epaminondas o Rev.mo bispo da diocese de Goiás, D. Prudêncio Gomes que partirá brevemente para Roma. (O Norte).

 

1914   A pedido do Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito Municipal, dirigido ao Dr. Paulo de Moraes Barros, secretário da Agricultura, chega a Taubaté o Dr. Mederic Rousseau a fim de estudar moléstia que ataca os suínos deixando-os com os cascos rachados. (O Norte).

 

1914   O Dr. Francisco Cardoso Ribeiro reassume o exercício do cargo de juiz de direito da Comarca de Taubaté que vinha sendo exercido pelo 1.º juiz de paz Dr. João Dias Cardoso Sobrinho. (O Norte).

 

1932   O cirurgião-dentista Dr. João Francisco Pereira instala o seu gabinete dentário à Rua Duque de Caxias, 39, e a Prof.ª D. Maria Adeosilte Almeida, a sua escola de corte e costura à Rua D. Chiquinha de Matos, 41. (A Folha).

 

1933   O P.e João Guimarães canta a sua 1.ª missa na Catedral de Taubaté sendo pregador o P.e Rosa Góes; celebram-se ainda as cerimônias que conferem a ordem do diaconato a João Lúcio de Siqueira Leite. (O Lábaro).

 

1949   Realizam-se em Caçapava solenidades comemorativas do aniversário da cidade ocorrido a 14 – quinta-feira santa – e que tem como Prefeito o Dr. Ademar de Moura Rezende. (Taubaté Jornal)

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
2 Comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *