Em nossa viagem no tempo, partimos a outros 22 de outubro, sabermos notícias da Taubaté de antigamente.
Uma nota no Diário de São Paulo de 1865 informa que funciona em Taubaté o Colégio São Francisco Evangelista.
A instituição aceita alunos até 12 anos. Entre as várias disciplinas, aulas de doutrina cristã, História sagrada, História geral, História natural e História do Brasil. Aulas de Francês, Inglês e alemão, música vocal e ginástica.
Francês, Inglês e alemão era praticado diariamente no colégio.
O Ipiranga, jornal da cidade de São Paulo, publica em 1867, nota informando que estava foragido o escravo Manuel Crioulo, propriedade do avô de Monteiro Lobato, o Barão de Tremembé. Quem oferecesse informações sobre o paradeiro do escravo, seria bem remunerado.
E a revista Ilustrada, do Rio de Janeiro publicou que em 1887 um sujeito se dirigiu a residência de Flaustino Antônio com o intuito de ofender sua Família. As mulheres da casa, armadas de espetos e paus puseram o homem para correr. Se as pernas não lhe prestassem, o sujeito estava frito, afirmava a revista.
Em 1948, Taubaté recebeu uma visitante ilustre: a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Segundo o Taubaté Jornal, o ônibus que transportava a imagem da santa, passou pela cidade rumo a Porto Alegre, com destino ao 5.º Congresso Eucarístico Nacional.
Por hoje é só. Nossa viagem no tempo pelas páginas dos antigos jornais continua amanhã.
[highlight color=”grey”]Veja aqui outras Histórias que a História Conta[/highlight]
[box style=’info’] Histórias que a História Conta é uma produção do Almanaque Urupês em parceria com a Rádio Metropolitana Taubaté e é transmitido de segunda a sexta-feira no programa matinal Radar Noticioso.[/box]
Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter