25 de junho de…

0
Share

1850   É promulgado o nosso Código do Comércio.

 

1871   Ordena-se sacerdote Mons. João Batista Pereira da Mota nascido em Taubaté a 17/04/1846 e falecido em São Paulo a 13/01/1912. Foi nomeado coadjutor de Amparo e vigário de Cabreúva a 07/08/1873, cargo de que tomou posse a 07 de setembro do mesmo ano e exerceu até a morte, por 39 anos. (O Lábaro, 18/01/1912).

 

1875   Organiza-se novo Ministério conservador presidido pelo Mal. Duque de Caxias, governando até 05 de janeiro de 1878. (Rio Branco, p. 300).

 

1891   Noticia-se em Taubaté a formatura em Direito do taubateano Sr. João Pereira Corsino. (Jornal do Povo).

 

1891   O Conselheiro Moreira de Barros proprietário da Fazenda Palmital em São Carlos do Pinhal oferece passagem de ida e volta para trabalha-dores que quiserem fazer a colheita de café a 1$500 por dia com alimentos e a 2$000 a seco. (Jornal do Povo).

 

1898   Realiza-se no Teatro São João desta cidade a estréia da Companhia Dramática “Luso-Brasileira” sob direção do artista A. Palhaes com o drama “O Filho do Mar”, a comédia “Distração de Afonso”, o monólogo “A minha Família” e a cançoneta “Sol-La-Si-Dó”. (Diário de Taubaté).

 

1904   O Dr. Afonso Moreira da Silva, intendente municipal de Taubaté, concede exoneração pedida pelo Sr. Francisco Pestana Júnior do cargo de 1.º fiscal da cidade, sendo substituído pelo Sr. Antônio do Amaral que o exerce até agosto quando é exonerado, a pedido, e substituído pelo Sr. Major David Lopes Nogueira de Mattos. (Jornal de Taubaté de 17/01/1905).

 

1905   No Velódromo Taubateense correm 6 páreos de bicicletas e Rochetto enfrenta Brunini em luta romana de 20 minutos, sem vencedor. No coreto toca a banda João do Carmo. Tudo em benefício dos esportistas Orestes, Joãozinho e Remondini. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Morre, em Taubaté, o Sr. Antônio Alypio Moreira da Silva, distinto membro da classe caixeiral. A Associação dos Empregados no Comércio fez hastear seu pavilhão em funeral. A banda de música Philarmônica Taubateense acompanhou o féretro e à beira da sepultura falou o Sr. Euzébio de Toledo. (O Norte).

 

1912   De volta de viagem à Europa chega a Taubaté com sua Ex.ma família o Sr. Félix Guisard, diretor-gerente da Companhia Taubaté Indus-trial, sendo recebido na estação da Estrada de Ferro Central por mais de 3000 pessoas e três bandas de música, uma de Pindamonhangaba, sendo saudado pelo Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito Municipal. (O Lábaro).

 

1918   Memorável geada cai pela noite em todo Estado de São Paulo causando enormes prejuízos à lavoura, particularmente à do café. (Athayde Marcondes – Pinda – Efemérides no fim do livro, pág. 63).

 

1940   O Sr. Celestino de Campos Coelho, Prefeito Municipal de São Luís do Paraitinga, assina com a Companhia Telefônica Brasileira contra-to que permite o restabelecimento das ligações entre Taubaté e aquela cidade em tráfego mútuo. (O Momento).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *