14 de julho de…

0
Share

1883   Morre em Paraibuna o c.el Marcelino José de Carvalho, chefe do Partido Conservador naquela cidade. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   A artista Eugenie, da empresa do Sr. Jules F. Bosco, dá espetáculo beneficente no Teatro São João. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   No Club Mandarim de Taubaté realiza-se magnífico baile (Diário Paulista).

 

1889   Os republicanos da Paróquia de Taubaté indicam seus candidatos às próximas eleições de 31 de agosto: Para Deputado Geral Dr. Luiz Pereira Barreto, médico em São Paulo; para Deputado Provincial 1.º Dr. Alfredo Casimiro da Rocha, médico em Cunha; 2.º Dr. João Francisco Malta Júnior, fazendeiro residente em Taubaté e 3.º Dr. J. Miguel Martins de Siqueira, advogado residente em Jacareí (Jornal do Povo).

 

1889   Noticia-se o falecimento no Bairro do Baracéa, em Taubaté, do preto africano Bernardino com 107 anos que chegou ao Brasil com 15 anos aproximadamente. Morreu na miséria. (Jornal do Povo).

 

1897   Seguem para Lorena, a fim de tomarem parte nas corridas que a 18 se realizam no prado  daquela cidade, os cavalos “Pavilhão” e “Rigoleto” propriedade de João Rosa de Moura e do ten. c.el José Bento Marcondes Lobato, desta cidade. (Diário de Taubaté).

 

1901   A direção do jornal local “A Voz do Povo” avisa que passará o mesmo a sair às quintas-feiras. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O destacamento policial de Taubaté conta com vinte praças,  número considerado insuficiente para um serviço regular. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Procedentes de Pernambuco encontram-se em Taubaté os Srs. capitão José Daciano Vieira de Amorim e seu filho Miguel Bernardo Vieira de Amorim Sobrinho que vieram em visita a seu irmão e tio Miguel Amorim em cuja casa se acham hospedados. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Graças ao Sr. Benjamim Monteiro Coelho da Silva que colaborou com a Câmara Municipal, acha-se restabelecido o trânsito para o Bairro do Cavarucangüera, quase impedido na várzea do rio Una, muito alagadiça. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Sr. José Benedito de Paula Simões é cambista de bilhetes de loteria. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Morre em Taubaté com 110 anos o preto africano Thomé que era habitualmente visto sentado na escada que dá para a redação do “Jornal de Taubaté” à Rua Duque de Caxias, 65. O seu enterro foi feito pelo seu ex-senhor Manoel Vaz de Toledo Jr. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Diante da decisão do eminente taubateano Dom Duarte Leopoldo e Silva, arcebispo de São Paulo, de demolir a Catedral da Capital para construir uma nova, o jurisconsulto católico inicia no Jornal “São Paulo” uma série de artigos procurando demonstrar que a velha catedral era um próprio nacional e não do arcebispado. (O Norte).

 

1910   O Governo do Estado determina providências no sentido de que o livro do Dr. Huáscar Pereira sobre madeiras de lei de São Paulo seja vertido para diversas línguas (O Norte).

 

1910   O abade superior da Trapa da Maristela em Tremembé, D. Alexis, visita o Presidente do Estado e o Secretário da Agricultura. (O Norte).

 

1910   O ilustre taubateano Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa toma posse do cargo de deputado estadual à nossa Assembléia Legislativa a que foi reconduzido pelo eleitorado. (O Norte).

 

1912   O P.e Florêncio Luís Rodrigues até então vigário de São  Luís do Paraitinga, toma posse do  cargo de cura da Catedral de Taubaté que lhe é transmitido pelo substituto P.e Antônio Firmino, nomeado Reitor do Seminário. Era então secretário do bispado o Pe José Alves. (A Federação).

 

1912   Em substituição ao Pe Antônio Firmino Vieira de Araújo, toma posse do cargo de vigário (cura) da Sé Catedral de Taubaté o Pe Florêncio Luiz Rodrigues, transferido da paró-quia São Luís do Paraitinga. (O Lábaro).

 

1912   Toma posse da Paróquia de São Luís do Paraitinga o Pe Ignácio Gióia, removido de Queluz. (O Lábaro).

 

1914   O Grupo Dramático “Nascimento Castro” recém-fundado em Taubaté faz  sua primeira apresentação. Estréia no Teatro São João com o drama em 3 atos “O Dedo de Deus”, com a participação dos amadores Vicente de Carvalho, Joaquim Rizzini, José Hottum Júnior, Izaide Nogueira de Freitas, Aristides Patrício e Benedito Marcondes. (O Norte)

 

1914   Instala-se o Congresso Estadual e o Dr. Carlos Guimarães, vice-presidente do Estado em exercício, em sua mensagem refere-se aos Institutos Disciplinares com prédios em construção, inclusive em Taubaté, que pretende ver inaugurados este ano. (O Norte).

 

 

1915   Realiza-se em Taubaté a solenidade de inauguração do Grêmio Dançante “Dr. Pereira Barbosa” onde se ministram aulas de dança. (Gazeta de Taubaté).

 

1927   Assume a presidência do Estado de São Paulo o Dr. Júlio Prestes de Albuquerque para completar o quatriênio interrompido com a morte do Dr. Carlos de Campos substituído até então pelo Dr. Dino Bueno. (O Norte).

 

1932   Em telegrama do Dr. Pedro de Toledo, Presidente do Estado, a frente única de Taubaté reunida em casa do Dr. Granadeiro Guimarães comunica que Taubaté dispõe de aquartelamento para mais de 2000 homens na fábrica de seda transformada em quartel e que o batalhão local com mais de 100 homens se acha em exercício. (A Folha).

 

1932   Realiza-se na Praça da Catedral comício organizado pelo Prefeito, recentemente nomeado, Major Paranhos com a colaboração do Delegado de Polícia e com o apoio da Frente Única com vistas à revolução constitucionalista. (A Folha).

 

1932   Decreto n.º 5580 cria em Taubaté a Delegacia Técnica Militar com vistas à revolução constitucionalista para a direção da qual é designado o Major Eng. Alberto de Oliveira Coutinho. (A Folha).

 

1940   Noticiam-se as homenagens de que foi alvo o Dr. Félix Guisard Filho por motivo de seu recente regresso do Japão onde desempenhou missão econômica-diplomática como enviado da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Após a missa em ação de graças na Catedral é saudado pelo Sr. Bispo. À tarde e à noite há manifestação popular em frente à Escola Normal de que é diretor, homenagem estudantina no Politeama e sessão especial no Departamento de Cultura do T.C.C. (O Lábaro).

 

1945   Anuncia-se a autorização concedida à Rádio Difusora  Taubaté  pelo  Ministro da Viação e Obras Públicas para aumentar sua potência de 100 para 500 watts. Está sendo construído seu novo transmissor. É autorizada ainda a instalar em Taubaté um transmissor de freqüência modulada (invenção do norte-americano Mr. Armstrong), a primeira licença concedida no interior do país para tal modalidade de irradiação. O Sr. Silva Netto que passa a se dedicar à indústria é substituído pelo Sr. J. Ortiz da velha guarda bandeirante. J. Fernando além de locutor assume sub-gerência da estação. Delbem de Carvalho (já falecido) é locutor de futebol. A ZYA-8 aniversaria no próximo dia 19. (Taubaté Jornal).

 

1945   A Sociedade de Cultura Geral de Taubaté reenceta suas atividades fazendo realizar às 20h no museu Histórico Municipal uma conferência a cargo do poeta tenente Péricles Nogueira Santos, sobre o tema “A poesia pessimista de Augusto dos Anjos”. A sessão é presidida pelo Dr. Hugo Di Domênico e secretariada pelo cap. Nabor Nogueira Santos. O orador é saudado pelo jornalista Sr. Evandro Campos. Ao final se aprova voto de congra-tulações ao Ex.mo Sr. Bispo Diocesano pela fundação do Centro Taubateano de Cultura. (Taubaté Jornal).

 

1945   À noite reúne-se a Comissão de Obras do Santuário de Santa Teresinha, de que é secretário o Sr. Agostinho Peres da Silva. O Rev.o pároco Pe Cícero de Alvarenga comunica o recebimento de donativos: Cr$ 32.000,00 da saudosa D. Alexandrina de Abreu e de Cr$ 1.000,00 do Sr. Luiz Corsino. (Taubaté Jornal).

 

1949   Em sessão especial a que comparecem o Ex.mo Sr. Bispo  Dom Francisco Borja do Amaral e representantes do clero o Cine Metrópole exibe o filme “Monsieur Vicent, Capelão das Galeras”, isto é, a vida de São Vicente de Paulo. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *