30 de julho de…

0
Share

1609   Felipe III (II de Portugal) declara livre os gentios do Brasil, quer batizados ou não. (Rio Branco, Efemérides, p. 347).

 

1842   O Gen. Caxias, vindo do Rio de Janeiro reúne-se no Rio do Peixe, afluente do Paraibuna, à coluna do c.el Cide e assume o comando das operações de Minas Gerais. (Rio Branco, Ef. 349).

 

1876   No Clube Juvenil de Taubaté realiza-se sessão preparatória às 6h da noite. (Imprensa de Taubaté).

 

1884   Concluem-se as obras de melhor aproveitamento da tradicional “água do pastinho” com a construção de reservatório de boa capacidade e ventilado, e a água de muito boa qualidade e preferida há muito tempo depois de percorrer alguns degraus de obra de arte sai por uma torneira a que se chamou “Chafariz do Gasômetro” e ficou conhecida por “Chafariz do Pastinho”, na Monção, bairro em que vão aparecendo novos prédios revelando-se como futura parte elegante da cidade. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   As próximas festas do Tremembé prometem um brilhantismo fora do comum pelo entusiasmo dos aprestos que se fazem. Mas a ponte sobre o rio Paraíba, apesar dos apelos de duas províncias, pois serve o sul de Minas Gerais, continua a não dar passagem aos que vivem na margem esquerda. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Vai desenfreada a jogatina em Tremembé (jo-gos de conchas ou búzios – buzo) de que participam filhos, famílias e escravos que ali vão para jogar, beber e roubar e para o que se pede providências à polícia. (Gazeta de Taubaté).

 

1889   Morre em Taubaté D. Maria Malta da Conceição. (Jornal do Povo).

 

1895   Realizam-se em Taubaté as eleições que estavam marcadas para o dia 6 do corrente. (vide esta data. (O Popular).

 

1895   Realizam-se em Taubaté eleições para vereadores e juízes de paz para qual um eleitor havia sugerido a seguinte Chapa Republicana: Para vereadores: José Benedito Marcondes de Mattos, Major Francisco Gomes Vieira, Dr. José Rebouças de Carvalho, Dr. José Felipe Cursino de Moura, Dr. José Aristides Monteiro, Sr. John Milne Tyndall, José Bento Marcondes Lobato e Euzébio Affonso Vieira. Para Juízes de Paz: Antônio Gomes de Souza Penna, José Antônio Carneiro de Souza e Antônio Marcondes de Moura. Há 11 seções eleitorais inclusive a 11.ª do distrito de Tremembé. O novo triênio começa a 7 de janeiro de 1896. O Juiz de Paz em Tremembé é o ten. c.el Antônio Monteiro Patto. Há 2.260 eleitores inscritos. (O Popular).

 

1901   O Sr. Antônio Emílio de Souza Penna, prof. do Grupo Escolar do Sul da Sé em São Paulo é nomeado diretor da seção feminina do Grupo Escolar de Santa Efigênia. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Realizam-se as festividades de Sant’Ana em sua própria capela. O produto do leilão destina-se as obras da capela de São Pedro. Os fogos de artifício com apresentação da bicicleta no arame estão a cargo do pirotécnico Manoel Leitão.(A Verdade).

 

1905   O taubateano Rev.o José Francisco Monteiro recebe do Bispo da Diocese as ordens de sub-diácono. No próximo dia 7 receberá as de diácono. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Instala-se em Taubaté à Rua Marquês do Herval o Club Ginástico “Força e Coragem” na esquina da Rua São João (hoje Dr. Pedro Costa com c.el Marcondes de Mattos) onde se vai praticar ginástica e esgrima. A cerimônia se realiza à noite. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Realizam-se as solenidades de encerramento da festa de Sant’Ana com leilão em benefício da capela de São Pedro e fogos de artifício feitos pelo Sr. Manoel Leitão. (Jornal de Taubaté).

 

1914   Morre em Traucoso, Portugal, D. Maria das Frestas Dias, veneranda progenitora Bernardo Joaquim Dias, que residiuem São Luís do Paraitinga, durante longos anos e ali dirigiu o jornal. “O Luisense”, tendo se mudado para São Paulo. (O Norte).

 

1914   Atendendo solicitação do Dr. Gastão da Câmara Leal, Prefeito, o Dr. Altino Arantes, Secretário do Interior, autoriza a suspensão das aulas nas escolas isoladas no dia 6 de agosto, dia da transfiguração do Thabor, para professores e alunos poderem assistir à festa do Tremembé. Pedido de 28, do Prefeito. (O Norte).

 

1927   À Rua Marquês do Herval, esquina da Bispo Rodovalho, reabre-se o “Cine Ideal” das Empresas Cinematográficas Reunidas do Sr. Albano Máximo. (O Norte).

 

1932   O Dr. Pedro de Toledo, Governador do Estado de São Paulo, por aclamação do povo paulista, do Exército Nacional e da Força Pública, assina Decreto n.º 5616 extinguindo os Conselhos Consultivos Municipais. (A Folha).

 

1939   Morre em São Paulo o Rev.mo Cônego Dr. José Valois (lê-se: Valuá) de Castro, nascidoem São Luís do Paraitinga a 20 de novembro de 1856. Estudou no Seminário de São Paulo e foi ordenado por D. Lino Deodato de Carvalho, laureando-se em Direito 2 anos depois pela Academia de São Paulo. Por muitos anos foi professor do Seminário e por brilhante concurso foi nomeado lente de História Universal do Curso Anexo à Academia de Direito. Com a extinção desse curso e por novo e brilhante concurso foi nomeado lente de História Universal do Ginásio do Estado em que se aposentou compulsoriamente por limite de idade. Em várias legislaturas foi eleito deputado estadual, senador estadual e finalmente deputado federal até 1930. Bateu-se pela continuação da representação diplomática do Brasil junto à Santa Sé, pelo acolhimento dos jesuítas e sacerdotes expulsos de Portugal em 1910 (Governo Nilo Peçanha), combateu o divórcio muitas vezes e conseguiu muitos auxílios e subvenções. Muito lhe devem o Externato de São José e o Seminário Diocesano de Taubaté. Do 1.º pagou uma dívida contraída logo após sua fundação, de 60 contos; ao 2.º conseguiu mais de 50 contos para construção da capela de Santo Antônio e para conclusão de parte do Seminário. (O Lábaro).

 

1948   O distinto casal prof. Bernardino Querido e prof.ª D. Licínia Barbosa Querido, ele mestre consumado, poeta e estilista e ela musicista de méritos, comemora suas bodas de ouro matrimoniais. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *