12 de janeiro de…

0
Share

 

1876   Depois de prolongada seca, chove abundante-mente afinal. Estavam perecendo  as culturas, as pastagens e os próprios cafezais. As barcas a vapor que navegam no rio Paraíba, com a diminuição das águas, reduzem de 400 arrobas suas cargas com sensível prejuízo da lavoura e do comércio. O povo vinha fazendo reiteradas preces nas Igrejas do Coração de Jesus, (Rua Marquês) e na de Sant’Anna. (A Imprensa).

 

1890   Regressou de uma excursão ao oeste de São Paulo o Sr. José Benedito Marcondes de Mattos. O Sr. Benjamim Monteiro Fernandes da Silva é nomeado inspetor do Bairro do Cavarucangüera. (Jornal do Povo).

 

1890   Morre, em Taubaté, D. Escolástica Pereira de Toledo, esposa do c.el Luiz Moreira da Silva, progenitores do Dr. Afonso Moreira da Silva e irmã do c.el João Afonso Vieira. (Jornal do Povo).

 

1895   O pastor protestante alemão Bartor, teólogo,  profetisa em Berlim o fim do mundo, infalivelmente para o dia 23 de abril de 1908. A 12 de março de 1903 dar-se-ia a ascensão de 144.000 eleitos que não deveriam morrer. (O Imparcial).

 

1895   Anuncia-se venda de restaurante e padaria no Largo do Chafariz em frente à ponte, junto ao Sr. Raphael Lotufo. (O Imparcial).

 

1898   Morre, em Taubaté, o estimado fazendeiro capitão Manoel Pereira da Silva Netto, cunhado de D. José Pereira da Silva Barros, Arcebispo de Darnis. (Diário de Taubaté).

 

1905   Circula em Taubaté o ALMANACK ILUSTRADO DE TAUBATÉ dos editores Rabello & C.ia, brochura de 140 páginas, gravuras de estabelecimentos, resumo histórico, retratos de autoridades, etc. (Verdade).

 

1905   A Ordem da Trapa da Abadia da Maristella prossegue em sua instalação e inicia serviços de exploração agrícola e pastoril com um plantel de mais de 100 cabeças de gado, pretendendo fabricar queijos semelhantes aos da abadia de Sept-fons da França. (A Verdade).

 

1905   O coletor estadual José Pedro Malhado Rosa convida os interessados a prestarem as declarações exigidas pelo Art. 44 do Regulamento que acompanhou o decreto n.o 1251 de 12/11/1904 e que criou novos impostos. (Jornal de Taubaté – edital de 02/01/1905).

 

1905   Desgostoso da vida, põe termo à existência o velho morador do alto de São José de nome José Benedito dos Santos, conhecido por “Gaiolinha”. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Por “ordem do dia” do 3.º Batalhão, o destacamento policial de Taubaté é aumentado de mais 6 praças. (Jornal de Taubaté).

 

1914   A Câmara Municipal de Taubaté realiza 1.ª sessão preparatória sob a presidência do major Antônio Pereira de Barros, presentes os vereadores c.el Gomes Nogueira, Bernardo Ambrogi, Dr. Gastão Câmara Leal, Raphael Braga, Dr. Pedro Costa e Antônio Valente da Silva, às 15 h. Eleito presidente por ??? votos o Sr. c.el Gomes Nogueira assume a presidência. Para vice-presidente é eleito o Dr. Pedro Costa e para secretário o Sr. Antônio Valente da Silva. Para a 1.ª comissão: Dr. Pedro Costa e major Antônio Pereira de Barros e Raphael Braga, para a 2.ª comissão: Dr. Gastão Câmara Leal, Bernardo Ambrogi e Antônio Valente da Silva. (O Norte).

 

1941   Assume o cargo de Delegado de Polícia de Taubaté o Dr. Virgílio Carneiro Lopes vindo de Itu. Em substituição ao Dr. Hermenegildo Correa de Andrade, removido para Araçatuba. (O Momento).

 

1945   Termina o Retiro do Clero das Dioceses de Taubaté e Lorena que vem sendo realizado no Seminário Diocesano local, sob a presidência de Dom Francisco Borja do Amaral, bispo diocesano e de que tem sido pregador o virtuoso jesuíta Rev.do P.e Pereira de Castro. (Taubaté Jornal).

 

1946   A sede do Centro Municipal de Taubaté da Legião Brasileira de Assistência muda-se para a rua Dr. Pedro Costa, 74 onde funcionava o extinto Tiro de Guerra 445. Ali vão funcionar a diretoria, a secretaria e departamentos como de Assistência Dentária, Costura e Despensa. (Taubaté Jornal).

 

1946   Noticia-se o falecimento em Taubaté do Sr. Carlos Luiz de Araújo, advogado em Presiden-te Prudente, casado com D. Maria de Lourdes Amaral de Araújo. (Taubaté Jornal).

 

1946   Para tomar parte no Congresso Esportivo que norteará os destinos dos clubes interioranos em 1946, seguem para Campinas os diretores do E. C. Taubaté e C.T.I. Club e cronistas esportivos da cidade. O Congresso se realiza amanhã para debater alterações no regulamento do campeonato do interior. (Taubaté Jornal).

 

1946   Um grupo de moços de iniciativa funda em Taubaté a Empresa de Publicidade “Clímax” para sistematizar e difundir a propaganda moderna entre nós instalada na sala n. 8 do Edifício Miranda à Praça. Dom Epaminondas e de que faz parte o Sr. João Marcondes. (Taubaté Jornal).

 

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *