4 de janeiro de…

0
Share

1558   Mem de Sá, 3.o governador-geral do Brasil chega à Bahia. Governou durante mais de 14 anos, até falecer a 2 de março de 1572 naquela cidade. (Rio Branco, Ef. pp. 7/8).

 

1853   O Conselheiro Josino do Nascimento Silva assume a presidência da província de São Paulo. (Folhas).

 

1885   O musicista e compositor prof. Bernardino Coelho Júnior distribui exemplares de sua composição “NOTURNO MARIQUINHAS” editada pela casa dos srs. Buschann & Guimarães, da Corte. (Gazeta de Taubaté).

 

1885   Noticia-se o falecimento do Sr. Francisco Alves da Fonseca. (Gazeta de Taubaté).

 

1885   O negociante (deve ser industrial) John Milne Tindall oferece e coloca no Hospital de Santa Isabel (Largo do Mons. Silva Barros antigo Largo do Convento) um rico lustre de cristal. (Gazeta de Taubaté).

 

1885   Noticia-se o falecimento em Santos do jovem Arthur Bastos. (Gazeta de Taubaté).

 

1885   O vigário coado Rev.do P.e Antônio Nascimento Castro convida os irmãos de São Benedito a se reunirem no consistório da Igreja Matriz no dia 6 do corrente para procederem à eleição de Mesa Regedora da Irmandade em substituição à que foi suspensa pelo juiz de direito Dr. Desembargador Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho. (Gazeta de Taubaté).

1885   Antônio Militão de Souza Aymberê estudante do 1.º ano direito leciona candidatos a concurso de professores primários em curso que se acha aberto a 10$000 mensais com pagamento adiantado. (Gazeta de Taubaté).

 

1890   O Club Mandarim realiza às 9h. da noite uma reunião no Teatro São João a convite do 1.º secretário, José Ramos Ortiz. (Jornal do Povo).

 

1890   A Câmara Municipal de Taubaté em cumpri-mento ao decreto de 15 de dezembro último põe à disposição dos interessados o livro próprio para lançamento de declaração de estrangeiros que não quiserem ser brasileiros, para o que tem prazo de 6 meses. Até 17 de janeiro haviam assinado: Liberto Fernandes, Antônio Melo dos Reis, Pedro Domingos Goes, José Fernandes Rendeiro, José Correa Gomes, Antônio Fernandes Viana Júnior e João Windrigge. (Jornal do Povo).

 

1895   Noticia-se a aprovação em exames do Curso Anexo à Academia de Direito em São Paulo dos alunos, dos: Colégio São João Evangelista e Colégio S. Francisco. São eles Bento Enéas de Souza e Castro e José Augusto Pereira Querido. E também o fato de ter o taubateano Jorge Militão de Souza Aymberê se bacharelado em Direito. (O Imparcial).

 

1895   A recém-organizada orquestra do Club Carlos Gomes, dirigida pelo Maestro Antônio Penzo realiza ensaio. (O Imparcial).

 

1895   A pedido da Câmara, o Dr. Domingos Gonçalves Barata resolve permanecer como médico municipal. (Deve ser reunião do dia 3, bem como a resolução acima). (O Imparcial)

 

1895   Noticia-se já haver o Ministro da Indústria, Viação e Obras Públicas dado ordens para início dos trabalhos de alargamento da bitola na Estrada de Ferro Central do Brasil de São Paulo a Cachoeira. (O Imparcial).

 

1898   Morre, em Taubaté, o major José Corsino dos Santos. (Diário de Taubaté).

 

1900   A Câmara Municipal de Taubaté toma conheci-mento de duas propostas para construção da rede de esgotos da cidade que são submetidas a uma Comissão composta dos vereadores Vigário Antônio do Nascimento Castro, John Tindall, Dr. Urbano Figueira e José Augusto Marcondes de Mattos. Na mesma sessão se resolve também revogar o Art. 6.º da Lei n.º 54 sobre interdição do cemitério de Tremembé e de Santa Luzia, visto como na Capital se tomaram medidas eficazes para evitar que a epidemia da peste bubônica se alastre pelo interior (Lei n.º 55 promulgada pelo Intendente Interino P.e Antônio do Nascimento Castro). (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Jornal de Taubaté argumenta em favor da construção da Estrada de Ferro Taubaté a São Sebastião com o fato da produção cafeeira da zona não ser inferior a 500 mil arrobas, sem contar 60 mil arrobas de Redenção e outras 60 mil de São Luís Natividade e Paraibuna. O custo do transporte por arroba que é de 600 réis passará para 300 réis apenas. Para alguns o café está sujeito a baixar para melhorar o câmbio e daí a necessidade de concorrer para a baixa também de seu custo. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Os novos vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Taubaté reúnem-se em sessão preparatória, sob a presidência do Sr. Francisco Lobato de M. Sobrinho que convida para secretário o Dr. Bento Enéas de Souza e Castro. Elege-se a mesa provisória e duas comissões para verificação de poderes assim: Presidente, Capitão Francisco Lobato; Vice, ten. c.el Moreira de Mattos; Secretário, Dr. Bento Enéas. 1.ª Comissão, Félix Guisard, Cap. Cyrillo Lobato e Alfredo Cândido. 2.ª Comissão, Dr. Rebouças de Carvalho, Dr. Afonso Moreira e Ten. C.el Moreira de Mattos. (jornal de Taubaté).

 

1905   Sob a presidência provisória do Sr. Hermínio Cardoso da Cunha Coimbra, vereador mais velho, realiza-se a sessão preparatória e de reconhecimento dos primeiros vereadores eleitos para a recém-criada Vila de Tremembé que tomarão posse a 7 do corrente. (Jornal de Taubaté).

 

1912   Organizado pelo Sr. Luiz dos Santos, percorre a cidade à noite um reisado constituído de um quarteto com o concurso vocal de meninas, pedindo auxílio para os pobres da 4.ª Conferência de São Geraldo da Sociedade de São Vicente de Paulo. (O Lábaro).

 

1913   O Sr. Benedito Antônio da Silva Peão, nego-ciante em São Luís do Paraitinga torna público pela imprensa de Taubaté que passa a se assinar Benedito Peão Sobrinho. (A Federação).

 

1914   Divulga-se em Taubaté a notícia de que o Dr.  Frederico Castilho Marcondes completou brilhantemente seu curso de medicina, no Rio de Janeiro. É filho do Dr. Francisco Ignácio de Moura Marcondes. Quando ainda cursava o 3.º ano, mediante concurso com dezenas de colegas foi nomeado auxiliar da saúde pública no Rio de Janeiro. É especialista em moléstias dos olhos, tendo entrado há anos para o consultório do notável oculista Dr. Hilário de Gouvêa, é seu auxiliar de confiança. Em sua tese de doutoramento o Dr. Marcondes tratou “Dos empiemas dos seios da face” (cadeira de otorrinolaringologia). (O Norte).

 

1914   O Posto Sanitário de Taubaté sob a chefia do Dr. Garcia Redondo passa a funcionar na Rua Marquês do Herval, 185. (O Norte).

 

1914   O Sr. Juvenal Machado da agência de Empre-sa de Eletricidade São Paulo e Rio desta cidade chama a atenção dos interessados de que as instalações são gratuitas, bastando um depósito correspondente a dois meses de consumo. Os prédios de aluguel até 12$000 podem instalar lâmpadas de 10 velas nas mesmas condições. (O Norte).

 

1914   O Sr. Manfredo Monteiro Coelho da Silva, funcionário da Inspetoria Sanitária do distrito de Taubaté, muda-se para a Rua Marquês do Herval, 169. (O Norte).

 

1914   Anuncia-se para breve a inauguração do Cinema Teatro São João que passou a pertencer ao patrimônio paroquial. Os aparelhos deverão chegar até o dia 10, da Europa. Após a instalação elétrica e retoques externos do prédio um grande festival vai inaugurar o cinematógrafo cuja renda reverterá em benefício do novo prédio do Hospital de Santa Isabel. (O Norte).

 

1914   A Prefeitura Municipal de Taubaté agradece ao Prof. Júlio Marcondes do Amaral os bons serviços prestados à Inspetoria Literária como membro da Comissão Examinadora dos alunos das escolas isoladas em 1913. (O Norte).

 

1914   Noticia-se, em Taubaté, para dias, a assina-tura por parte da Central do Brasil da escritura de compra por 74:630$000 da Companhia de Bondes a Vapor Taubaté-Tremembé. (O Norte).

 

1914   O Sr. Dutra Rodrigues reassume a direção da estação da Central do Brasil, em Taubaté, como agente de 1.ª classe continuará servindo também o Sr. João Garcia até segunda ordem. (O Norte).

 

1914   Acham-se adiantados os serviços de reforma e pintura por que passa a estação da Central do Brasil em Taubaté. (O Norte).

 

1914   O Prefeito Municipal de Taubaté em fundamentada representação pede o provi-mento da escola noturna de Quiririm. (O Norte).

 

1918   Morre, em Campo Belo, o estadista e historiador nascido em Pindamonhangaba a 1.º de maio de 1837 Francisco Ignácio Marcondes Homem de Melo que presidiu, inclusive, a província de São Paulo. Deixou várias obras de valor. (Folhas).

 

1941   Por Portaria n.º 3, o Ministro da Viação e Obras Públicas concede permissão para a instalação da Rádio Difusora Taubaté, com a potência de 100 watts instalada na esquina da Rua dos Operários e Silva Jardim, sob  a direção do Sr. Emílio Amadei Beringhs que espera para dentro de dois meses o início de suas irradiações. (O Momento).

 

1946   À rua do Sacramento n.º 170 (atrás da Catedral) realizam-se as solenidades de inau-guração da nova Farmácia São Geraldo, do farmacêutico Alziro Alves dos Santos, com a participação de destacadas figuras do clero, das classes médicas, farmacêutica e odontológica. A bênção do estabelecimento é dada pelo Rev.do P.e José Luiz Pereira Ribeiro que profere expressivas palavras alusivas ao ato. Falam ainda o Sr. Carlos Norberto Aliandro pelos farmacêuticos; Sr. Nardy Silva, pelos odontologistas; A. Marcondes, Dr. Hugo di Domênico pelos médicos e prof. Clovis Miné, todos valorizando a missão científica do farmacêutico e enaltecendo o tirocínio e critério do Sr. Alziro Alves dos Santos, que agradece e oferece mesa de salgados e doces. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *