28 de julho de…

0
Share

1857   Nasce, em Curitiba, o Dr. Euzébio Inocêncio Vaz Lobo da Câmara Leal, filho do desembar-gador Luiz Francisco da Câmara Leal e de D. Ana Maria Gil Vaz Lobo da Câmara Leal. Fez seus preparatóriosem Ouro Preto e formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1879. Em 1880 foi nomeado promotor público de Jundiaí e em 1881 foi removido para Taubaté onde exerceu o cargo até1886. A 28 de janeiro de 1882 casou-se em Guaratinguetá com D. Olympia de França Brotero. Em 28 de dezembro de 1891, já viúvo, casou-se com D. Andradina de Godoy. Faleceu em Taubaté numa 4.ª feira, 20 de julho de 1932, deixando numerosa e respeitável descendência. Foi um grande jurista e educador. (A Folha de 24.7.1932).

 

1860   Decreto manda executar a resolução legislativa que criou a nova Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras  Públicas. (Rio Branco, Efemérides, p. 344).

 

1886   Morre em Taubaté o proprietário da cadeira da Escola de Primeiras Letras do Bairro do Areão, Sr. José Ladislao Ivo dos Santos. Morreu, diz a notícia, como morrem os professores públicos na Província: no mais doloroso estado de pobreza e de miséria. Seu enterro foi feito à custa de esmolas, devendo-se a iniciativa ao capitão João Affonso Vieira que com o armador João Marcondes do Amaral, arcaram com as despesas. (Gazeta de Taubaté).

 

1889   No Teatro São João realiza-se reunião do eleitorado conservador de Taubaté que elege o Dr. Francisco de Paula Toledo para chefe do partido na cidade. (Jornal do Povo).

 

1890   Estréia no Teatro São João, em Taubaté, o grupo dramático local “Amantes do Progresso” com o drama em 4 atos de costumes brasileiros “O órfão e o mendigo”. Até agora tem abortado as tentativas de formar um grupo dramático em Taubaté. O Sr. Luiz Gonzaga de Camargo exibe vistas com sua lanterna mági-ca de sua lavra. (Jornal do Povo).

 

1895   Iniciam-se em Tremembé as solenidades da tradicional e pomposa festa do Espírito Santo de que é Festeiro este ano o Sr. Antônio Ignácio Cardoso. Pela manhã uma bateria anunciará a alvorada. À noite começa o septenário após o que a banda de música Lyra Taubateana percorre a cidade acompanhando a bandeira do divino. A Companhia de Bondes a Vapor Taubaté Tremembé ofereceu armação de fogos. A Banda de Música é do prof. José Vicente de Barros, alfaiate em Taubaté. (O Popular).

 

1895   A partir de hoje tendo em vistas as festas do Divino e a próxima festa do Bom Jesus a Empresa de Bondes a Vapor Taubaté a Tremembé põe em circulação novos carros que construiu e estabelece novos horário: de Taubaté: 7, 12, 15:30 e 18h. De Tremembé: 8 3/4, 13 1/2, 16 1/2 e 21h, havendo bondes extras se houver passageiros. Os passes em circulação não valem sendo vendidos outros a 1$000. No dia 7 a empresa fará queimar os fogos de artifício que encomendou ao pirotécnico José Rodrigues. (O Popular).

 

1901   A Associação Musical Philarmônica Taubateense realiza retreta no jardim público do Largo da Estação. Adiado para 1.º de agosto por motivo da morte abaixo. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Morre, em Taubaté, o ilustre taubateano Dr. João Francisco Malta Jr. às 2h e meia da tarde, em sua residência à Rua 15 de Novembro. Antigo deputado estadual e deputado federal pelo 3.º distrito e membro do diretório do Partido Republicano local. É domingo. Foi duas vezes deputado estadual e morreu como deputado federal. O Jornal de Taubaté de 30 de agosto de 1901 publica o seu retrato e lhe dedica toda sua 1.ª páginaem elogios. Cresceu na fazenda do pai homônimo. Foi admirador de Saldanha Marinho e Américo Brasiliense de Almeida Mello, de Quintino Bocaiúva e Lopes Trovão. Quando o ministério Dantas agitou a questão da abolição alistou-se na Santa Cruzada chefiada na Província de São Paulo por Antônio Bento. Em 1887/8 salientou-se como exímio orador popular; de janeiro a março de 1888 bateu-se pela abolição no jornal local “O Liberal Taubateense” e na tribuna conseguindo que Taubaté fosse a 4 de março de 1888 o 1.º município de província a ver seus escravos totalmente libertados. Verdadeiro democrata. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Em visita aos estabelecimentos de ensino dirigidos pelas irmãs da Congregação de São José acha-se em Taubaté a Provincial de São Paulo, Veneranda e Rev.ma Irmã Theodora. (A Verdade).

 

1905   Aniversaria o Dr. Câmara Leal advogado em nosso foro. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Com a notícia do próximo sorteio militar e pensando dele se eximirem, realizam-se em Redenção a média jamais vista de 8 casamentos por dia e as noivas chamam-se “redentoristas”. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Hospedadas no Externato São José encontra-se a superiora e duas irmãs da congregação de São José que vão assumir a direção de nosso Asilo de Mendigos. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O maestro Antônio Penzo transfere sua residência para a Rua Visconde do Rio Branco, 106. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Decreto nomeia autoridades para Tremembé recentemente emancipada: subdelegado Sr. Gabriel Rodrigues da Fonseca, suplentes Srs. Cyriaco Sebastião Lopes, J. de Paula Simões e José Raphael Motta. Suplentes de delegado: Srs. Manoel de Souza Pinto, Francisco Vaz da Silva Jr. e Pedro de Camargo. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Antônio Rabaça é o encarregado da limpeza pública em Taubaté (empresário da limpeza pública). (Jornal de Taubaté).

 

1905   Prepara-se em São Paulo romaria ao Tremembé de cerca de 2000 pessoas ou mais. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A redação do “Jornal de Taubaté” muda-se da Rua Duque, 65 e passa a funcionar junto à tipografia na Rua 15 de Novembro, 44. (Jornal de Taubaté).

 

1906   O comerciante José Flávio de Camargo, sucedendo ao c.el João Afonso Vieira, reabre a antiga e tradicional Casa de São José à Rua do Rosário, 45 (Visconde do Rio Branco) em frente ao Externato São José e ao lado da Associação dos Empregados no Comércio. (O Norte).

 

1912   Morre em Taubaté o Sr. Benedito Motta, membro da corporação musical João do Carmo. (O Lábaro).

 

1913   Realizam-se em Taubaté solenes exéquias em sufrágio da alma do Dr. Campos Salles, no 30º dia de seu falecimento. Na Catedral às 9h da manhã, mandadas celebrar pela Câmara Municipal de Taubaté com a igreja ornamen-tada pelo Sr. José Ferreira da Silva. (A Federação).

 

1914   Com 100 anos falece em Taubaté D. Esperança da Fé Caridade, veneranda proge-nitora dos Srs. Anacleto Mont’Alverne e Joaquim Cafuncho, agricultores no município. (O Norte).

 

1914   Com a inauguração a 26 do corrente da variante de Tremembé da E. F. Central do Brasil, o Prefeito Municipal de Taubaté Dr. Gastão Câmara Leal oficia ao Administrador dos Correios pedindo que a expedição de malas para Tremembé seja feita pelo Expresso (trem), pois até aqui são conduzidas a pé de Taubaté por um condutor. (O Norte).

 

1934   Chega a Taubaté, onde é festivamente recebido e saudado pelo promotor público Dr. Paula Santos, o Dr. Plínio Corrêa de Oliveira deputado à Constituinte Nacional. (O Lábaro).

 

1940   Divulga-se o início das obras de radical reforma da nossa Sé Catedral de que ficarão apenas a fachada e as paredes externas. O projeto é do arquiteto Dr. Jorge Przirembel e a execução das obras foi confiada à Companhia Predial de Taubaté. Com a demolição das paredes internas haverá mais espaço (mais mil pessoas pelo menos) num alargamento de 5 a 6 metros em toda extensão; mais ar, mais luz direta. (O Lábaro).

 

1940   O Dr. Eugênio Fortes Coelho, juiz de direito da Comarca de Pindamonhangaba, assume interi-namente a jurisdição da Comarca de Taubaté. (O Momento).

 

1945   Aniversaria o Dr. J. Evangelista de Andrade, médico e lente da Escola Normal local. (Taubaté Jornal).

 

1945   Fixa residência em Taubaté a distinta Família do Sr. Francisco Luiz de Campos, cuja saúde inspira cuidados, progenitor do Sr. Evandro de Campos, Presidente da F.C.M. e diretor do Taubaté Jornal. (Taubaté Jornal).

 

1946   Circula em Taubaté o 1.º número do Jornal local “FOLHA  DEMOCRÁTICA”, órgão de União Democrática Nacional (UDN), dirigido pelo Sr. José Luiz de Almeida Soares, com redação à Rua Dr. Pedro Costa, 112 (fone 934), com uma tiragem de 600 (seiscentos) exemplares e que a 18 de agosto com o n.º 4 passaria a 1300 exemplares, tal a acolhida que teve.

 

1946   A União Democrática Nacional realiza concentração política em Taubaté. (Folha Democrática).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *