29 de agosto de…

0
Share

Na imagem, esboços da Bandeira Imperial do Brasil*

1737   Morre em viagem para Goiás o 4.º Conde de Sarzedas, D. Antônio Luís Távora, governador da capitania de São Paulo. (Folhas).

 

*1825   Assina-se no Rio de Janeiro o tratado de paz e aliança entre Portugal e o Brasil, pelo qual D. João VI de Portugal reconhece a Independência do Brasil. (Rio Branco, Ef. 402).

 

1842   O Município de Lorena que, por decreto n.º 180 de 18 de junho desse ano fora incorpo-rado à Província do Rio de Janeiro, em decorrência da revolução liberal, é restituído à de São Paulo.

 

1843   Lorena por decreto n.º 216 é restituída à Província de São Paulo, pois, em virtude da revolução liberal de 1842, por decreto n.º 18 de 18 de junho de 1842 havia sido incorporada à Província do Rio de Janeiro.

 

1852   Iniciam-se os trabalhos de construção da estrada de ferro de Mauá, primeira inaugurada no Brasil. (Rio Branco, Ef. 402).

 

1868   Realiza-se em casa do Sr. Barão de Tremembé reunião do Partido Liberal, com a presença de cerca de 200 pessoas, apesar do mau tempo, entre elas, o c.el Francisco Alves Monteiro, pai do barão e tio-avô do Dr. Antônio Moreira de Barros; P.e João Batista Bittencourt, Comendador. Antônio José Moreira de Castilho, Jordão Pereira de Barros e cap. Manoel Gomes Vieira. (O Paulista).

 

1875   Divulga-se o funcionamento diário da linha do correio entre Taubaté e Cachoeira, ponto ter-minal da Estrada de Ferro D. Pedro II com aceitação de correspondência para os pontos intermediários. (O Paulista).

 

1875   À Rua de São José, junto à botica do Sr. João R. de Souza, o Dr. Antônio Teixeira de Souza Alves abre uma enfermaria para escravos à disposição dos Srs. fazendeiros, diária 2$000. (O Paulista).

 

1883   O Sr. Fidêncio Ramos de Alvarenga, alfaiate, proprietário de terreno na Rua Jacques Félix avisa publicamente à Câmara Municipal de que somente fechará o seu terreno ali em cumprimento às posturas depois que a Câmara providenciar o abaulamento da rua, pois sendo uma ladeira não poderá fazer calçamento em cima de barrancos. Pede vistoria dos vereadores. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O Dr. José Gabriel Marcondes Rodovalho, juiz municipal suplente, avisa que a partir de 1.º de setembro começará a receber em sua residência os pedidos de exclusão e inclusão no alistamento eleitoral do município e de Redenção das 10h às 16h, de acordo com o regulamento n.º 8213 de 13 de agosto de 1881 e dec. 3122 de 7 de outubro de 1882. (Gazeta de Taubaté).

 

1886   Suplentes de delegado de polícia: 1.º Dr. Francisco Eugênio de Toledo; 2.º cap. José Gomes Nogueira e 3.º ten. c.el Fernando Gomes Nogueira. (Gazeta de Taubaté).

 

1890   Francisco Antônio da Silva Pestana Júnior, 1.º Fiscal da cidade proíbe doravante o depósito de lixo na rua ou na porta da rua. O condutor da carroça da limpeza publica passará a gritar de porta em porta: lixo! (Jornal do Povo).

 

1890   O Sr. M. de Alcântara e Silva, coletor estadual, avisa os professores públicos de que a partir de 1.º de outubro não receberão vencimentos os que não pagarem a taxa prevista nos artigos 64 e 125 do Regulamento da Instrução que criou taxa mínima de freqüência de alunos freqüentes. (Jornal do Povo).

 

1897   Visita Taubaté o Dr. Dino Bueno, Secretário do Interior do Governo do Estado. (Diário de Taubaté).

 

1906   Parte de Taubaté para Cachoeira com destino ao depósito ali existente a 1.ª locomotiva mon-tada nas oficinas na E. F. Central do Brasil nesta cidade. A locomotiva tem n.º 41, partiu às 11:15h e será entregue pelo Dr. Ribeiro de Almeida, Inspetor de Tração. (O Norte).

 

1912   A pedido do Vereador e Prefeito Municipal Dr. Gastão Câmara Leal que expõe o fato de haver o Governo do Estado recusado prosseguir na construção do prédio do 2.º Grupo Escolar de Taubaté no Largo do Convento (Praça Mons. Silva Barros onde foi depois construído o campo do E. C. Taubaté) por ser baixo e alagadiço, terreno de que já passara até escritura de doação e para cuja construção já há verba, a Câmara Municipal de Taubaté por parecer da Comissão de Justiça autoriza o oferecimento ao mesmo Governo de quantos metros quadrados forem necessários em uma das praças Comendador Costa Guimarães (Praça Santa Teresinha), c.el Victoriano (Largo do Asilo, antigo Largo das Palmeiras) ou Praça Santa Cruz. (O Norte de 11/9/1914).

 

1912   Por indicação do vereador Sr. Antônio Felício de Moura que a justifica com o fato de ser Tau-baté uma cidade adiantada, a Prefeitura Municipal de Taubaté é autorizada pela Câmara a abrir concorrências publicas para construção no jardim público (Largo da Estação) um coreto para retretas e um botequim para servir os habituês. (O Norte, 11/9/1914).

 

1912   O Dr. Gastão Câmara Leal, Vereador e Prefeito presente à sessão da Câmara Municipal faz alusão aos muitos muros e chacrões existentes dentro da cidade que pagam imposto de viação (menor) e não predial, contribuindo para o pouco rendimento dos cofres municipais. Associações e empresas construtoras em atividade ultimamente em todo o Estado têm permitido o aformoseamento da cidade, a melhoria da arrecadação. Assim é que no início do ano a Câmara local concedeu ao Dr. Silvio Rangel de Castro e J. Orsini & Lione favores para construções e reconstruçõesem Taubaté. A sociedade J. Orsini & Lione não durou e quando da assinatura do termo de concessão na Prefeitura já estavam separados os sócios Nicolau Lione e Januário Orsini. Agora o Sr. Nicolau quer para si individualmente os favores conferidos à sociedade extinta. Já iniciou os serviços de reconstrução do Taubaté-Cinema na Praça da Catedral e foi dispensado do imposto de andaimes e emolumentos. Pede aprovação da Câmara. Aprovado. (O Norte de 11/9/1914).

 

1912   O Dr. Gastão, Vereador e Prefeito Municipal, pede aprovação da Câmara Municipal para o novo chamamento de concorrentes ao serviço de transporte de carnes do matadouro municipal aos açougueiros e mercado em veículos apropriados. Em 1909 aberta concorrência, apareceu um interessado só que aceito, não assinou o contrato. Aprovado. O Sr. Antônio vota a favor e vê aprovada sugestão de abrigar o concorrente a depositar com a proposta 1:000$000 que perderá no caso de, ganhando a concorrência, não assinar o contrato em 30 dias. (O Norte de 11/9/1914).

 

1912   O Dr. Gastão, Vereador e Prefeito, comunica à Câmara que a E. F. Central do Brasil autorizou a passagem sobre o leito da linha no prolongamento projetado da Av. S.ta Isabel (C.el Augusto Monteiro) para sair na Linha do Bonde, estando o mestre de linha autorizado a mandar colocar porteiras. (O Norte de 11/9/1914).

 

1913   O jornal local em artigo intitulado “Taubaté e a sua Estética” em 3 edições consecutivas critica a falta de gosto, a pobreza das construções em Taubaté, abarrotadas de arabesco e garatujas, e a importância de um jardim na frente, citando como exceção o da residência de D. Maria José de Mattos na Rua Dr. Emílio Winther, construído pelo saudoso Dr. Joaquim Lopes Chaves. É o edifício onde morou o cardeal Arcoverde e a família Nader e atualmente pertence a Unitau. (A Federação).

 

1913   Moradores do Bairro do Mato Dentro do Macuco reclamam contra a falta de conserva-ção e de consertos de pontilhões num trecho de 3 km entre o alto das Sete Voltas e João Ricardo, de cujo serviço foi encarregado o Sr. João Pinto Garcia, pois a Câmara Municipal de Taubaté incumbiu diversas pessoas desses serviços, cada uma responsável por 6 km de estradas. (A Federação).

 

1913   O Dr. Pedro de Toledo, Ministro da Agricultura procura estimular no interior a organização de cooperativas. (A Federação).

 

1917   Passam por Taubaté pela manhã os raidman de cavalaria sob o comando do tenente do exército Gencérico de Vasconcelos com destino ao Rio de Janeiro. (Athayde Marcondes – Pinda – Ef. p. 83).

 

1931   No Centro Recreativo de Taubaté à Rua Visconde realiza-se mais uma  “Hora de Arte” organizada pela pianista D. Nicota Vieira de que participam, entre outros artistas, D. Geny Marcondes, Fego Camargo e maestro Arthur Vieira. (A Folha).

 

1945   Em reunião da Legião Brasileira de Assistência (Centro Municipal de Taubaté) a presidente D. Marina Porto de Oliveira Costa pede licença de 6 meses sendo substituída por D. Corália Lopes Vieira. Destina-se à Associação das Damas de Caridade de Taubaté a importância de 1.435,00, produto de festival realizado em abril último por D. Dinorá de Carvalho Muricy e Cecília de Falco. As Sr.as Corália Lopes Vieira e Neusa Moraes Rego são incumbidas de entregar o cheque à Sr.a D. Regina Pereira Silveira Pinto, presidente da Associação das Damas de Caridade. O Sr. Raul Ambrogi é o secretário da LEC. (Taubaté Jornal).

 

1948   Recém-fundada funciona em Taubaté uma Cooperativa Bancária para pequenos emprés-timos, sendo um dos organizadores o Sr. J. Pereira Marcondes. (Taubaté Jornal).

 

1948   Anuncia-se em Taubaté a conversão ao catolicismo do jornalista Carlos Lacerda que se confessa, comunga e casa na Igreja tendo como padrinhos os Drs. Alceu de Amoroso Lima e Virgílio de Mello Franco. (Taubaté Jornal).

 

1948   Noticia-se o falecimento de D. Olívia Leonardo, era filha de Carlos Adolfo Leonardo e de D. Maria Francisca Leonardo. (Taubaté Jornal).

 

1948   Noticia-se a aprovação pela Câmara Municipal de Taubaté de lei autorizando a compra de ampla área de terra na Fazenda Cembranelli no Bairro do Itaim para instalação de Posto Agropecuário. (Taubaté Jornal).

 

1948   O Dr. Hipótico José Ribeiro é o presidente do diretório local do Partido Social Progressista governista. (Taubaté Jornal).

 

1948   Moradores da Praça Santa Teresinha pedem a proibição de armação de circos naquele logra-douro já populoso, próximo da Igreja de Santa Teresinha e por vários motivos, inconveniente. (Taubaté Jornal).

 

1948   A Casa Nossa Sr.a Aparecida no Largo de Santa Teresinha completa um ano de vida cuidando especialmente de estudantes e operários, sob a direção das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado. (Taubaté Jornal, que não dá a data certa).

 

1948   Inaugura-se em Taubaté à Rua Visconde do Rio Branco, 417 o Banco Comércio e Indústria de São Paulo S/A.

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *