A ligação de Mário de Andrade com Taubaté

0
Share

O modernista Mario de Andrade transformou Lopes Chaves em grife. O próprio escritor mencionava insistentemente o endereço, ou simplesmente o nome da rua, como sinônimo de sua própria casa. A estratégia teve sucesso e admiradores passaram denominá-lo como “Paulista da Rua Lopes Chaves”.

“Nesta Rua Lopes Chaves envelheço, e envergonhado nem sei quem foi Lopes Chaves.” Mário de Andrade

Mario em casa. Crédito: Arquivo IEB (http://www.ieb.usp.br/passeio-digital)

Do Chalé ao Colégio 

Se assim como o próprio Mario de Andrade você não sabe quem foi Joaquim Lopes Chaves, saiba que ele foi um importante político que fez carreira em Taubaté até a sua morte, em 1909.

Vereador em Taubaté, deputado, senador do Império e depois senador da República, é filho de uma família de barões situada em Jacareí.

Por volta de 1870 construiu na Rua da Piedade, atualmente Avenida Emílio Winther,  o Chalé Lopes Chaves. A casa é um dos poucos símbolos da antiga Taubaté que se mantém em pé, mas com constante risco. Palco da primeira manifestação pública pró-República em Taubaté, o chalé foi habitado pelo senador por vinte anos, até a sua mudança para São Paulo depois da morte de sua esposa, Cândida Augusta Marcondes. Tempos (e moradores) depois, a casa passou ao Cardeal Arcoverde, que a rebatizou como Villa Santo Aleixo.

Outro importante edifício taubateano está associado à Lopes Chaves. O primeiro grupo escolar da cidade, instalado num prédio projetado por Euclides da Cunha, recebeu o seu nome. O Grupo Escolar Lopes Chaves foi uma homenagem feita ao político ainda em vida, em 1902.

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *