O Adeus à Batgirl

0
Share

Texto de Alexandre Siqueira

Na quarta-feira,19, foi anunciada a perda de uma grande e importante figura da cultura pop. Faleceu aos 78 anos Yvonne Graig, em decorrência de um câncer de mama.

Yvone participou de diversas séries nos anos 60, entre elas Agente da UNCLE, Terra de Gigantes, Jornada nas Estrelas, Viagem ao Fundo do Mar, Meu Marciano Favorito entre outras, mas nenhum de seus papéis foi tão marcante e importante quanto a Batgirl da série Batman dos anos 60.

A personagem Batgirl foi criada especialmente para a terceira temporada da série do morcegão, que andava com a audiência baixa. Willian Dozier pediu ao editor Julius Schwartz que criasse uma personagem que pudesse aparecer tanto nas HQs quanto nas série de TV.

Gardner Fox e Carmine Infantino, dois dos maiores artistas da DC, foram os responsáveis pela criação da personagem.

Dozier, junto com o produtor Howie Horowitz, a ver as primeiras artes feitas trataram logo de aprovar a personagem, a jovem e bela bibliotecária Barbara Gordon, filha do comissário de polícia. Ela se vestia de morcego e combatia o crime.

Yvonne foi a primeira super heroína da televisão, antes de Linda Carter (Mulher Maravilha), Joanna Cameron (Poderosa Isis) ou Lindsey Wagner (A Mulher Bíonica) houve a Batgirl em um seriado totalmente estereotipado, cheio de duplo sentido, mesmo que colocado sutilmente e só percebido por uma geração que tinha a mente mais aberta do final do anos 60.

Batgirl vestia um uniforme bizarramente purpura brilhante e extremamente apertado, que mostrava sua boa forma física.

O final dos anos 60 foi uma época de conquistas para as mulheres e por mais que a personagem parecesse apenas um rostinho bonito em trajes apertados cheio de fetichismo para despertar a libido da audiência mais jovem, por diversas vezes salvou a dupla dinâmica das engenhocas dos mais diversos vilões e ainda pilotava uma moto, algo totalmente revolucionário para a época.

Infelizmente a personagem não conseguiu segurar a audiência, que continuou a cair e acabou cancelada após três anos e 120 episódios, dos quais 26 tiveram a participação da batgirl. Mas uma prova da importância da personagem é que em 1973 Yvonne voltou a vestir seu uniforme junto com Adam West e Burt Ward em um comercial que pedia salários igualitários entre homens e mulheres.

Yvonne agora faz parte da história, seu legado ficou para a eternidade seja nos quadrinhos, video-games ou animações a Batgirl/Barbara Gordon sempre será Yvonne Graig…

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

 

 

 

 

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *