28 de setembro de…

0
Share

1532   D. João III, por carta, anuncia a Martim Afonso de Sousa a divisão do Brasil em capitanias. (R. Branco, Efemérides 459).

 

1871   A Princesa Imperial Regente D. Isabel sancio-na lei que declara livres os filhos de mãe es-crava. É promulgada a Lei do Ventre Livre de-clarando livres os filhos de escravos e criando um  fundo de emancipação. (Gazeta de Taubaté de 10/06/1883 e R. Branco, Ef. p. 460).

 

1876   Convocada pelo Dr. Joaquim Lopes Chaves, juiz de paz, realiza-se na Igreja Matriz a eleição da mesa paroquial que presidirá a eleição da 1.ª dominga de outubro próximo para escolha de deputados à assembléia provincial, juízes de paz e vereadores. Taubaté tem 47 eleitores de paróquia e seus suplentes. (A Imprensa de Taubaté).

 

1883   Às 17 horas uma comissão representativa dos homens pretos livres, de Taubaté, precedida de banda de música dirige-se à residência do c.el Jordão Pereira de Barros, presidente da Câmara Municipal a fim de fazer entrega do retrato a crayon em tamanho natural do Visconde do Rio Branco, benemérito da classe em comemoração do 12.º aniversário da lei do ventre livre. Fala o redator da Gazeta de Taubaté, o c.el Jordão agradece e recebe a oferta destinada à sala de sessões da Câmara acompanhada de ofício assinado por Satyro Herculano de Souza, Américo Duarte Pereira, Maximiano José da Bella-Cruz, Zacarias Marcondes Nogueira, Paulino José Gomes d’Andrade e Barnabé José Alves, libertos. Os fundos da casa do c.el Jordão ficam em frente da cadeia. A cadeia ficaria ainda na Rua São José, esquina da Rua Dr. Pedro Costa. (Dr. Félix Guisard Filho – Atas da Câmara – vol. V p.381 in fine e Gazeta de Taubaté).

 

1890   Com a batida da 1.ª estaca no lugar chamado Indaiá tem início em Ubatuba com discursos, foguetório, bandas de música, os trabalhos de construção da estrada de ferro que a ligará a Taubaté. Ver a obra “Ubatuba” do Dr. Félix Guisard. (Jornal do Povo).

 

1905   O vigário colado Rev.do Côn. Antônio Nascimento Castro às 7:30 h celebra na Igreja Matriz missa por intenção do Sr. Francisco Corrêa Gomes falecido em Portugal, irmão dos Srs. Antônio Corrêa Gomes, Fermano Corrêa Gomes e Joaquim Correa Gomes.Por alma de D. Maria Thereza Testa, progenitora do Sr. Francisco Testa, negociante na praça, falecida na Itália, celebra o Côn. Benjamim de Toledo Melo. Esta missa é celebrada dia 29 às 7:30 h. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O vice-cônsul português em Taubaté c.el Luís Moreira da Silva é cumprimentado pela passagem do aniversário de suas majestades os reis D. Carlos e D. Amélia de Portugal. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Morre em Taubaté o Sr. Manoel Vaz de Toledo que por muitos anos exerceu aqui o cargo de Tabelião. (A Verdade).

 

1906   Morre em Campos do Jordão o ilustre taubateano e advogado Dr. Eugênio de Oliveira e Silva, filho da Ex.ma Sr.a D. Maria Cândida de Oliveira. Formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo à custa de lições de português e francês na capital. Em 1891 estabeleceu banca de advogado em Ribeirão Bonito de sociedade com o Dr. Marcílio Mourão onde se tornou muito estimado e acatado. Foi nomeado promotor público da referida Comarca, cargo que exerceu até 1901. Abriu escritório de advocacia com o Dr. Pinto Ferraz. Em 1904 foi eleito juiz de paz de que se afastou por motivo de saúde. (O Norte).

 

1912   Passa por Taubaté o Dr. Paulo Frontin, diretor-geral da Estrada de Ferro Central do Brasil. Al-moça na Estação que é inspecionada e promete reforma e ampliação da mesma. (A Federação).

 

1913   Circula em Taubaté o 1.º número do jornal “O Lírio”, mignon, crítico e infantil sob a direção do Sr. Álvaro de Toledo. (Gazeta de Taubaté de 30/9/1915).

 

1914   Morre em Taubaté D. Francisca Vaz de Toledo, irmã do Sr. Francisco Vaz de Toledo. (O Norte).

 

1917   A Prefeitura Municipal de Taubaté adquire por 4:000$000 o prédio n.º 16 da Rua Visconde do Rio Branco para conjuntamente com o de n.º 14 (arrendado) devidamente adaptados ser instalado o 4.º Grupo Escolar recém-criado. (O Norte de 25/9/1918).

 

1941   O prof. Dirceu Ferreira da Silva, delegado Regional do Ensino em Taubaté torna pública a mudança da delegacia para a Rua Visconde do Rio Branco, 649. (O Momento).

 

1946   Realizam-se em Taubaté as cerimônias de posse da primeira diretoria eleita do Circulo Operário Taubateano e promulgação de seus Estatutos. Foram empossados: Assistente eclesiástico, P.e José Luiz Ribeiro; Assistente Social, Prof. Ulisses Pereira Bueno; Presidente, Rogério Corrêa; Vice-Presidente, Joaquim Marcelino Sobrinho; Secretário-Geral, Evandro Campos; 1.º Secretário, Nicanor Vieira; 2.º Secretária, Sebastiana Moreira; Tesoureiro-Geral, Benedito Silveira Morais; 1.º Tesoureiro, José Nicolau Batista; 2.º Tesoureiro, Lino Rodrigues; Procurador, Paulo Caetano Chiadi; Delegado Geral, Arnaldo Camargo; Diretores da Sede, Joaquim Rodrigues do Prado, João Evangelista Leite e Jandyra Cunha. (Folha Democrática).

 

1959   Lei n.º 413 cria a Universidade Municipal de Taubaté integrada inicialmente por três facul-dades então existentes: Filosofia, Direito e Ciências Contábeis. (Manual).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *