1 de dezembro de…

0
Share

1640   Portugal insurge-se contra o domínio espanhol e o Duque de Bragança é aclamado rei com o nome de D. João IV. (R. Br. Ef. 561).

 

1727   Passa por Taubaté com destino a São Paulo Dom Frei Antônio de Guadalupe, 4.º Bispo do Rio de Janeiro. (Athayde Marcondes – Pinda – 250 anos – efemérides do fim do volume, p. 111.

 

1747   D. Bernardo Rodrigues, 1.º Bispo de São Paulo, passa a Provisão autorizando Thimóteo Correa de Toledo a construir em Taubaté a Igreja de Nossa Senhora do Pilar de sua devoção. Construída em 1748. (Jornal de Taubaté de 16/12/1900).

 

18….    Nasce em Taubaté o Dr. Urbano Alves de Souza Pereira, legítimo propulsor do progresso taubateano, catedrático do Ginásio do Estado, diretor técnico da Companhia Predial de Taubaté, diretor da Sociedade Taubaté de Ensino, brilhante intelectual. (O Momento).

 

1822   Realiza-se a sagração e coroação de D. Pedro I. (R. Br. Ef. 561). Decreto cria a Ordem Imperial do Cruzeiro. (R. Branco, Ef. 561). Decreto cria a Guarda de Honra do Imperador, composta de 3 esquadrões: Rio de Janeiro, São Paulo (reunião em Taubaté) e Minas Gerais (reunião em São João Del Rei). (R. Branco, Ef. 562).

 

1828   Decreto estadual baixa instruções para eleições de vereadores às Câmaras Municipais, juízes de paz e seus suplentes. (Ementário da Legislação Brasileira – Adão Myszak, p. 57).

 

1831   Nasce em Paris a princesa Maria Amélia, filha de D. Pedro I, que abdicará o trono do Brasil, e de D. Amélia de Leuchtemberg. (Rio Branco, Efemérides, p. 562).

 

1883   Os diretores da sociedade anônima proprie-tária do Teatro São João, Srs José Gomes Nogueira, Manoel J. de Camargo, e Dr. Crescêncio José de Oliveira Costa convidam os acionistas para uma reunião no dia 16, ao meio-dia, no salão do Teatro, a fim de aprovarem os estatutos e assinarem a ata respectiva. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   A Câmara Municipal de Taubaté presidida pelo c.el Jordão Pereira de Barros, abre concorrência pública para publicação de seu expediente e dos diversos juízos locais, bem como dos alistamentos eleitoral e militar, devendo as propostas serem apresentadas na sessão de 5 de janeiro próximo. Escrivão: Manoel Alves Borges. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   É sepultado em Taubaté o Sr. Antônio Mariano de Paula Simões, José Mariano de Paula, João Mariano de Paula Simões, Francisco de Paula Simões e cunhado dos Srs. Manoel Alves Moreira da Costa, Ignácio Marcondes do Amaral Jr; Mariana de Paula Marcondes, Maria Joaquina de Paula e Rita Adelindes Trintan, faleceu no dia 30 de novembro e foi sepultado dia 1.º de dezembro. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Realizam-se em Tremembé às 17 horas as solenidades de inauguração do chafariz da “água santa” mandado construir pela Irmandade do Senhor Bom Jesus de Tremembé de que o tesoureiro c.el Jordão Pereira de Barros, presidente da Câmara de Taubaté e procurador o alferes Antônio Gomes de Souza Penna que mandaram construí-lo a expensas da irmandade. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   José Vitoriano de O. Moura, candidato ao cargo de 2.º tabelião de Taubaté, torna público que em seu requerimento fez constar ter participado das campanhas do Paraguai e do Uruguai, promoções por atos de bravura, medalhas recebidas, elogios recebidos bem como o fato de ter sido o ;único filho de Taubaté que voltou da campanha em posto de oficial conquistado no campo de guerra. (Diário Paulista).

 

1887   A Estrada de Ferro D. Pedro II, põe em circulação trens noturnos com passagens com o acréscimo de 10% sem direito a leito e de 30% com direito a leito. (O Liberal Taubateense).

 

1887   Organiza-se definitivamente a Companhia de Estrada de Ferro do Vale do Sapucaí, fazendo parte da diretoria: Senador Antônio Cândido da Cruz Machado, c.el Antônio Carneiro de Santiago, Dr. Luiz Raphael Vieira Souto. (O Liberal Taubateense).

 

1895   Funda-se em Taubaté a Associação Artística e Literária que durante muitos anos prestou relevantes serviços à instrução pública local, sediada no prédio onde está hoje a Faculdade de Filosofia. (O Norte de 04/12/1918).

 

1897   Morre em Tremembé D. Felicidade Lopes de Abreu Ortiz, cunhada do Sr. João Ramos da Silva. (Diário de Taubaté).

 

1897   São eleitos para vereadores à Câmara Municipal de Taubaté os Srs. Major José Ramos Ortiz com 1661 votos e Vigário Antônio do Nascimento Castro com 1649 votos para as vagas ocorridas com a renúncia de Antônio Gomes de Souza Penna e Euzébio Affonso Vieira. Foram ainda votados: Dr. Fernando de Mattos com 26 votos, Frei Félix com 22, Dr. Mathias Guimarães com 7, Frei Luiz com 5, Félix Guisard, José Vicente de Barros e Alexandrino Martins do Vale com 1 cada. (Diário de Taubaté).

 

1902   Os Srs. ten.-c.el Francisco Moreira de Mattos e Dr. Afonso Moreira da Silva são eleitos vereadores da Câmara Municipal de Taubaté para as vagas ocorridas com as renúncias dos senhores ten.-c.el José Gomes Nogueira (em junho) e ten.-c.el José Francisco de Moura (em novembro) que são empossados a 10 próximo futuro. (Jornal de Taubaté).

 

1913   Sob a presidência do Dr. Francisco Cardoso Ribeiro, juiz de direito, instala-se a 4.ª e última sessão do júri de 1913. Na promotoria serve o jovem e talentoso Dr. José César de Oliveira Costa. (A Federação).

 

1914   Notícia da comemoração do 19.º aniversário de fundação da Associação Artística e Literária informa que o Lyceu de Artes e Ofícios da mesma foi instalado em fevereiro de 1896. (O Norte).

 

1915   Em reunião a que comparecem oito moços, dentre os quais o prof. Luiz Augusto da Silva, Srs. Bento Ramos e Castro Leão, respectiva-mente redatores dos jornais locais. “O Norte”, “O Lábaro” e “Gazeta de Taubaté”, decide-se fundar um Centro de Cultura Literária em Taubaté. (Gazeta de Taubaté).

 

1931   A Empresa de Eletricidade São Paulo e Rio inicia em Taubaté o sistema de entrega das contas em domicílio. Pagas dentro do prazo previsão tinham desconto. (A Folha).

 

1940   Presididas pelo Sr. Bispo Dom André Arco-verde, realizam-se no Convento do Sagrado Coração de Jesus, no Areão, em Taubaté, as cerimônias de ordenação sacerdotal dos padres Geraldo Rodrigues de Oliveira, de Paraibuna; José Maria G. Alves, de Minas Gerais; Vicente Aguiar, de Paraibuna; Leonardo Campos nascido em Jacareí a 3 de agosto de 1917, filho de Francisco Luiz de Campos e de D. Engrácia Gomes de Campos; e os padres do Sagrado Coração de Jesus: Aloísio Sebastião Boeing, Francisco José Runitz, Frederico Winkelmann, Carlos Enderlin, Fernando Suedbek, Tarcísio Rauchholz, Antônio Echelmeyer, Bernardo Koewner, Frederico Bloech e Gregório Westrup. (O Lábaro).

 

1941   Morre, em Taubaté, o Dr. Emílio Ferreira de Abreu e Costa veterano da vida judiciária  de  Taubaté. Era filho do antigo advogado provisionado, depois comerciante, Barnabé Ferreira de Abreu e Costa e D. Marianna Gomes Ferreira de Abreu e Costa. Nasceu em Taubaté a 18 de junho de 1861. Fez seus primeiros estudos no Colégio Quirino, seguindo depois para o seminário do Rio Comprido, e concluindo seus preparatórios no Seminário de São Paulo. Formou-se pela Faculdade de Direito do Recife a 21/11/1881 para onde fora a convite de D. José Pereira da Silva Barros, bispo daquela diocese, tendo por colegas Epitácio Pessoa, Nillo Peçanha e Pedro Tavares de Almeida, antigo juiz de direito de Taubaté. Formado vem advogar em Taubaté, em substituição a seu pai que já havia se estabelecido com loja de fazendas e armarinhos na Praça da Catedral, esquina da Rua c.el Jordão. Foi promotor público de Faxina, Limeira, Jambeiro, São Luís do Paraitinga; juiz substituto de Atibaia e Piracaia, cargos que deixou por doença de seu pai que veio a falecer em 1901. Foi juiz de paz e por vezes serviu de juiz de direito e promotor público interino da nossa comarca. Foi delegado de políciaem Tremembé. Morreu solteiro; era irmão de D. Alexandrina Ferreira de Abreu e Costa, viúva do c.el Nogueira de Moura. (O Momento).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *