Dia do Estudante

0
Share

Texto de Dafne Araceli Román

A data não deveria ser lembrada somente um dia, mas sim todos, pois todos os dias são dias bons para se começar a estudar.

Foi escolhida esta data em especial pois em 1827, mais precisamente no dia 11 de agosto, num dia de sol como hoje, D. Pedro I instituía no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país. Um em São Paulo e outro em Olinda, o qual tempos mais tarde foi transferido para Recife. Até a data os interessados precisavam ir até Coimbra no Portugal para poder entender um pouco mais sobre as leis.

Quando D. Pedro I decidiu instituir em São Paulo  o curso o Convento São Francisco o acolheu de braços abertos, dando espaço para turmas de apenas 40 alunos. Desde então, Presidentes da República, escritores, artistas e muitos professores passaram e se formaram pela escola do Largo São Francisco, a qual foi incorporada à USP em 1934.

Anos depois a criação, dizem que foram 100, foi proposto que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes do país. E assim o é até hoje.

Ser estudante é acordar cedo, dormir tarde, comer pouco, ler muito.

Ser estudante é trabalhar e correr para a faculdade. É fazer trabalho no ônibus, na padaria e na casa da amiga comendo brigadeiro.

Ser estudante é ter pilha de livros para ler, resumos para fazer e mesmo assim pensar naquela festinha do final de semana.

Ser estudante é ter amor platônico pelos professores.

Ser estudante é dizer que o cachorro comeu a lição de casa, só porque deixou de fazer.

Ser estudante é inventar uma febre alta ou uma forte dor de barrida de manhã bem cedo só para não ter que ir à escola fazer aquela lição oral que foi marcada e havia se esquecido.

Ser estudante é tentar matar a última aula e seus pais descobrirem.

Ser estudante é sonhar com um futuro cheio de grandes coisas.

Ser estudante é sentir que sempre se pode aprender mais.

Ser estudante é caminhar horas e mais horas para chegar a uma sala de aula que não lhe dá condições, só para aprender a ler e escrever.

Ser estudante é ser adulto, ser pai, ser mãe, ser trabalhador e ir à escola à noite, pois sabe que estudando pode dar uma condição de vida melhor para sua família.

Ser estudante é aprender as coisas simples da vida.

Ser estudante é tirar foto todo ano com a sala reunida para guardar de recordação.

Ser estudante é esperar ansioso a merenda da escola pois é o único prato de comida quentinha que poderá ter durante o dia.

Ser estudante é aprender a olhar para os dois lados da rua e atravessar com cuidado para chegar à escola.

Ser estudante é ter que decorar a tabuada.

Ser estudante é voltar das férias e rever os amigos.

Ser estudante é encontrar o professor que tanto nos incentivou depois de anos e deixa-lo orgulhoso com as nossas conquistas adquiridas durante a nossa caminhada.

Ser estudante é levar uma marmitinha com o café da manhã.

Ser estudante é juntar livros que foram jogados no lixo como se o fossem, estudar sozinho em casa, passar no vestibular e se tornar um grande juiz.

Ser estudante é usar mochila pesada e ficar com dor nas costas ou carregar tudo em uma sacolinha plástica pois não se tem condições de comprar uma mochila, mas não se falta à aula, pois é o futuro.

Ser estudante é tomar chuva, esperar horas no ponto de ônibus. Perder o dinheiro e ter que voltar caminhando.

Ser estudante é falar para os pais que vai à casa do colega estudar quando na realidade vai se encontrar com um paquera.

Ser estudante é ficar ansioso para conhecer os novos professores e colegas ao voltar das férias.

Ser estudante é riscar no calendário os dias letivos que faltam até as férias.

Ser estudante é ter a alma jovem, livre, viva.

 

[colored_box color=”eg. blue, green, grey, red, yellow”]

unnamed1-600x404

 

Dafne Araceli Román é argentina, escritora, professora de Espanhol e Português com formação em Letras. [/colored_box]

 

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *