19 de maio de…

0
Share

1781   A Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté expede mandado de execução ou fatura do caminho do Iúna (iúna). (Atas I, p. 47).

1787   Francisco Vieira da Silva apresenta à Câmara de Taubaté despacho do governador-geral da Capitania para não pagar a usança de vereador eleito, soldado auxiliar da Companhia de Ordenanças que era. (Atas I, p. 170).

 

1859   Nasce, em Pindamonhangaba, o prof. Fran-cisco Ignácio Salgado, filho de Benedito Salga-do de Oliveira e de D. Maria Inocência Ramos de Melo. Em 15 de maio de 1885 habilitou-se em exame de concurso para o cargo de professor público. Foi nomeado a 20 de julho para reger a cadeira de Santo Antônio do Pinhal de onde foi removido em 1887 para a 2.ª cadeira de Pinda. Em março de 1890 per-mutou essa cadeira com a de Cachoeira do prof. João Mário de F. Brito e em 1893 foi removido para a Escola do Bairro do Ribeirão das Almas em Taubaté de onde em novembro do mesmo foi removido para o Bairro da Boa Vista em Pinda anexada ao Grupo Escolar em 1895. (…) Em 1920 aposentou-se. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – pág. 173).

 

1862   Lei provincial autoriza os estudos de construção de uma estrada de rodagem ou linha férrea (Mogyana) de tração animada com ponto inicial no Rio Grande, na Estação da Companhia Inglesa até a freguesia da Escada em Mogi das Cruzes, para servir o alto Paraíba. Em 1863 nova lei determinou que a tração seria a vapor. Em 1865 são autorizados estudos de prolongamento até Jacareí cuja construção afinal é contratada em abril de 1866, bem como a navegação do Paraíba até Cachoeira. A 24/06/1872, lei provincial resolve prolongar a estrada de ferro até Cachoeira. (O Paulista de 20/05/1875).

 

1886   Morre, em Taubaté, o Sr. Antônio Afonso Vieira, português, casado com D. Francisca de Paula Toledo, progenitores do c.el João Afonso Vieira, sogros do c.el Luiz Moreira da Silva. (Notas Minhas).

 

1895   Realizam-se no Núcleo Colonial de Quiririm, no município de Taubaté, as solenidades de inauguração da Capelinha em louvor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida iniciada pelo devotado cidadão Benedito Pires de Camargo, pobre, chefe de numerosa família, mas batalhador e perseverante. As ruas estão enfeitadas de arcos de palmeiras, flores e galhardetes. A imagem de N. Sra. Aparecida foi ofertada pelo Sr. Francisco Simões Machado e é transportada em procissão da estação de estrada de ferro até à capelinha, com banda de música de Taubaté com espoucar de baterias e foguetes. A seguir Frei Policarpo, do Convento de Santa Clara, celebra missa sendo a capelinha insuficiente para abrigar a massa popular. À tarde realiza-se ali o primeiro casamento: de D. Albertina Augusta de Almada Guerra, irmã do jornalista Álvaro Guerra, com o Sr. Francisco Simões Machado, telegrafista da estação de Quiririm. O padrinho da noiva é o capitão Manoel Carlos de Carvalho Monteiro e do noivo o Sr. João de Salles Zico. O ato civil realiza-se em Taubaté na residência do vereador Manoel José Borges. Em Quiririm, o pai da noiva, Sr. Alberto Guerra, oferece jantar. Na residência do capitão Monteiro, padrinho da noiva, à noite, é oferecido chá e se dança até madrugada. (O Popular).

 

1898   Realizam-se no Bairro das Caveiras (Independência) as solenidades da festa de Santa Cruz. (Diario de Taubaté).

 

1900   Funda-se, em Taubaté, o Grupo Dramático Particular e Familiar “Fé, Esperança e Caridade” sob a presidência do Prof. Henrique Escudero. (Jornal de Taubaté).

 

1910   O ten. Arthur Vieira assume o cargo de sub-delegado de polícia de Taubaté. (O Norte).

 

1910   O Dr. Cata Preta, médico, transfere residência para São Paulo e se despede. (O Norte).

 

1914   Morre, em Taubaté, D. Maria Pureza de Oliveira Borges, casada com o Sr. José M. B. Leite. Faleceu no Hospital à Praça Mons. Silva Barros, 12-A. (O Norte).

 

1927   Morre, em São Paulo, no Instituto Paulista, o conceituado taubateano sr. João Carlos de Moura Andrade, comerciante e proprietário na capital e que aqui residiu por longos anos. Era irmão do sr. Octaviano de Moura Andrade e de D. Maria Angélica de Andrade Rizzini, e de D. Georgina Albuquerque casada com o sr. Lucílio de Albuquerque, entre outros irmãos. (O Norte).

 

1934   Decreto estadual suprime os seguintes municípios: Redenção anexado ao de Jambeiro; Igaratá ao de Santa Isabel; Lagoinha ao de Cunha; Jataí ao de Cachoeira; Pinheiros ao de Queluz e o de Embaú que se desdobra entre Cachoeira e Cruzeiro. (O Lábaro).

 

1934   Cria-se a Comarca de Cruzeiro, no Vale do Paraíba. (Folhas).

 

1945   Na fazenda do Sr. Ari Rachou, neste município, realizam-se as solenidades de inauguração do novo prédio da Escola Mista Rural da Ponte Alta, onde leciona a Prof.ª D. Dulce de Almeida e Silva. Estiveram presentes os Srs. Lafayete Rodrigues Pereira, delegado regional do Ensino, José Estácio de Moura Guimarães, representante do Dr. Antônio de Oliveira Costa, Prefeito Municipal e Dr.  Álvaro Guimarães chefe da seção de obras da Prefeitura. (Nossa Terra).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *